Museu Virtual
Mostrando 1-12 de 30 artigos, teses e dissertações.
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1. REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE VOCABULÁRIO DE INGLÊS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AFETO NO USO DA TECNOLOGIA
RESUMO Os estudos avaliativos dos efeitos da hipermídia na aquisição de segunda língua foram aplicados principalmente a interfaces cuja entrada do usuário é limitada a cliques, textos digitados e voz. No entanto, a tecnologia de realidade virtual (RV) expandiu as interações do usuário com uma máquina de processamento de dados, uma vez que explora o
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-08
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2. Aplicações das tecnologias Laser Scan e aerofotogrametria por drone para museus
RESUMO O presente trabalho apresenta alguns conceitos e diversas aplicações da tecnologia Laser Scan 3D (LS3D) para o levantamento de monumentos, peças de museu e esculturas, visando a obtenção de modelos, maquetes virtuais, filmes, exposições virtuais e maquetes em resina. Complementa-se, em alguns casos, com os levantamentos aerofotogramétricos com
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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3. Achados do Matadouro de São Cristóvão: o artefato arqueológico virtualizado no Museu Histórico Nacional
RESUMO Este artigo parte da exposição “Achados da Leopoldina: arqueologia urbana na era digital”, sediada em 2017 no Museu Histórico Nacional, para analisar o lugar e o tempo da musealização e da exposição do objeto arqueológico oriundo do sítio Matadouro Público de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Para tanto, à luz da legislação especí
An. mus. paul.. Publicado em: 25/03/2019
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4. O Museu da Saúde em Portugal: um espaço físico, um espaço virtual
Resumo O Museu da Saúde em Portugal, baseado no duplo conceito de espaço físico polinucleado e espaço virtual, desenvolve o inventário do seu acervo, tendo, até ao momento, estudado mais aprofundadamente cinco das suas coleções – Tuberculose, Urologia, Psicologia, Medicamento e Malária. Neste artigo, o museu apresenta essas coleções, bem como a
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2015-12
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5. Museu virtual: um novo olhar para a informação e comunicação na museologia
Este artigo aborda os espaços virtuais de museus, a partir da questão de uma representação virtual do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); esse museu virtual contempla coleções de ciência e tecnologia do Instituto de Física (IF) como subsídio para a pesquisa museológica e para a construção da história e memória
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2014-12
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6. Museus virtuais e a formaÃÃo de professores de artes visuais no contexto da lei 10.639/2003 / Virtual museums and visual arts teacher training in the context of the Law 10.639/2003
Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar quatro museus virtuais com conteÃdos de arte afro-brasileira e/ou africana, bem como as propostas educativas desenvolvidas por essas instituiÃÃes nos seus respectivos sites, como possibilidades para a contribuiÃÃo na formaÃÃo dos professores de Artes Visuais. Pretende-se que este estudo colabore para a imp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/09/2012
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7. O museu Beta: estratégias para um museu sempre contemporâneo
No cenário de acelerado desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação notam-se mudanças importantes na sociedade. A informação se torna mais fluida, e com ela, a própria produção cultural do homem contemporâneo, se entende-se por cultura a produção cotidiana (como afirmam Vilém Flusser e Sharon Zukin). O museu, por sua vez, como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/09/2011
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8. Comunicação Virtual de Museus: a informação sobre Arte nos sites da TATE e do MAC / Museum\ s Virtual Communication: The information about Arts at the TATE\ s and MAC\ s websites
Esta pesquisa investiga como os sites de duas instituições museológicas ocupam o Ciberespaço. Objetiva identificar aproximações e distanciamentos entre elas, no que diz respeito à qualidade da informação comunicada e ao entendimento do espaço virtual, enquanto local em potencial para a construção do discurso simbólico sobre Artes. Preocupase igu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/08/2011
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9. SAMVC sistema de autoria de museus virtuais colaborativos
A utilização de objetos gráficos tridimensionais (3D) em aplicações multimídias vem ganhando cada vez mais espaço nos meios de comunicação. Redes com altas taxas de transmissão, computadores com grande capacidade de processamento gráfico impulsionam e popularizam tais aplicações tridimensionais. Os domínios das aplicações 3D variam desde apli
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/07/2011
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10. Centros e museus de ciência e tecnologia / Science and technology centers and museums
Os centros e museus de ciência e tecnologia foram pouco estudados sob o aspecto arquitetônico. É proposto o conceito de centro de ciência e tecnologia, cuja particularidade é ser focado na experiência e nos fenômenos, e não nos objetos. Existem instituições específicas relacionadas a esse tipo de instituições, em especial o CIMUSET / ICOM, ASTC,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2011
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11. A cidade, o tempo e a experiência de um museu virtual : pesquisa antropocronotopológica nas novas tecnologias
Publicado em: 2011
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12. Ensinando química na escola : uma proposta curricular relacionando paisagens naturais a conceitos químicos
O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição da utilização de estratégias diferenciadas de ensino de Química, mais especificamente utilização de paisagens em atividades didáticas, como sendo uma proposta alternativa de ensino em um museu virtual de ciências, aprimorando e buscando a construção de uma aprendizagem significat
Publicado em: 2011