Mundos Virtuais
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
-
1. Um estudo da virtualização de processos: o uso de mundos virtuais com foco em ensino-aprendizagem
RESUMO Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm permitido que processos que dependiam da presença física de indivíduos ou objetos, em um mesmo lugar e tempo, ocorram sem esses limites. Dentre esses, o Processo Ensino-Aprendizagem (PEA) vem ganhando notoriedade, apesar de ainda persistirem dúvidas quando à adequação dessas tecnologias. P
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 09/10/2017
-
2. THE INTRODUCTION OF METAVERSES IN TEACHING: SENSEMAKING OF VIRTUAL WORLDS IN THE CONTEXT OF HIGHER EDUCATION / A INTRODUÇÃO DE METAVERSOS NO PROCESSO DE ENSINO: FAZENDO SENTIDO DE MUNDOS VIRTUAIS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DO ENSINO SUPERIOR
A criação da World Wide Web (WWW) em 1992 permitiu a emergência de novas propostas pedagógicas e tornou a educação on-line mais acessível. A facilidade de uso da Web e a capacidade de apresentar ferramentas multimídias aumentaram o número de disciplinas que poderiam ser oferecidas on-line. Os computadores e a tecnologia da informação ampliaram opo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2012
-
3. SERIOUS GAMES IN VIRTUAL WORLDS: AN APPROACH TO SOFTWARE TESTING TEACHING AND LEARNING / JOGOS SÉRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TESTE DE SOFTWARE
Este trabalho apresenta uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos utilizando o jogo sério denominado Jogo da Equipe de Teste de Software (JETS), que é um jogo em três dimensões, multiplayer e foi desenvolvido no mundo virtual OpenSim. Esse jogo simula o setor de Teste de Software de uma empresa de desenvolvimento de sistemas e visa a proporcionar co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2012
-
4. Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut / Interlacing on-line and off-line : a study of the writing, rewriting and their practices on the communities of network Orkut
Neste trabalho, analiso enunciados publicados em fóruns on-line de quatro comunidades virtuais da rede social Orkut, a fim de investigar práticas letradas no meio digital e suas relações com/para contextos off-line, em especial, formados pelas instituições escolares. Para tanto, faço uso de metodologia qualitativa, de cunho etnográfico em que os regi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
-
5. O mito da \"segunda vida\": sociabilidade virtual no Second Life / The myth of \"second life\": virtual sociability in Second Life
O presente estudo visou investigar as estratégias interativas, de manipulação de impressões e de gerenciamento de identidades vigentes no ambiente de sociabilidade de Second Life, um mundo virtual determinado. Nele, indivíduos munem-se de inúmeras ferramentas para administrar a exposição de informações pessoais, o que proporcionaria elevado control
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011
-
6. Ser ou apare-ser: eis a questão! Uma lógica possível de construção identitária adolescente no mundo virtual / To be or to appear-to be: that is the question! A possible logic of teenagers identity construction in the virtual world.
O convívio com adolescentes dessa geração nos permite ou quase nos obriga a conhecer o universo novo e curioso das relações virtuais através da internet. Esse grupo é aquele que mais incorporou o hábito do uso das redes sociais à sua vida cotidiana, fenômeno importante a ser considerado por suas repercussões na contemporaneidade. Uma dessas reperc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
-
7. Design de interação para TV Digital: convergência das mídias e o Sistema Brasileiro de TV Digital / Digital TV Interaction Design: media convergence and the Brazilian Digital Television System
O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), adotado como padrão de TV Digital no Brasil, traz consigo a alta resolução de imagens, mais canais, a transmissão para receptores móveis e a promessa de interatividade. Concomitantemente à sua implantação, vemos o crescimento da base de usuários do serviço móvel pessoal, assim como um aumento substancial
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
-
8. SIMP2P: Uma estratégia P2P de distribuição de texturas em Mundos Virtuais 3D / SIMP2P: Uma estratégia P2P de distribuição de texturas em Mundos Virtuais 3D
Mundos Virtuais Sociais permitem a criação de conteúdo dinâmico pelos usuários com personalização de imagens e alto grau de imersão com ambientes compartilhados em tempo real. No entanto, embora essa abordagem seja flexível e poderosa para os usuários, ela exige uma grande quantidade de recursos de rede e hardware do servidor e dos clientes. Result
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2011
-
9. Presença do observador nos mundos virtuais subjetivos : níveis de imersão e variações do observador
Este artigo procura mostrar a importância actante semiótico chamado de Observador para a concepção, construção, análise e uso de ambientes da realidade virtual. A identificação da tipologia. A identificação da tipologia do Observador empregada permite delinear estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos cognitivos que se quer atingir, atrav�
Publicado em: 2011
-
10. Instalações interativas computacionais : exercícios de contemplação interfaceada de sensações
A pesquisa aborda experiências estéticas realizadas com Instalações Interativas Computador (IIC), produtos de uma Artemídia que estão em pleno desenvolvimento. A idéia central é produzir um pensamento sobre o funcionamento da interatividade com interfaces digitais em mundos virtuais produzidos como arte, na perspectiva de fundamentar exercícios de u
Publicado em: 2011
-
11. Arquitetura modular para ambientes virtuais de ensino de automação com suporte à realidade mista e colaboração
Este trabalho apresentará estudos referentes a uma proposta de arquitetura para ambientes computacionais de suporte à colaboração para auxiliar o ensino e o treinamento em áreas multidisciplinares de engenharia de controle e automação. A motivação provém de evoluções de tecnologias da Web, redes sociais, ambientes virtuais, e mundos virtuais 3D q
Publicado em: 2011
-
12. Fluidez nos mundos virtuais
Incrementar o conhecimento sobre o que contribui efetivamente para que ocorram interações bem sucedidas entre websites e os consumidores online, mais especificamente no mercado crescente dos mundos virtuais, é um assunto relevante para os pesquisadores e profissionais de administração de empresas. Vivemos em uma nova etapa da cultura do consumo, onde a
Publicado em: 01/12/2010