Multi Agent Systems
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61. Sistema de agentes poligínicos para esteganálise de imagens digitais
In this work, we propose a multi agent system for digital image steganalysis, based on the poliginic bees model. Such approach aims to solve the problem of automatic steganalysis for digital media, with a case study on digital images. The system architecture was designed not only to detect if a file is suspicious of covering a hidden message, as well to extr
Publicado em: 2007
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62. INTRODUZINDO VARIABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MULTI-AGENTES / INTRODUCING A VARIABILITY INTO DEVELOPMENT OF MULTI-AGENT SYSTEMS
As linguagens de modelagem de agentes visam representar o sistema e seus agentes através de diagramas, os quais permitem explicitar seus objetivos, planos e ações. Mesmo as linguagens fornecendo todos esses mecanismos de representação, alguns sistemas ainda não podem ser expressos de maneira ideal, pois tais linguagens visam representar sistemas inteir
Publicado em: 2007
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63. CONTEXT-AWARE APPLICATION DEVELOPMENT USING MULTI-AGENT SYSTEMS / DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES SENSÍVEIS AO CONTEXTO USANDO SISTEMAS MULTI-AGENTES
O desenvolvimento de aplicações sensíveis ao contexto (ASCs) constitui-se como uma tarefa não-trivial em conseqüência das características relacionadas à sensibilidade ao contexto, como abertura, comunicação assíncrona e falta de mecanismos modulares na propagação de informações de contexto. Por outro lado, um paradigma de desenvolvimento de so
Publicado em: 2007
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64. LAWML: A LANGUAGE FOR MODELING INTERACTION LAWS IN OPEN MULTI-AGENT SYSTEMS / LAWML: UMA LINGUAGEM PARA A MODELAGEM DE LEIS DE INTERAÇÃO EM SISTEMAS MULTI-AGENTES ABERTOS
O paradigma de agentes surgiu visando atender à necessidade de novas abstrações para o desenvolvimento de sistemas complexos e distribuídos. Para lidar com a mprevisibilidade do comportamento dos sistemas multi-agentes abertos, que são sistemas concorrentes e assíncronos formados por diversos agentes que agem com certo grau de autonomia e que podem int
Publicado em: 2007
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65. Uma arquitetura baseada em sistemas multiagentes para simulações em geoprocessamento / An architecture based on multi-agent systems for simulations in geocomputing
Este trabalho situa-se nas áreas de Sistemas Multiagentes e Geoprocessamento. Em Sistemas Multiagentes, a especificação de um sistema pode ser realizada através da modelagem do ambiente, agentes, mecanismos de interação e organização dos agentes envolvidos. Um aspecto pouco explorado, porém extremamente importante, é a modelagem e representação d
Publicado em: 2007
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66. Owlpref : uma representação declarativa de preferências qualitativas para a web semântica
Filtrar informações baseadas em preferências é uma característica essencial de sistemas multiagentes se estes necessitam acessar dados na Web Semântica. Entretanto, poucos trabalhos têm estudado a questão da representação genérica de preferências para uso por esses agentes. O objetivo deste trabalho é descrever nossa proposta de representação
Publicado em: 2007
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67. Uma abordagem baseada em ontologias para a interoperabilidade entre agentes heterogêneos / An ontology-based approach to interoperability among heterogeneous agents
Esta dissertação apresenta a utilização de ontologias como um primeiro passo em direção à interoperabilidade, no nível semântico, entre agentes de diferentes domínios. O contexto de aplicação é um portal educacional chamado PortEdu. Este portal fornece a infra-estrutura e suporte para ambientes de aprendizagem baseados em agentes. O foco deste t
Publicado em: 2007
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68. UM FRAMEWORK PARA O CÁLCULO DE REPUTAÇÕES DE AGENTES DE SOFTWARE BASEADO EM TESTEMUNHOS / A FRAMEWORK FOR EVALUATION OF SOFTWARE AGENTS REPUTATIONS BASED ON TESTIMONIES
Mecanismos de reputação são utilizados para aumentar a confiança e o desempenho de sociedades virtuais. Diferentes modelos de reputação descentralizados foram propostos baseados em interações entre agentes. Cada agente de software é capaz de avaliar e armazenar as reputações dos agentes com quem eles interagiram e também podem testemunhar a outro
Publicado em: 2007
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69. Um sistema baseado em agentes para re-anotação de genomas / An agent-based system for re-annotation of genomes
A análise da informação contida em seqüências genéticas tem ganho cada vez mais importância nos dias atuais. A chamada anotação genética tem o objetivo de, a partir de uma ou mais seqüências, determinar suas características estruturais e funcionais. Muitos processos de anotação já foram realizados com êxito aumentando consideravelmente nosso
Publicado em: 2007
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70. FIRST-ORDER MODAL LOGIC FOR REASONING ABOUT GAMES / LÓGICA MODAL DE PRIMEIRA-ORDEM PARA RACIOCINAR SOBRE JOGOS
O termo jogo tem sido utilizado como uma metáfora, em várias áreas do conhecimento, para modelar e analisar situações onde agentes(jogadores) interagem em ambientes compartilhados para a realização de seus objetivos sejam eles individuais ou coletivos. Existem diversos modelos propostos para jogos por diferentes áreas do conhecimento, tais como matem
Publicado em: 2007
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71. UMA ARQUITETURA BASEADA EM AGENTES DE SOFTWARE PARA A AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE GERÊNCIA DE FALHAS EM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES / A SOFTWARE AGENTS BASED ARCHITECTURE FOR THE AUTOMATION OF FAULT MANAGEMENT PROCESSES IN TELECOMMUNICATIONS NETWORKS
Os últimos anos têm sido marcados pelo significativo crescimento em todo o mundo da demanda por serviços de telecomunicações. Tal cenário de expansão de redes e da necessidade de coexistência e interoperabilidade de diferentes tecnologias de forma economicamente viável proporciona grandes desafios para a gerência, operação e manutenção de redes
Publicado em: 2007
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72. Aprendizagem por reforço na adaptação a obstáculos em navegação robótica autônoma não-estruturada baseada em imagens / Reinforcement learning for obstable avoidance in image based robotic autonomous non-structured navigation
In the last decades, robotic has become an important role for society, specially in the manufacturing industry. In recent times, applications of mobile robots, from simple toys to planets explorations, has shown how promising will be the use of these tools in a close future. Though, the cost and complexity in developing mobile robots nowadays, which should b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2006