Mulheres No Cinema Brasil
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. O filme curto na democracia brasileira
Resumo Trata-se de um balanço do cinema independente no período de construção da democracia no Brasil, 1985 a 2016. Um recorte temporal com filmes que retratam um projeto democrático de emergência de identidades apagadas no cinema nacional. O lugar do negro, das mulheres, dos pobres assumiu um estatuto tensionado nesse novo contexto. O dia em que Doriv
Alea. Publicado em: 2020-08
-
2. O jovem Berman e o romantismo alemã
Resumo Trata-se de um balanço do cinema independente no período de construção da democracia no Brasil, 1985 a 2016. Um recorte temporal com filmes que retratam um projeto democrático de emergência de identidades apagadas no cinema nacional. O lugar do negro, das mulheres, dos pobres assumiu um estatuto tensionado nesse novo contexto. O dia em que Doriv
Alea. Publicado em: 2020-08
-
3. Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010)
Resumo De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas sete para que, a partir de entrevistas semiestruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam essas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentári
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-05
-
4. O cinema educativo de Humberto Mauro: análise do filme Cantos de Trabalho
Resumo O filme Cantos de Trabalho, de 1955, é um dos curtas-metragens da série Brasilianas, dirigida por Humberto Mauro no Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) entre 1945 e 1956. Analisando-o segundo os pressupostos teóricos da Sociologia da Arte e do Cinema, foi possível estabelecer relações entre a construção visual e os valores da época,
Pro-Posições. Publicado em: 16/09/2019
-
5. Aspectos da participação social e a percepção da vizinhança: ELSI-Brasil
RESUMO OBJETIVO Determinar o impacto do entorno físico e social da vizinhança, que se apresentam como facilitadores ou barreiras, para a participação social de adultos mais velhos brasileiros. MÉTODOS O estudo foi conduzido em amostra probabilística representativa da população brasileira, residente em áreas urbanas, com 50 anos ou mais de idade
Rev. Saúde Pública. Publicado em: 25/10/2018
-
6. Iniciativas e ações feministas no audiovisual brasileiro contemporâneo
Resumo: É possível afirmar que nos últimos dois anos a palavra feminismo adquiriu um novo peso, conquistando um espaço significativo nas redes sociais, na mídia e nas ruas. O audiovisual foi uma das áreas que acompanhou esta ascensão recente do feminismo, o que se materializou através de uma série de iniciativas focadas em reivindicar direitos e dis
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
-
7. Relações de gênero no cinema: contestação e resistência
Resumo: Neste texto, pretende-se destacar as principais questões referentes às relações de gênero no cinema, apresentando uma análise crítica da participação da mulher, em diferentes papéis, tanto na atuação quanto na direção cinematográfica. A crítica feminista do cinema leva em conta, também, as expectativas do público em um contexto hist
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
-
8. Impactos de um documentário sobre o cotidiano de mães e filhos com deficiência: uma análise de cinedebates
Resumo O artigo analisa o impacto de um documentário sobre o cotidiano de mães e filhos com deficiência, exibido em congressos, festivais, universidades e escolas no Brasil, Colômbia e Japão. Produzido por profissionais do cinema e da saúde, cientistas sociais e uma rede de mulheres, o longa metragem “Um dia especial” foi premiado no Assim Vivemos
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2016-10
-
9. Amores possíveis : (re)pensando o lugar das mulheres nos relacionamentos amorosos
O presente trabalho apresenta uma pesquisa das representações femininas em relacionamentos amorosos no roteiro do filme brasileiro Amores Possíveis. O cinema é uma prática social que tem um largo alcance de público e por isso é importante pensar as representações que os filmes estão ajudando a construir ou desconstruir. Trago como embasamento teór
Publicado em: 2010
-
10. De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil
Este artigo aborda tanto realizações pioneiras quanto trabalhos midiáticos contemporâneos criados por artistas brasileiras trabalhando com meios como a música eletroacústica, o neon, a holografia, o cinema, "quase cinema", vídeo, fotografia, performance e instalação multimídia, mundos virtuais e o ativismo cultural on-line. Partindo de uma discuss�
ARS (São Paulo). Publicado em: 2010
-
11. ETERNAMENTE PAGÚ, LEILA DINIZ, OLGA E ZUZU ANGEL: A MULHER COMO PROTAGONISTA
A proposta deste trabalho é analisar a representação da mulher como protagonista nos filmes brasileiros Eternamente Pagú (Normal Bengell, 1988), Leila Diniz (Luiz Carlos Lacerda, 1987), Olga (Jayme Monjardim, 2004) e Zuzu Angel (Sergio Rezende, 2006), nos quais as personagens principais, por diferentes caminhos, buscam delimitar seu espaço em conflito c
Publicado em: 2008
-
12. Melodrama e NaÃÃo no Cinema Brasileiro dos Anos 1940 / Melodrama and Nation on Brazilian Cinema of the Forties
I wanna to realize an approach about brazilian film production linked with Estado Novo values. The movies are the feature films Birds without Nest (1939) by Raul Roulien, Clay (1940) by Humberto Mauro and Forbidden Romance (1944) by Adhemar Gonzaga. My key matter is to show the easy or difficult relations of those ideological values with the melodramatic str
Publicado em: 2007