Muculmanos
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13. Instrução Islâmica na Senegâmbia e práticas de Muçulmanos Africanos em Portugal: uma abordagem Atlântica (séculos XVI e XVII)
Resumo Práticas islâmicas de africanos escravizados em Portugal no século XVI são analisadas à luz da metodologia atlântica, buscando-se compreendê-las em relação às instituições muçulmanas na região dos rios Senegal e Gâmbia. Parte-se desta perspectiva para estudar culturas africanas na diáspora identificando elementos africanos em Portugal;
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2017-04
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14. Antígeno leucocitário humano HLADRB1 é determinante de susceptibilidade para a doença do refluxo
RESUMO CONTEXTO A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) caracteriza-se por diversos sintomas. Há evidências de um componente genético para a doença de refluxo suportado pela agregação familiar desta doença. OBJETIVO Investigar se certos genes de antígeno de leucócito humano HLA-DRB1 são associados à DRGE. MÉTODOS Pacientes e indivíduos c
Arq. Gastroenterol.. Publicado em: 2017-03
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15. INOVAÇÃO EM AMBIENTES RELIGIOSOS: ESTABELECENDO UMA REDE INTERORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O MERCADO ISLÂMICO
RESUMO Objetivo: Compreender a geração de inovação num ambiente religioso, pautado pelos requerimentos do Islã. O Brasil destaca-se como grande exportador para os países do Oriente Médio, principalmente para itens como frangos Halal, produzidos de acordo com as regras religiosas muçulmanas. Para viabilidade dos negócios, uma rede de fornecimento di
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2016-04
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16. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI
Este artigo discute a estrutura epistêmica do mundo moderno em relação aos quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI (1450-1650). Argumenta-se que o privilégio epistêmico do homem ocidental foi construído às custas do genocídio/epistemicídios dos sujeitos coloniais. O artigo relaciona o racismo/sexismo epistêmico da estrutura das univ
Soc. estado.. Publicado em: 2016-04
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17. HIZMET, CONHECIMENTO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
O movimento Gülen Hizmet é um movimento internacional de voluntários, que organiza capital financeiro e esforço humano a serviço da comunidade mais ampla. No início, esse movimento foi constituído inteiramente por muçulmanos turcos e, ainda hoje, a maioria dos que nele participam são motivados pela fé religiosa. Um dos valores sustentados pelo movi
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2016-02
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18. O mito do Cristianismo ininterrupto no arquipélogo de Malta
O arquipélago de Malta e Gozo, no mar mediterrâneo, se caracterizam por mais de 5000 anos de historia e colonização por diversos povos que deixaram suas marcas idiossincráticas. Um dos eventos mais importantes foi o naufrago e a estada de Paulo de Tarso em 60 EC que gerou a tradição segundo a qual o Cristianismo perdurou desde aquela época ate a contemporaneidade, sem interrupções. O mito do Cristianismo ininterrupto no arquipélago de Malta questiona essa versão e tenta provar a hipótese de que arqueologicamente o Cristianismo começou no século 4 EC. Abundam hipogeus e catacumbas que revelam a presença do Cristianismo entre os séculos 5 e 9 EC, embora o culto ao imperador fosse predominante durante a ocupação romana, enquanto o período bizantino carecesse de evidencia arqueológica farta e decisiva. Comente na década de 1960 que as ruinas de uma basílica bizantina foram encontradas. Ademais houve uma interrupção radical étnica e religiosa no período de dominação muçulmana entre 870 e 1048. Durante quase 180 anos as ilhas de Malta e Gozo ficaram despovoadas e somente em meados do século 11 colonos muçulmanos siculo-arabes iniciaram uma nova colonização. O arquipélago começou a tornar-se lentamente cristão a partir da segunda invasão normando por Rogério II em 1127; contudo, após cem anos desse evento, a população muçulmana ainda era predominante. O Cristianismo foi reintroduzido da sicilia efetivamente no século 12 EC, mas se consolidou somente nos séculos 13 e 14. Devido a um senso de culpa referente a um passado muçulmano que desejava suprimir, a população maltesa adquiriu uma profunda consciência crista e europeia e fabricou lendas e tradições sobre o “passado cristão” que compensariam e quase anulariam a interrupção religiosa. Esse livro narra a historia dessas tradições e recoloca a história do arquipélago sobre uma epistemologia histórica solida, dirimindo as fabricações construídas durante séculos.
Autor(es): Bonnici, Thomas
EDUEM. Publicado em: 2016
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19. Usar ou não o hijab no Brasil? Uma análise da religiosidade islâmica em um contexto minoritário
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a religiosidade islâmica no contexto minoritário brasileiro, a partir da observação da prática do hijab no país. A princípio, será realizada uma breve apresentação histórica sobre a presença muçulmana no Brasil, abrangendo desde o tráfico negreiro e a imigração árabe até a conversão de brasilei
Relig. soc.. Publicado em: 2015-12
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20. Rituais fúnebres no islã: notas sobre as comunidades muçulmanas no Brasil
Resumo Concepções e rituais associados à morte ocupam uma importante dimensão nas diferentes construções da tradição islâmica, criando não apenas sentido/orientação a respeito do fim inevitável da vida física, mas também canais para afirmação pública de crenças e pertencimentos religiosos para muçulmanos em diferentes contextos histórico
Relig. soc.. Publicado em: 2015-06
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21. A HERANÇA GRECO-ÁRABE NA FILOSOFIA DE MAIMÔNIDES: PROFECIA E IMAGINAÇÃO
Para elaborar sua profetologia, Maimônides retoma conceitos relativos às teorias do intelecto de Al-Fārābī e de Avicena, que, por sua vez, se baseiam nas noções sobre a alma de Aristóteles. Dessa perspectiva, a Revelação divina deve ser considerada um fato natural inserido na totalidade da natureza criada por Deus. Compreender a Revelação signifi
Kriterion. Publicado em: 2015-06
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22. Migrantes, pós-colonialismo e fundamentalismo: enlaces entre Oriente e Ocidente e a questão do Islã
Neste artigo foi abordado o enlace entre Oriente e Ocidente nas questões sociais e geopolíticas do século XX e início do XXI. Realiza-se uma breve análise sobre o colonialismo europeu e a sua construção considerando o mundo árabe e islâmico, os fluxos migratórios para os países centrais e a origem do fundamentalismo no Ocidente. As questões at
Psicol. USP. Publicado em: 2015
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23. MONTENEGRO, Silvia Maria; BENLABBAH, Fatiha. Muçulmanos no Brasil: comunidades, instituições, identidades
Horiz. antropol.. Publicado em: 2014-12
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24. A Construção de Identidades Muçulmanas: Um Enfoque Comparativo entre Duas Comunidades Paulistas
Este artigo analisa a construção de identidades muçulmanas no Brasil. Procura- se mostrar como se dá este processo frente ao campo religioso brasileiro, às pressões advindas da globalização e às tensões internas entre gêneros e entre imigrantes de origem árabe e convertidos. Através da aplicação da técnica de observação participante junto �
Dados. Publicado em: 2014-12