Modesto Carone
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. Uma realidade que ficcionalizou a si mesma: história e subjetividade em Vento sul, de Vilma Arêas
O artigo busca compreender como se dá a representação da realidade no livro Vento sul, de Vilma Arêas, a partir da indagação de procedimentos simétricos opostos de composição nele radicalizados: a desliterarização e o artifício poético-literário. Trata-se de apreender o teor da história e do sujeito que o livro configura, e de refletir sobre u
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-12
-
2. Ao redor do castelo: uma leitura das narrativas de Modesto Carone / Around the castle: a reading of Modesto Carones narratives
Among the dilemmas experienced by contemporary Brazilian literature, especially over the last two decades of the twentieth century, I have chosen to discuss issues of identity and subjectivity, as they present themselves in three short stories by Modesto Carone, Dias melhores (As marcas do real, 1979), Ponto de vista (Aos pés de Matilda, 1980), and O Natal
Publicado em: 2010
-
3. Quando a ficção se recorda, quando o sentido passa a resistir
A partir de três narrativas da literatura brasileira contemporânea, este ensaio examina como a ficção memorialística se desdobra em função do grau e do tipo de fragmentação narratológica: Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum, trabalha com as reverberações da difração cultural; Resumo de Ana, de Modesto Carone, com as divergências do co
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2009
-
4. O realismo de Franz Kafka
Com base no conto "Na galeria", incluído no volume Um médico rural, procura-se mostrar como o realismo se materializa na obra de Franz Kafka. Argumenta-se que a deformação da realidade que pode ser sugerida pela obra do autor obedece a uma percepção aguda do mundo. Kafka mostra, no próprio corpo de obras-primas como esta, as coisas como elas são e as
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2008-03
-
5. A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem
O principal objetivo desta pesquisa é examinar, na escritura de Ana Cristina Cesar, em especial nos textos que compõem A teus pés, editado em 1982, as relações entre a tessitura do discurso autobiográfico e o método de montagem cinematográfica. Tal objetivo foi traçado, considerando-se que a obra poética de Ana Cristina Cesar revela, como métodos
Publicado em: 2008