Midias E Tecnologias
Mostrando 13-24 de 159 artigos, teses e dissertações.
-
13. A Teoria da Atividade na Produção de Material Didático Digital Interativo de Matemática
Resumo Neste artigo discutimos o modo como a linguagem matemática formal, as tecnologias digitais, a internet, os ambientes virtuais de aprendizagem e a interação entre participantes de cursos a distância podem influenciar e transformar a produção de conhecimento em cursos a distância. Consideramos a pesquisa que deu origem a este artigo como um estud
Bolema. Publicado em: 02/12/2019
-
14. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas
RESUMO Este ensaio buscou debater a relevância das mídias e das plataformas digitais como ferramentas para o desenvolvimento e gestão de ações de Educação Permanente em Saúde. Defende-se que as mídias sociais e as plataformas digitais são uma chave para a gestão da educação e do trabalho em saúde se (e somente se) considerados e respeitados os
Saúde debate. Publicado em: 16/09/2019
-
15. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais
Resumo O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submeti
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 16/09/2019
-
16. COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO CONCEITO
RESUMO: O presente artigo trata de uma revisão sistemática acerca do conceito de Competências Digitais (CD) na Educação. Para isso, utilizaram-se três bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico com as palavras-chave Competências Digitais, Competência Digital e Digital Competence. Utili
Educ. rev.. Publicado em: 01/08/2019
-
17. CARTOGRAFIAS NO CIBERESPAÇO: EXPERIMENTAÇÕES METODOLÓGICAS EM ESPAÇOS HÍBRIDOS
Resumo O presente artigo tem como objetivo explorar as potencialidades do método da cartografia de Deleuze e Guattari no âmbito das redes digitais, levando em conta o advento das mídias locativas e das tecnologias de geolocalização que fazem surgir os espaços híbridos, nos quais a experiência de se movimentar no espaço geográfico coincide com o mov
Psicol. Soc.. Publicado em: 14/11/2018
-
18. EDUCAÇÃO MIDIÁTICA, EDUCOMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: PARÂMETROS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS DE PESQUISAS NAS BASES SCIELO E SCOPUS
RESUMO: O trabalho tem como objetivo investigar as pesquisas que exploram a relação entre Educomunicação e Formação docente, Educação midiática e Formação docente, nacional e internacionalmente. As buscas foram realizadas nas bases SciELO e Scopus, do período de 1997 a 2017, tendo as finalidades específicas de mapear os dados, por meio de gráfi
Educ. rev.. Publicado em: 22/10/2018
-
19. A Constituição de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem em Ações de Formação Continuada: abordagem experimental com GeoGebra
Resumo O objetivo deste artigo é discorrer sobre duas ações de formação continuada e como elas se constituíram em ambientes colaborativos de aprendizagem. Tais ações focalizaram a realização de atividades experimentais como software GeoGebra, nas quais participaram pesquisadores e professores de Matemática da Educação Básica. Ademais, alguns da
Bolema. Publicado em: 2018-08
-
20. Experiência e Formação Profissional de Psicoterapeutas Psicanalíticos na Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
Resumo A crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em psicoterapia psicanalítica presencial faz com que seja necessário refletir sobre como os profissionais da área clínica têm percebido o ingresso desses recursos na sua prática e como eles se preparam para manejar com essas tecnologias de forma ética e segura em ps
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2018-06
-
21. Gênero, sexualidade e experimentação de si em plataformas digitais on-line
Resumo: Esse trabalho parte de pesquisa realizada em um mundo virtual 3D e outras plataformas digitais, para refletir sobre novas formas de experimentação de si, presentes nas mídias digitais contemporâneas. Enfatizamos usos e apropriações criativas dessas plataformas em experimentações de gênero e sexualidade, propomos pensar nessas tecnologias com
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2018-04
-
22. A vida organizada dos fãs de Harry Potter
Resumo A saga Harry Potter se tornou um dos principais produtos da indústria do entretenimento da história, tendo um enorme impacto cultural e sendo emblemática, com uma geração de fãs denominados potterheads. Surgiu em um contexto de globalização e de grande desenvolvimento tecnológico, que afetou sobremaneira os modos de sociabilidade. Esse cenár
Organ. Soc.. Publicado em: 2018-03
-
23. Cena de Exceção: o teatro neotecnológico em Belo Horizonte (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)
Resumo1: O artigo analisa os espetáculos Play Me, de Rodrigo Campos, estreado em Belo Horizonte, Distancia, de Matías Umpierrez, e Las Ideas, de Federico León, estreados em Buenos Aires. Eles têm em comum o uso de elementos das mídias digitais que atuam, em alguns momentos, em substituição à presença do corpo do ator. Identificamos que as micropoét
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 22/02/2018
-
24. WhatsApp® como Recurso para a Educação em Saúde: Contextualizando Teoria e Prática em um Novo Cenário de Ensino-Aprendizagem
RESUMO Este relato busca compartilhar uma experiência bem-sucedida do uso do aplicativo WhatsApp® como recurso para a educação médica, destacando o potencial pedagógico e formativo das redes sociais, ainda não aproveitado plenamente pelas universidades. Este ensaio se deu sob a forma de uma aula para estudantes da graduação do curso de Medicina da U
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2018-01