Metodos De Ensino Musical
Mostrando 13-19 de 19 artigos, teses e dissertações.
-
13. Music in the methodological clash between the Jesuit Education and the Pombal Education: The final chords / A música no embate metodológico entre a educação jesuíta e a educação pombalina: os acordes finais
Essa tese propõe uma leitura da música, enquanto recurso didático, a partir da análise do embate metodológico entre a educação jesuíta e a educação pombalina, imediatamente após a reforma educacional proposta pelo Marquês de Pombal. O período de transição da educação no Brasil colônia foi enfocado a partir de dois métodos norteadores das d
Publicado em: 2010
-
14. Análise quantitativa da expressividade musical com base em medidas acústicas e do gesto físico
A expressividade musical é um conceito de difícil quantificação em parâmetros objetivos e é ainda geralmente analisada de forma subjetiva, por músicos ou pesquisadores com experiência musical. Atualmente há uma crescente busca por métodos e descritores concretos para extrair, quantificar, analisar e sintetizar essas intenções expressivas. Isso ve
Publicado em: 2010
-
15. Igreja e escola na perspectiva das práticas musicais em colégios históricos americanos de confissão protestante (São Paulo: 1870-1920) / The Church and School in the perspective of musical practices in historical American schools professing the protestant faith (São Paulo: 1870 1920).
A pesquisa teve como objetivo estudar as escolas americanas de confissão protestante na província e depois estado se São Paulo, na perspectiva de conhecer como se deu a presença da música nestas escolas. O período que está sendo enfocado nesta pesquisa é de 1870 a 1920. A educação musical no período é um campo particularmente fértil, por não te
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/06/2009
-
16. O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileira
Esta pesquisa consiste em uma análise do tratamento e da apresentação do gesto musical em significativos métodos de percussão afro-brasileira, tendo como objetivo principal refletir sobre a importância da gestualidade e da corporalidade nas relações de ensino-aprendizagem dos instrumentos de percussão. Primeiramente foi realizado um estudo comparati
Publicado em: 2009
-
17. Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo Regente Coral - método e formação / Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo Regente Coral - método e formação
O presente trabalho considera o conceito percepção vocal, incluindo suas funções e recursos, como uma capacidade de ouvir, conscientizar e fazer, através dos seguintes tipos de recepção sensorial: controle auditivo, sensação muscular, sensibilidade vibracional e visão. Este trabalho tem por objetivos a divulgação do referido conceito e a apresent
Publicado em: 2007
-
18. A iniciação infantil à flauta transversal a partir do pífaro: repertório, aspectos técnicos e recursos didáticos
A presente dissertação estuda a iniciação de crianças à Flauta Transversal e propõe a utilização da Flauta Pífaro nas primeiras etapas de aprendizagem. São abordados, em profundidade, os principais aspectos técnicos trabalhados na fase de iniciação, a saber: a maneira de segurar o instrumento, a emissão do som (a embocadura e o sopro), os ataq
Publicado em: 2005
-
19. Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
O presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (197
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2003