Metaficcao
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13. Os movimentos narrativos em Os lados do círculo / La narración se mueve de "Los lados del círculo"
Este trabalho visa refletir sobre a composição da narrativa no livro de contos "Os lados do círculo" (2004) do escritor Amílcar Bettega Barbosa, além de sua inserção na literatura brasileira, principalmente nas décadas de 90 a 2000. A partir da análise dos contos, foi possivel pensar algumas de suas caracteristicas, tais como o uso da metaficção,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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14. Literatura em combate : a ficção de Rubem Fonseca nos anos 70
Nos anos 70, transcorridos sob a vigência do AI-5, Rubem Fonseca produziu uma literatura contestadora de teor ‘marginal’, marcada pelo embate com a censura ditatorial e também com a crescente indústria cultural. Cada um dos três livros publicados na década acirra, por meio da metaficção de sua forma narrativa, a tensão existente entre escritor e
Publicado em: 2011
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15. A lupa caleidoscópica: o híbrido policial-histórico em Agosto, de Rubem Fonseca, e Santa Evita, de Tomáz Eloy Martínez / The kaleidoscopic loup: the detective-historical hybrid in Agosto, by Rubem Fonseca, and Santa Evita, by Tomás Eloy Martinez
Este trabalho discute os efeitos da hibridização entre o romance histórico e o romance policial, sob a perspectiva da contemporaneidade latino-americana. Surgidos na Europa, no século XIX, esses dois subgêneros do romance têm alcançado posição de destaque na cena literária. Como ambos, desde sua génese, gravitam em torno da questão da busca pela
Publicado em: 2011
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16. A subversão do gênero em Leopardso de Kafka
O panorama da produção literária da década de noventa e dos primeiros anos do século XXI é marcado pelo lançamento de alguns gêneros literários, especificamente o que a Teoria Literária definiu como sendo romance, que não se ajustam nem às regras da Literatura Culta nem às peculiaridades do que se convencionou chamar de Literatura de Massa. Por
Publicado em: 2010
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17. Intertextualidade e paródia : uma leitura de Baudolino
No romance Baudolino, publicado em 2000 por Umberto Eco, verifica-se a presença de seres que são a representação do que o historiador Lucien Boia chama de estruturas mentais permanentes. O presente trabalho tem por objetivo analisar como esse mundo maravilhoso vem à tona inserido no cotidiano do homem medieval e é construído pelo autor pelo viés da p
Publicado em: 2010
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18. O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000)
Este livro aborda a trajetória do romance histórico e a reatualização do gênero na narrativa brasileira contemporânea, fazendo uso de um corpus diversificado, que privilegia aspectos fundamentais para a compreensão da diversidade e da multiplicidade do romance histórico brasileiro contemporâneo publicado a partir da década de 1970, como: as rupturas em relação ao romance histórico tradicional; a questão da metaficção historiográfica; o cânone e as vozes periféricas; e a revisão crítica da História do Brasil por meio do discurso ficcional (identidade nacional, o papel do intelectual e do escritor, a voz feminina e a voz dos marginalizados), pondo em questão aspectos ligados à literatura e espaços públicos, estudos culturais e transculturação.
Autor(es): Esteves, Antônio R.
Editora UNESP. Publicado em: 2010
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19. Rastros do desenho e seus desdobramentos no vídeo digital
Rastros do desenho e seus desdobramentos no vídeo digital. Esta pesquisa investiga as possibilidades de intersecção entre o desenho e o vídeo digital a partir da minha produção em artes visuais. A abordagem perpassa gestos de inscrição sobre a matéria constituindo um repertório de operações gráficas que migram para procedimentos em softwares dig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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20. Gota dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota dágua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como c
Publicado em: 2010
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21. Viver na fronteira: a consciência da intelectual diaspórica em "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves
A presente dissertação objetiva evidenciar a importância do intelectual diaspórico nas sociedades para a relativização de conceitos ditos hegemônicos e de discursos utilizados para subjugar culturas. Para tanto, escolhemos o romance de metaficção historiográfica Um defeito de cor cuja protagonista, Kehinde, faz da perda um mote para uma série de r
Publicado em: 2010
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22. A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA NA LITERATURA GOIANA: DOIS AUTORES, DUAS OBRAS.
Esta dissertação tem como objetivo discutir a metaficção historiográfica nos livros A Casca da Serpente, de José J. Veiga e Sete Léguas de Paraíso, de Antônio José de Moura, baseando-se nos estudos teóricos de Hayden White, George Lukács, Aristóteles e Linda Hutcheon, dentre outros. Inicialmente discuti-se a concepção de história e literatura
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/09/2009
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23. Personagens e escrita diante do espelho: a questão do duplo em quatro romances de Roberto Drummond / Characters and writing in the mirror: the question of double in four novels by Robert Drummond
Este trabalho examina o tema do duplo em quatro romances de Roberto Drummond: Ontem à noite era sexta-feira (1988), Hilda Furacão (1991), Inês é morta (1993) e O Cheiro de Deus (2001). A partir do exame dos procedimentos formais utilizados pelo autor, para configurar o duplo em tais obras, verificamos que esse elemento foi representado, principalmente, p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/09/2009
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24. Personagens e escrita diante do espelho: a questão do duplo em quatro romances de Roberto Drummond / Characters and writing in the mirror: the question of double in four novels by Robert Drummond
Este trabalho examina o tema do duplo em quatro romances de Roberto Drummond: Ontem à noite era sexta-feira (1988), Hilda Furacão (1991), Inês é morta (1993) e O Cheiro de Deus (2001). A partir do exame dos procedimentos formais utilizados pelo autor, para configurar o duplo em tais obras, verificamos que esse elemento foi representado, principalmente, p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/09/2009