Memoria Musical
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1. O Sistema Regional de Inovações do Trio Elétrico e o fomento ao turismo em Salvador-BA: da Fubica ao imaginário da cibercultura
Resumo Os processos de criação e ressignificações do trio elétrico e a produção musical de Salvador, capital da Bahia, convidam a refletir sobre o Sistema Regional de Inovação e sua relação com a competitividade turística do destino, considerando desenvolvimento econômico, tecnológico, comportamento social e memórias coletivas. Por essa proble
Rev. Bras. Pesq. Tur.. Publicado em: 2020-04
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2. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
RESUMO Objetivo Verificar a associação entre musicalização infantil e habilidades auditivas de ordenação temporal e localização sonora em pré-escolares de 5 e 6 anos. Métodos Participaram do estudo 60 crianças de ambos os sexos, de 5 anos a 6 anos e 11 meses, sendo 30 do grupo com treinamento musical e 30 do grupo sem treinamento musical. Os par
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 10/10/2019
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3. Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura
Resumo O artigo analisa peças musicais de DJs experimentais a partir de duas categorias relacionadas à semiótica da cultura: semiosfera e suas fronteias; e memória da cultura, desenvolvidas pelo semioticista russo I. Lotman. São discutidas as características da música eletrônica de pista, seus subgêneros e as diferenças colocadas em experimentaçõ
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
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4. Intervenção musical pode melhorar a memória em pacientes com doença de Alzheimer? Uma Revisão Sistemática
RESUMO O tratamento com música vem demonstrando eficácia no tratamento de sintomas comportamentais e cognitivos gerais de pacientes com vários tipos de demência. Objetivo: Avaliar a eficácia do tratamento com música para a memória de pacientes com doença de Alzheimer (DA). Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática nos bancos de dados PubMed
Dement. neuropsychol.. Publicado em: 2018-06
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5. A música na narrativa da cultura carioca do “novo MIS”
Resumo A construção da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, insere-se num conjunto de alterações urbanas que buscam imprimir um viés turístico e cosmopolita à cidade do Rio. No MIS, a música desempenha um papel de destaque na elaboração dessa “identidade carioca”, sendo apresentada como cartão de visitas para a cidade e
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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6. Resonancias Vocales y Memoria Sonora en Helen Brown
Abstract: The paper focuses on aspects related to the intensification of the uses of the voice and the musical sonority proposed by Trinidad Piriz and Daniel Marabolí on Helen Brown (2013). Rendering an account of a theoretical framework that questions the referential dimension in which theatre is often analyzed and proposing a phenomenological approach tha
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 01/08/2016
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7. Voz e memória cultural em Litoral: Reseña de una vida inútil (1926-1959), de Luis Palés Matos
RESUMO O artigo propõe uma análise da questão da sonoridade em uma seleção dos escritos do poeta porto-riquenho Luis Palés Matos (1898-1959) através da relação com a memória coletiva das Antilhas. Examino a importância da musicalidade em dois níveis diferentes: no nível da forma estética - na sonoridade, no ritmo - e no nível das representaç�
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
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8. A Arte da improvisação musical ao teclado no Renascimento italiano: a didática do contraponto segundo
Resumo: Parte fundamental do exercício profissional do tecladista no Renascimento, a improvisação musical é o relevante tema do livro II da segunda parte do tratado Il Transilvano (1610). Única obra publicada pelo organista Girolamo Diruta (1554?-1610?), o Transilvano expõe em 'Diálogo' as preceptivas da arte da música de seu tempo e é Monumentum da
Per musi. Publicado em: 2016-04
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9. O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
Resumo: O artigo trata dos modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical, mais especificamente vocal, com inspiração na perspectiva arqueológica foucaultiana. Os materiais empíricos consistem em narrativas e entrevistas de profissionais das artes cênicas, que executam vocal e instrumentalmente trilhas sonoras de s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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10. Imaginação e processos de criação na perspectiva histórico-cultural: análise de uma experiência
Este artigo aborda a imaginação como processo psicológico fundamental do ser humano, tomando como base os trabalhos de Vigotski e seus interlocutores, e tendo como eixo reflexivo uma pesquisa-intervenção desenvolvida em uma Organização Não Governamental de arte-educação. A investigação se caracterizou pela oferta de oficinas de percussão, produ�
Estud. psicol. (Campinas). Publicado em: 2015-03
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11. Paisagens sonoras, trilhas musicais: retratos sonoros do Brasil
O presente texto parte dos pressupostos de que: 1) a música é componente de relevo da paisagem sonora (SCHAFER, 2001); da mesma maneira, a paisagem sonora interfere nos processos perceptivos e na formação do gosto estético; 2) a música veiculada pela mídia é construto da vida cotidiana, pois a própria música engendra modelos e formas de comportamen
Per musi. Publicado em: 2013-12
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12. O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte I): aspectos melódicos e harmônicos
Primeira parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa primeira parte, apresento questões sobre aspectos melódicos e harmônicos no que chamo de seu "estilo indígena." Quais os meios musicais objetivos empregados por Villa-Lobos para evo
Per musi. Publicado em: 2013-06