Melodia
Mostrando 13-24 de 94 artigos, teses e dissertações.
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13. Uma digitação do Prelúdio da Suíte para Alaúde BWV 997 de J. S. Bach transcrito para o violão
Resumo:Este trabalho apresenta uma digitação violonística para transcrições do prelúdio da Suíte BWV 997, original para alaúde, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os aspectos musicais abordados para fundamentar a digitação foram divididos e classificados em motivo, melodia polifônica, contraponto, arpejo e homogeneidade tímbrica. O cotejamento
Per musi. Publicado em: 2015-12
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14. Música e transformação: por um olhar diferenciado na história da música
O livro foi escrito para a disciplina "História da música" do curso de Arte-Educação da UNICENTRO/UAB, pelas professoras Érica Gomes e Daiane Stoeberl. Mais do que tratar dos estilos e dos compositores, o livro traz abordagem voltada para a apreciação musical por meio das músicas de diferentes contextos histórico-culturais. Com base em Wisnik, prop�
Publicado em: 04/09/2015
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15. O "cálculo" subjetivo dos cancionistas
Ao estabelecer a relação entre melodia e letra, o cancionista combina recursos naturais, procedentes da sua fala cotidiana (linguagem verbal com suas entoações), com recursos musicais de estabilização sonora (afinação das alturas, definição das durações rítmicas etc.) e ainda programa o andamento (mais rápido ou mais lento) das canções com su
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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16. Arquitetura da tensão em tempos de repressão uma interpretação do samba "Roendo as unhas", de Paulinho da Viola
Paulinho da Viola se consagrou como um dos protagonistas do mundo do samba na década de 1970. Em tempos de "chumbo", a canção "Roendo as unhas", lançada no ano de 1973, parece introjetar uma "semântica da repressão" em sua forma musical. A partir da análise desse samba verifica-se que dois recursos - o intervalo musical do trítono e um princípio de
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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17. Racionalidade musical e experiência natural formativa em Rousseau
O estudo tem como objetivo investigar o estatuto da racionalidade melódica no Ensaio sobre a origem das línguas de Rousseau na busca por articular o fazer musical no ocidente com problemas epistemológicos característicos da racionalidade iluminista, pondo em foco as concepções sobre a educabilidade humana e suas respectivas formas de experiências form
Educ. rev.. Publicado em: 2014-09
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18. Ilusão enunciativa na canção
Destacam-se neste trabalho as decorrências enunciativas da inevitável presença da fala na linguagem da canção. Ao conceber uma letra, o compositor não apenas propõe um conteúdo, mas também as unidades entoativas (modos de dizer) que figurativizam a melodia e lhe atribuem um valor oral. São essas entoações que fazem do intérprete o foco de toda c
Per musi. Publicado em: 2014-06
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19. Harmonia e música dionisíaca: do Drama musical grego ao Nascimento da tragédia
O presente artigo tenta mostrar que as teses estéticas que aparecem em O nascimento da tragédia não são resultado de uma mera projeção subjetiva de Nietzsche sobre a arte grega. Isso porque, subjacente à argumentação de O nascimento da tragédia, haveria uma vasta fundamentação historiográfica cujos traços podem ser encontrados nos textos filol�
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2014-06
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20. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06
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21. Martinho da Vila: uma nova linhagem do samba nos anos de 1970
Após uma trajetória inicial como compositor ligado às escolas de samba, Martinho da Vila fez sua estreia na indústria fonográfica com o lançamento de seu primeiro LP Martinho da Vila , no ano de 1969. O presente texto trata da primeira faixa desse disco, que reúne três sambas de sua autoria: Boa noite, Carnaval de ilusões (em parceria com Gemeu) e C
Per musi. Publicado em: 2013-12
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22. Na rua, na tela, no ciberespaço: a mídia de cada dia de jovens da periferia de Natal
No bairro do Guarapes, periferia oeste de Natal, no Rio Grande do Norte, um grupo de jovens se organizou na cultura hip hop para buscar a paz em sua vizinhança. Para contar suas histórias e fortalecer a organização do seu próprio lugar, formaram a Posse de Hip Hop Lelo Melodia. Em 2009, instalaram a Bodega Digital, uma espécie de telecentro que dava ac
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-06
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23. Educação musical na escola pública: em que medida contribui para a formação do cidadão? / Music education in public schools: to what extent it contributes to citizen education?
Esta pesquisa analisa em que medida a Educação Musical na escola pública pode contribuir para a formação do cidadão, a partir de sua obrigatoriedade imposta pela Lei 11.769, sancionada pelo Presidente da República em 18 de agosto de 2008. Nessa direção, questiona os objetivos do ensino de música enquanto conteúdo escolar: se a formação de artist
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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24. A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural / A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012