Lyotard
Mostrando 1-12 de 53 artigos, teses e dissertações.
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1. Postcolonial movement and philosophies of diference: a minimal map
Resumo: Este artigo discute a relação entre as filosofias da diferença e o chamado movimento de pensamento pós-colonial. Suas fontes principais são, do lado dos estudos pós-coloniais, Frantz Fanon, Edward Said e Homi Bhabha, e, do lado das filosofias da diferença, Jean-François Lyotard, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Mostra-se que
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2022
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2. Voz, página y paisaje: ficciones fónicas en la poesía argentina contemporánea
Resumo Este trabalho investiga as relações entre página, paisagem e voz, a partir das teorias de F. Lyotard, M. de Certeau e E. Glissant, fundamentalmente. A reflexão continua na linha original de estudo sobre um "materialismo fônico" e se propõe a estudar as “ficções fônicas” na escrita poética de Beatriz Vallejos e Juan Carlos Bustriazo Ortiz
Alea. Publicado em: 2021-03
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3. Para uma Dialéctica Constelar: Theodor W. Adorno à entrada do Século XXI1
RESUMO: Interrogando-se sobre o lugar da filosofia de Theodor W. Adorno no âmbito do pensamento crítico contemporâneo, o presente artigo procura dar conta dos revezes da recepção político-filosófica da dialéctica negativa (das posturas críticas de Habermas, Lyotard ou Agamben às mais favoráveis de Jameson e Holloway) e discutir a sua relevância a
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016-03
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4. VISÕES DE FILOSOFIA: INFÂNCIA
Resumo Este trabalho é um ensaio sobre as relações entre infância e filosofia. Sócrates e J.-F. Lyotard são as duas figuras principais que o inspiram. O primeiro, como um infante da filosofia, alguém que deu à filosofia uma infância como modo de vida, não apenas cronológica. O segundo, a partir de seu conceito de infantia, como forma do inumano qu
Alea. Publicado em: 2015-12
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5. Pós-História e Pós-Modernidade. Dois conceitos-chave da filosofia da cultura crítica de Vilém Flusser e sua análise contemporânea da mídia e das imagens técnicas
Resumo: Vilém Flusser ficou conhecido pelo conceito de
pós-história , utilizado pela primeira vez em 1967, intitulando um livro de 1982. A pós-história de Flusser não é idêntica ao conceito de pós-modernidade, desenvolvido, em 1979, por Jean-François Lyotard, que fez carreira a partir do início dos anos de 1980. EnGaláxia (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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6. Dos objetos da Comunicação à comunicabilidade sensível: experiência estética e epistemologia da Comunicação
ResumoO texto examina as ideias que dão núcleo a uma discursividade estética, nas pesquisas em Comunicação: partindo da identificação entre estética e uma axiologia dos juízos sobre produtos da cultura mediática, as teorias da Comunicação vincularam o núcleo estético dos fenômenos do campo ao seu caráter de “artisticidade”. Em vista de um
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2015-06
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7. ÉTICA DA RECEPTIVIDADE: ASPECTOS DE UMA FILOSOFIA MORAL SEGUNDO JEAN-FRANÇOIS LYOTARD
O presente artigo aborda a dimensão ética no pensamento de Jean-François Lyotard. Como conceito decisivo para essa relação, é aqui proposto o conceito de receptividade (passibilité). Partindo dele, deseja-se mostrar que é possível reconstruir uma concepção de responsabilidade ética no pensamento do filósofo francês, a qual se coloca em sentido
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2015-04
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8. Lomografia : a fotografia como forma de manifestação visual do imaginário contemporâneo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a Lomografia, técnica fotográfica analógica e experimental, como forma de manifestação visual do imaginário contemporâneo. Para tanto, propõe-se a analisá-la a partir de dois eixos principais, a Escrita Fotográfica e o Imaginário, tendo como aporte metodológico a Sociologia Compreensiva de Michel Maffes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/12/2012
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9. Art and life: clinical settings and aesthetics of existence / Arte e vida: ambientações clínicas e estéticas da existência
A escrita desta dissertação foi agenciada privilegiando o encontro circunstancial entre campos teóricos distintos, na tentativa de articular a teoria e os conceitos à dimensão do acontecimento, da experiência. Para tanto, o trabalho apostou na aproximação ou na fusão entre arte e vida, em que proposições dadaístas e surrealistas foram contribuiç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
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10. Poéticas da visualidade em João Cabral de Melo Neto e Joan Miró: a poesia como crítica de arte / Poetics of visuality in João Cabral de Melo Neto and Joan Miró: poetry as art critic
A tese focaliza alguns dos principais poemas de João Cabral de Melo Neto desenvolvidos como crítica poética. O mote da investigação é a construção de uma lírica crítico-discursiva, uma produção artística que avalia a arte com os termos, os instrumentos da própria arte. Esta perspectiva analítica é deflagrada pelos primeiros românticos (Schle
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2012
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11. Pré-adolescência contemporânea: novos desafios e perspectivas para a educação cristã contínua
A dissertação busca investigar e propor alternativas para a ação pedagógico-didática da educação cristã comunitária junto ao público pré-adolescente, inserido em um contexto urbano contemporâneo que frequenta uma comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. A investigação se utiliza de pesquisa bibliográfica teó
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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12. O "homem dos riscos" e o "homem lento" e a teorização sobre o risco epidemiológico em tempos de globalização
Utilizando o tempo como elemento de composição interdisciplinar, discute-se o conceito de risco epidemiológico reconhecendo-se o "homem dos riscos", criado pelo epidemiologista Naomar de Almeida-Filho, e o "homem lento", criado pelo geógrafo Milton Santos. A crítica de Jean-François Lyotard apontando a ciência como discurso que desconsidera a narrativ
Interface (Botucatu). Publicado em: 20/03/2012