Luis Bunuel
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
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1. PENSAR A ARTE NA ANÁLISE DE DISCURSO: UMA ANÁLISE N'O FANTASMA DA LIBERDADE
Resumo A fim de pensar o estatuto da arte a partir da Análise de Discurso (AD), este artigo empreende a teorização do regime estético das artes como Formação Discursiva Estética (FDE). Para exemplificar o funcionamento dessa FD em torno do questionamento das evidências e do estabelecimento do equívoco como modo mesmo de produção de sentidos, lanç
Ling. (dis)curso. Publicado em: 01/08/2019
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2. Discurso e(m) imagem sobre o feminino: o sujeito nas telas / Discourse in image on the feminine: the subject in the screens
Este trabalho aborda a relação da mulher com a sensualidade tal como retratada em quatro filmes dos anos sessenta, oriundos de diferentes países. São eles: Nunca aos Domingos (Pote tin Kiriaki, 1960), de Jules Dassin; Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965), de Roman Polanski; A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967), de Luis Buñuel e A Primeira Noite de um Home
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
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3. Two dogs as an object: surrealistic elements in João Cabral de Melo Neto. Approaches to the cinema / Dois cães como objeto: elementos surrealistas em João Cabral de Melo Neto. Aproximações com o cinema
This dissertation examines the presence of surrealistic elements in the poetic work of the poet João Cabral de Melo Neto (1920 1999), from his literary debut with Pedra do sono, in 1942, until O cão sem plumas (1950). This work, written by the poet during his long sojourn abroad, it will be the main object of this study, the corpus where well describe the
Publicado em: 2010
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4. As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar
Os conceitos de arqueologia e de genealogia desenvolvidos por Michel Foucault são referenciais e elementos dinamizadores da análise em questão, voltada às possíveis articulações entre o cinema de Pedro Almodóvar e as suas textualidades fundadoras # o melodrama cinematográfico, o cinema clássico hollywoodiano, a filmografia de Luís Buñuel, a trilo
Publicado em: 2009
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5. Do olho cortado ao olho embalado: o olhar no filme Um Cão Andaluz à luz da semiótica aplicada de extração psicanalítica / From the sliced eye to the packed eye: the gaze in the film Un Chien Andalou in the light of applied semiotics of psychoanalytic extration
A contemporaneidade está repleta de produtos imaginários e simbólicos que podem ser chamados de surrealistas. De fato, ao longo do século XX o surrealismo extrapolou o âmbito da arte, e deixou marcas em diversas esferas do comportamento social. O presente estudo tem por objetivo analisar o olhar inaugurado pelo filme Um Cão Andaluz e, conseqüentemente
Publicado em: 2008
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6. The meanings of the silences in the works of Manoel de Barros / Despalavras de efeito: os silêncios na obra de Manoel de Barros
Esta pesquisa busca os significados dos silêncios na obra de Manoel de Barros. Eles são observados, basicamente, a partir dos sentidos da visão e da escuta. Os mutismos do autor são analisados dentro da palavra e fora dela: nas entrelinhas, nas relações com outros autores, como Anton Tchékhov, Clarice Lispector e Samuel Beckett, por exemplo. Diálogos
Publicado em: 2007