Literatura Mocambicana Historia E Critica
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
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1. Caminhos minados uma poética da terra no romance O último voo do flamingo de Mia Couto
Em O Último Voo do Flamingo, quinto romance do autor moçambicano Mia Couto, o narrador recria em suas memórias as explosões que vitimaram alguns soldados da ONU em solo africano, em Tizangara, uma pequena vila perdida ao norte de Moçambique. Mas, realmente explodiram esses soldados desaparecidos? Algo estranho acontece, pois, dos corpos explodidos nada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/09/2012
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2. Novas insólitas veredas: leitura de A varanda do frangipani, de Mia Couto, pelas sendas do fantástico / New uncanny paths: reading from under the frangipani, by Mia Couto, for the paths of the fantastic
A presente pesquisa percorre os interiores de uma fortaleza colonial, cenário de A varanda do frangipani, do escritor moçambicano Mia Couto. Nessa obra, o autor estabelece com o leitor um pacto ficcional (ECO, 1994) e o convida a iluminar-se com as diversas micro-narrativas que traçam um paralelo entre o ontem e o hoje de uma varanda que protege e aprisio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
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3. Personagens Negros na Literatura Infanto-Juvenil no Brasil e em Moçambique (2000-2007): entrelaçadas vozes tecendo negritudes
O presente estudo visa a análise dos personagens negros nas narrativas literárias infanto-juvenis publicadas no Brasil e em Moçambique, no período de 2000 e 2007. Partindo da hipótese de que há obras inovadoras no mercado editorial, no que se refere à composição dos referidos seres ficcionais, detivemo-nos sobre dez narrativas ao todo, sendo cinco d
Publicado em: 2010
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4. Nas entrelinhas do espaço: o grotesco e o sagrado em Terra sonâmbula, de Mia Couto
O tema desta dissertação é o espaço do grotesco e do sagrado no livro Terra Sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto. A escolha de tal temática deve-se à proeminência que esta categoria teórica tem assumido nos últimos anos, e principalmente em decorrência das várias possibilidades de leitura deste romance no contexto das literaturas africanas
Publicado em: 2010
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5. Ventos do apocalipse : ventos de mudança em tempos de pós
Este trabalho tem como intuito analisar a obra Ventos do Apocalipse de Paulina Chiziane, escritora moçambicana. A leitura está baseada nos estudos Pós-coloniais, propostos por Homi Bhabha, Stuart Hall e Edward Said (respeitando os desencontros teóricos entre eles, e considerando apenas aqueles que são aplicáveis para esta leitura, que não é teorizaç
Publicado em: 2009
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6. AS REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL E A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO MOÇAMBICANA NOS ROMANCES DE MIA COUTO (1992 2000)
Este trabalho tem como objetivos centrais analisar a reconfiguração da identidade nacional moçambicana após a guerra civil e mostrar de que forma esse novo discurso é representado nos romances de Mia Couto, nomeadamente: Terra Sonâmbula, A Varanda do Frangipani e O Último Voo do Flamingo. O intuito é analisar de que forma esse conflito interno se apr
Publicado em: 2009
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7. AS REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL E A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO MOÇAMBICANA NOS ROMANCES DE MIA COUTO (1992 2000)
Este trabalho tem como objetivos centrais analisar a reconfiguração da identidade nacional moçambicana após a guerra civil e mostrar de que forma esse novo discurso é representado nos romances de Mia Couto, nomeadamente: Terra Sonâmbula, A Varanda do Frangipani e O Último Voo do Flamingo. O intuito é analisar de que forma esse conflito interno se apr
Publicado em: 2009
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8. Por uma poética da voz africana: transculturações em romances e contos africanos e em cantos afro-brasileiros
A partir da leitura comparada de cantos brasileiros e contos e romances africanos escritos em língua portuguesa, propõe-se uma poética da voz africana, fundada nas relações entre experiência, voz, oralidade, hibridismo lingüístico e tradução. A África está representada pela obra dos escritores Luandino Vieira e Mia Couto, de Angola e de Moçambiq
Publicado em: 2008
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9. A poiesis da nação em Mia Couto : fragmentos de um olhar
Este trabalho busca ler as formas de representação da nação moçambicana em gesta na literatura de Mia Couto, a partir da análise de três dos seus romances: Terra sonâmbula, A varanda do frangipani e O último voo do flamingo. Dialoga teórica e criticamente com fragmentos do pensamento benjaminiano, a grande moldura para essa reflexão, atualizados e
Publicado em: 2008
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10. Subjetividades femininas: mulheres negras sob o olhar de Carolina Maria de Jesus, Maria Conceição Evaristo e Paulina Chiziane
Esta dissertação procurou refletir sobre o sujeito feminino nas obras das seguintes autoras: Quarto de despejo: diário de uma favelada, publicado em 1960, da mineira Carolina Maria de Jesus, Ponciá Vicêncio, publicado em 2003, da também mineira Maria Conceição Evaristo Brito, e Niketche: uma história de poligamia, publicado em 2004, da sul moçambic
Publicado em: 2008
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11. Niketche: a dança da recriação do amor poligâmico
A principal questão investigada e comprovada pela leitura de Niketche: uma história de poligamia (2004), da escritora Paulina Chiziane, remete-se às analogias no diálogo plural, no espaço da experiência perceptiva e cultural geradora de imagens libertárias da consciência feminina no contexto poligâmico moçambicano. Na direção da narração intrad
Publicado em: 2008
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12. O inconsciente teorico : investigando estrategias interpretativas de Terra Sonambula, de Mia Couto / Theoretical unconscious : studying critical readings of Terra sonambula, by Mia Couto
A presente tese dedica-se ao estudo de alguns dos pressupostos teóricos subjacentes a leituras críticas de obras das chamadas literaturas africanas de língua portuguesa. Na primeira parte da tese, ?Traçando o percurso: em terra sonâmbula?, em que analisamos o romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, duas estratégias de interpretação adquirem destaque:
Publicado em: 2007