Literatura Medieval
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13. Percorrendo os caminhos da morte rumo à personificação em As Intermitências da Morte e O Triunfo da Morte
This study investigates the death personification as one of the great elements of rupture between the Portuguese Traditional Literature and the Contemporary Literature as a subsidy for reflection on the Portuguese post-modern reality. Facing a stagnant tradition around the lyric, artistic productions appear which searched literary subject from the European i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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14. O maravilhoso medieval nas histórias em quadrinhos
Esta tese consiste em uma investigação crítica e artística da recepção do maravilhoso medieval pelas histórias em quadrinhos (HQs). O objetivo central dos capítulos críticos é discutir como o romance medieval Mélusine ou La noble histoire des Lusignan, de Jean dArras, bem como certos textos do Ciclo Arturiano medieval, são recriados por Camelot 3
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2011
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15. O colar perdido da caligrafia / The lost ring of the Calligraphy
Este é um estudo e uma pesquisa sobre imagens em literatura, cinema, letras e textos em manuscritos e miniaturas árabes e persas. O estudo passa pela novela O colar da pomba, de Ibn Hazm, andaluz do século XI, e suas aparições nem sempre claras no filme de Nacer Khemir, O colar perdido da pomba. O estudo aqui apresentado está relacionado ao meu estudo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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16. O riso diabÃlico residual nâ As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo / Le rire diabolique rÃsiduel dans As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Literatura Regional, tem como objetivos verificar como a Idade MÃdia pensava o riso relacionado ao pecado e ao Diabo, e investigar a remanescÃncia dessa mentalidade e de crenÃas populares medievais no romance As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo, de Nei Leandro de Castro, e na literatura popu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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17. O bifrontismo do feminino em A Demanda do Santo Graal: Redescobrindo o substrato céltico das personagens femininas na busca do Santo Cálix / The dualism of the feminine in the Quest of the Holy Grail
A figura da mulher ocupa significativo papel nas novelas de cavalaria do Ciclo Bretão. Emergindo como um elemento que traz liga às narrativas do lendário artúrico, constitui-se adjuvante essencial e multifacetada na construção dos episódios, numa interação constante com o masculino representado, principalmente, pelos cavaleiros. O Medievo traz à to
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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18. Pelas insólitas sendas de Arnoia, Arnoia, de Xosé Luís Méndez Ferrín: a ressignificação de arquétipos literários do Maravilhoso / By the unusual paths of Arnoia, Arnoia of Xosé Luís Méndez Ferrín: the resignification of literary archetypes of the marvelous
Arnoia, Arnoia, do escritor galego Xosé Luís Méndez Ferrín, recorre a estruturas literárias arquetípicas do Maravilhoso, ressignificando-as. O herói, diante de provações que vivencia, sai em viagem na busca de um lugar ideal, sendo acompanhado de um personagem e variados objetos mágicos. Um passeio pelas sendas de Arnoia, Arnoia obriga a reler crit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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19. Diálogos entre as Barcas vicentinas e a Divina Comédia dantiana: o texto literário ao serviço de projetos moralizadores / Diálogos entre las Barcas vicentinas y la Divina Comedia dantiana: lo texto literario al servicio de proyectos moralizadores
O presente trabalho tem por objeto as moralidades das Barcas de Gil Vicente em diálogo com a Divina Comédia de Dante. Esta, uma epopéia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, aquelas, Auto da Barca do Inferno, Auto da Praia Purgatória e Auto da Embarcação da Glória. Pretende-se apresentar as semelhanças entre as Barcas vicentinas e a comédia dantiana
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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20. Os prazeres do corpo: gula e luxÃria em os maias, de EÃa de Queiroz
Esta pesquisa tem como principal objetivo comprovar que substratos mentais, oriundos de perÃodos anteriores ao Realismo PortuguÃs e relacionados ao corpo â alimentaÃÃo e sexo â, principalmente no que se refere à mentalidade cristà medieval, remanescem nâOs Maias, obra do sÃculo XIX. Buscaremos apoio na Teoria da Residualidade â sistematizada por R
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
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21. A Ilustre Casa de Ramires: entrecruzamento da ficção com a História em Eça de Queirós / The Illustrious House of Ramires: intersection of fiction with History in Eça de Queirós
Esta dissertação investiga o entrecruzamento entre a Literatura e a História no romance A Ilustre Casa de Ramires (1900), do escritor português oitocentista Eça de Queirós, tendo como objetivo evidenciar a maneira como a ficção queirosiana realiza a representação dos acontecimentos históricos, discutindo sobre a dimensão discursiva e narrativa, t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/02/2011
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22. O idealismo cavaleiresco medieval revisitado : três renascentistas antecessores de Dom Quixote e um romântico idealista
O objetivo da presente tese é analisar, por meio das teorias de Mikhail Bakhtin, Erich Auerbach, George Luckács, Ian Watt, Thomas Pavel, Michael McKeon, Menéndes Pelayo, a permanência do idealismo cavaleiresco em quatro obras: três romances do século XVI e um do século XIX, respectivamente: Amadis de Gaula, de Garci Rodriguez de Montalvo, Palmeirim de
Publicado em: 2011
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23. Sem medo das palavras: Introdução à Obra de Lourdes Ramalho
Esta dissertação é uma breve introdução à obra de uma das mais importantes dramaturgas da atualidade: Lourdes Ramalho (Maria de Lourdes Nunes Ramalho, Jardim do Seridó-RN, 1926). A sua produção literária para adultos (peças de teatro e/ou cordéis) foi pensada aqui considerando três aspectos que, relacionados, dão à sua escrita uma forma singul
Publicado em: 2011
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24. A saña no ideal cavaleiresco ibérico do final da idade média a partir da novela "O Amadis de Gaula"
A Igreja cristã classificou a ira, e os atos coléricos em geral, como pecados, ao menos até o séc. XIII, quando os Sete Pecados Capitais deixaram de fazer parte da doutrina oficial. Mas aquela classificação cristalizou-se no imaginário medieval e continuou a ser utilizada. Ao mesmo tempo, o ideal cavaleiresco exalta atos de bravura, de provação e o
Publicado em: 2011