Literatura De Ficcao Por Imagens
Mostrando 13-20 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
13. A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem
O principal objetivo desta pesquisa é examinar, na escritura de Ana Cristina Cesar, em especial nos textos que compõem A teus pés, editado em 1982, as relações entre a tessitura do discurso autobiográfico e o método de montagem cinematográfica. Tal objetivo foi traçado, considerando-se que a obra poética de Ana Cristina Cesar revela, como métodos
Publicado em: 2008
-
14. O trágico e o demoníaco em "O evangelho segundo Jesus Cristo", de Saramago
Este estudo realiza uma análise de O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, partindo do pressuposto de que a obra recupera circunstâncias presentes no trágico grego, lhe oferecendo nova roupagem. Avaliamos, através deste estudo, que determinados fatores pertinentes à época grega, tais como a culpa e a inevitável submissão a um destino ine
Publicado em: 2007
-
15. Dominação e violência, entre a história e a ficção: uma análise do projeto ideológico e do projeto estético de "Sargento Getúlio", de João Ubaldo Ribeiro
Nessa tese, analisamos o romance Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro. Nosso estudo está dividido em duas partes. Na primeira, dedicamos nossa atenção ao projeto ideológico do romance. Mostramos que a obra de Ubaldo permite ver que patrimonialismo patriarcal e burocracia não são tão separadas como, a princípio, era de se esperar. O contexto só
Publicado em: 2007
-
16. O dever da faceirice : o corpo e feminidade no colunismo e na ficção de Clarice Lispector / O dever da faceirice : o corpo e feminidade no colunismo e na ficção de Clarice Lispector
A escritora Clarice Lispector foi autora das colunas Entre Mulheres, no jornal Comício (1952) e Correio Feminino: Feira de Utilidades, no jornal Correio da Manhã (1960). Assinando com os pseudônimos Tereza Quadros eHelen Palmeremantendo um diálogo de amiga com suas leitoras, Clarice as aconselhava na contramão do pensamento patriarcal e conservador da �
Publicado em: 2007
-
17. A fotografia em Las babas del diablo e em Blow-Up : marca de indecisões
Esta dissertação é um estudo sobre o conto Las babas del diablo, de Julio Cortázar, e do filme Blow-Up, de Michelangelo Antonioni. Entre as inúmeras portas de entrada para abordar essas duas obras, optamos por explorá-las pelo caminho da fotografia, que é, a um só tempo, eixo temático ficcional do conto e do filme e também mola propulsora para um d
Publicado em: 2007
-
18. O livro de imagens e as multiplas leituras que a criança faz do seu texto visual
Neste estudo qualitativo, procurei investigar quais as relações que a criança pequena (de 6 anos) estabelece com os livros de imagens, cujo texto é puramente ou principalmente visual, conforme afirma Luís Camargo. Ou seja, mesmo que a narrativa possa ser iniciada ou concluída com alguns versos e frases ou que as ilustrações sejam implementadas com al
Publicado em: 2001
-
19. As imagens de Cristo na obra de Eça de Queiroz
Este trabalho se propõe a analisar as formas como a figura de Jesus aparece representada na obra ficcional de Eça de Queiroz, tomando por base, principahnente, três momentos dessa representação: A relíquia, "A morte de Jesus" e "O suave milagre". À análise dos textos se seguirá o confronto com as exegeses laicas que, ao que tudo indica, foram usadas
Publicado em: 2000
-
20. A adaptação em Vale Abraão : do romance de Augustina Bessa-Luis ao filme de Manoel de Oliveira
Questionando a prática da adaptação de textos literários para o cinema, neste trabalho se analisa Vale Abraão, fTuto da parceria entre a romancista portuguesa Agustina Bessa-Luís e o cineasta Manoel de Oliveira. Romance publicado em 1991 e posteriormente levado às telas em 1993, em Vale Abraão as possibilidades de reflexão sobre a adaptação se amp
Publicado em: 1999