Lirismo Amoroso
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1. A farsa do vilão arrependido: François Villon e o teatro burlesco medieval na França
Resumo A imagem contemporânea de François Villon remonta ao final do século XIX, quando o poeta medieval foi considerado pela historiografia literária o criador do lirismo moderno na França. No entanto, há diversas evidências de que os testamentos de Villon pertencessem ao gênero do teatro burlesco medieval chamado de “monólogo dramático”. Essa
Alea. Publicado em: 2017-12
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2. Modulações do erotismo em Manuel Bandeira / Nuances of eroticism in Manuel Bandeira
O foco deste estudo é a investigação dos traços constitutivos do erotismo e suas modulações em Manuel Bandeira pelo viés temático-estilístico. Para isso, foram analisados poemas em que a nudez está alçada ao patamar contemplativo; em que a finitude da matéria e a transcendência espiritual confluem; em que sujeito e objeto se entregam sem modera�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2012
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3. O limiar da carne: amor e erotismo na poesia de Hilda Hilst
O presente trabalho visa delimitar os espaços ocupados pelos discursos erótico e lírico-amoroso na obra poética de Hilda Hilst (1930-2004), a partir de uma leitura focada em poemas dos seguintes livros: Júbilo, memória, noviciado da paixão (2001), Exercícios (2002) e Cantares (2004). Para estabelecer e reconhecer as fronteiras de sua tessitura poéti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/09/2011
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4. Repente: do canto Ãrabe aos sertÃes nordestinos
O Repente à o que se pode chamar, com exatidÃo, de arte democrÃtica, fruto que à do espaÃo que ocupa, da caracterÃstica de seus produtores, dos motivos da terra e das suas gentes. Seu nascedouro sÃo aglomerados humanos, rurais, de igual padrÃo social; seus feitores sÃo artistas nitidamente populares, cantadores do lugar; seus temas sÃo estimulados
Publicado em: 2004