Lingua Inglesa Estudo E Ensino Ensino Auxiliado Por Computador
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Metáforas na rede: mapeamentos conceituais de estudantes universitários sobre aprendizagem de inglês
De acordo com Lakoff e Johnson (1980), o pensamento humano é governado por conceitos, não sendo estes somente questões do intelecto. Para os autores, nosso sistema conceitual é predominantemene metafórico e possui um papel fundamental na definição das realidades humanas. Dessa forma, as metáforas são um processo cognitivo básico e estruturam nosso
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
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2. Validade ecológica de um simulador de voo para PC no uso de inglês como L2
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a validade ecológica de um jogo simulador de voo para PC como ferramenta de suporte para o estudo do uso situado de inglês como L2 por pilotos. Com o amparo da teoria da cognição distribuída, buscou-se primeiro compreender como os processos representacionais de instruções específicas do controle de tráfego
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2011
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3. Os Jogos MMORPG como Auxiliares no Processo de Aquisição de Língua Inglesa
O desenvolvimento e popularização de recursos computacionais e tecnológicos nos últimos anos trouxeram novas possibilidades e potenciais de interação aos seus usuários. Dentre essas possibilidades, uma, ainda pouco explorada nesse campo, é a utilização de jogos eletrônicos comerciais (ou games) atuando como ferramentas auxiliares na aprendizagem,
Publicado em: 2011
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4. Socializando e aprendendo: a incorporação da rede social orkut ao ensino de língua inglesa
A incorporação de ambientes virtuais em contextos instrucionais tem sido uma prática cada vez mais comum em nossa sociedade. A adoção de ambientes não formais, ou seja, não projetados para fins pedagógicos, tem crescido consideravelmente devido às novas demandas educacionais que inserem o aprendiz como centro do processo de ensino-aprendizagem e pri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2010
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5. A linguagem de Role Playing Games Digitais e o ensino de inglês
O trabalho aqui desenvolvido é interdisciplinar e teve como objetivo a análise dos verbos mais freqüentes no corpus de estudo, seus colocados e os padrões lexicais que aparecem nos textos de videogames, especificamente os Role Playing Games Digitais (RPGs). Propomos, com base nos resultado, um material didático para o ensino de inglês utilizando os pad
Publicado em: 2008
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6. A leitura de hipertextos em inglês por alunos do ensino médio
This study aims at (1) developing English reading activities for students of Ensino Médio focused on the education of a reader who is able to establish responsive understanding of the texts he reads and (2) analyzing the students interactions with selected website hypertexts in order to understand which aspects of the interaction may enhance meaning constru
Publicado em: 2008
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7. Práticas de leitura em inglês em ambiente digital e sua relação com o interesse e a participação de alunos de uma escola pública
This research has begun from experiences with students of a public school in São Paulo. At the beginning, it was focused on the social and digital inclusion of those students through reading practices in English, in digital settings. Those practices have happened during computer mediated classes, in the computer laboratory of the school. However, many conte
Publicado em: 2008
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8. Aluno letrado, professor iletrado digitalmente?: reflexões sobre a docência de inglês em cursos superiores de informática
This study aims at describing and interpreting the classroom practice of English teachers who perceive themselves as digitally illiterate while evaluating their university Technology students as digitally literate. By addressing such a phenomenon of lived experience, this investigation therefore aims at reflecting upon teaching practice and digital literacy
Publicado em: 2008
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9. Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
Esta pesquisa objetiva investigar que experiências de aprendizagem foram proporcionadas a um grupo de alunos de sexta série do Ensino Fundamental, ao fazerem um curso de inglês mediado pelo computador. O curso tinha como meta não só trabalhar a compreensão escrita por meio de histórias em quadrinhos impressas e digitais, mas também desenvolver um pro
Publicado em: 2007
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10. Desenvolvimento de um software para preparação de aulas de inglês com corpora
O trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento de um software para preparação semi-automática de aulas de leitura de inglês com corpora para elaboração de materiais didáticos que privilegiem a língua em uso. Para tanto, o trabalho encontrou suporte teórico na Lingüística de Corpus. A Lingüística de Corpus é uma área inserida na esfe
Publicado em: 2007
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11. O computador no ensino-aprendizagem presencial de língua inglesa para professores em formação
The present study describes and interprets an experience of teachinglearning English mediated by computer in a face-to-face environment, lived by undergraduate students of Languages. The study also focuses on the representations these students had about using computers for language teaching purposes, before and after the accomplishment of two sequenced commu
Publicado em: 2007
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12. Avaliação de software educacional para ensino aprendizagem de Inglês para a escola pública: coletando subsídios avaliativos
This research is a result of the concerns I had as a professional in education related to the evaluation of didactic material, which nowadays include not only printed material but also material connected to technology, such as softwares and online courses. This research aims at evaluating an educational software recommended to be used at the public schools o
Publicado em: 2007