Lego Mindstorms
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1. A HYBRID APPROACH FOR SIMULTANEOUS LOCALIZATION AND MAPPING WITH SONAR BASED ROBOTS AND EXTENDED KALMAN FILTER / UMA ABORDAGEM HÍBRIDA PARA LOCALIZAÇÃO E MAPEAMENTO SIMULTÂNEOS PARA ROBÔS MÓVEIS COM SONARES ATRAVÉS DE FILTRO DE KALMAN ESTENDIDO
Este trabalho aborda o problema da Localização e Mapeamento Simultâneos em ambientes estruturados, utilizando um robô móvel equipado com sonares, bússola eletrônica e encoders. Na modelagem sugerida há a construção do mapa do ambiente e a localização do robô de forma interativa. O método proposto, denominado de LMS-H (Localização e Mapeamento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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2. Utilização de redes neurais de Spikes para tarefas de navegação de agentes robóticos autônomos
Detectar e prevenir possíveis colisões é um dos aspectos mais importantes na robótica móvel. Esta tarefa, embora aparente facilidade quando executada por seres vivos, mantêm sua dificuldade quando modelada e executada por agentes robóticos autônomos. Além disso, roboticistas e pesquisadores têm sempre encontrado na natureza uma fonte inesgotável d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/03/2011
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3. Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
A presente dissertação objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) utilizando o kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva, de Bärbel Inhleder, foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para reso
Publicado em: 2011
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4. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional
Neste trabalho propomos uma metodologia para o ensino de robótica no Ensino Fundamental, baseada na teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky. Esta metodologia em conjunto com o kit Lego Mindstormsr e um software educacional (uma interface para controle e programação de protótipos) compõem o sistema de robótica pedagógica denominado RoboEduc. Para o de
Publicado em: 2009
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5. Robótica cognitiva: programação baseada em lógica para controle de robôs
A área de Robótica Cognitiva tem como principal objetivo desenvolver agentes robóticos capazes de realizar funções de alto-nível, especificando o programa de controle do robô em uma linguagem de programação baseada em lógica. Desta forma, é possível declarar e verificar propriedades do agente como prova de teoremas. Além disso, uma especificaç�
Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica. Publicado em: 2007-06