Latour Bruno
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25. Conquistar o Tertium Datur: Sloterdijk Em defesa de uma “antropologia cibernética” (entre Heidegger, Günther e Latour)
Resumo: Martin Heidegger desenvolveu uma análise da metafísica e da tecnologia que questionava radicalmente seus pressupostos ontológicos. Contudo, para Peter Sloterdijk, autor de uma revisão do motivo da clareira (Lichtung) heideggeriana intitulada Domesticação do ser: clarificando a clareira, Heidegger padece daquilo mesmo que ele critica: uma pendê
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2020-03
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26. A institucionalização da agroecologia no Brasil: trajetórias acadêmicas e laços discursivos*
Resumo O fomento da atividade produtiva agroecológica no Brasil se dá por meio do trabalho conjunto de um grupo de indivíduos, representantes de discursos e instituições, os quais se constituem como atores-chave para o entendimento das dinâmicas atuais do rural brasileiro. Neste artigo, analisamos a institucionalização do campo agroecológico naciona
Soc. estado.. Publicado em: 2020-01
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27. PEDAGOGIAS DO SOCIAL E DO AFETIVO EM "CAPÍTULO DOS CHAPÉUS", DE MACHADO DE ASSIS
Resumo Este artigo discute algumas tendências críticas seminais em torno da prosa machadiana, notadamente aquelas que trabalham com o conceito de sociedade enquanto categoria sociológica sumária. Para tanto, analisa aspectos do conto "Capítulo dos chapéus", aproximando-os das propostas teóricas do antropólogo Bruno Latour (2012) acerca da noção de
Machado Assis Linha. Publicado em: 25/11/2019
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28. A imaginação romântica como neurose? O debate freudiano sobre o animismo e a questão do olhar em E. T. A. Hoffmann
Resumo O trabalho retoma a análise freudiana de Der Sandmann, presente num ensaio de 1919 que se provou paradigmático para as interpretações futuras da obra de E. T. A. Hoffmann. No dito ensaio, o pai da psicanálise faz diversos juízos sobre a construção argumentativa da novela romântica que, nos estudos literários, vêm sendo indevidamente atribu�
Pandaemonium ger.. Publicado em: 22/07/2019
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29. DIGRESSÕES ACERCA DA NOÇÃO DE ESTILO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PERSPECTIVA NÃO MODERNA DO EU
Resumo O presente artigo pretende discutir a noção de estilo como possibilidade de rever a noção de sujeito numa perspectiva não moderna. A inspiração que nos dá suporte advém da Teoria Ator-rede (TAR), proposta por Bruno Latour e outros autores. O ponto de partida da TAR são as conexões, os laços que articulam humanos a não humanos, tecendo e c
Psicol. Soc.. Publicado em: 10/06/2019
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30. Tempo Fóssil: petróleo, arte e corpo na cosmopolítica do Antropoceno
Resumo: Uma investigação artística e teórica sobre os combustíveis fósseis, os agenciamentos industriais na natureza e seus reflexos nas estruturas sociais e sistemas de poder. Com o objetivo de examinar a atuação das artes nos embates cosmopolíticos do presente - especialmente diante da nova época geológica, Antropoceno - o artigo observa a perfo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-03
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31. Um sermão filosófico travestido de conhecimento social: a etnografia da ciência de Bruno Latour
Resumo O artigo apresenta uma reflexão sobre a crítica da epistemologia normativa levada a cabo por Bruno Latour em seus estudos da comunidade científica, com mais exatidão nos livros A vida de laboratório e Ciência em ação, sublinhando basicamente duas dificuldades internas dessa crítica, a saber: 1) na etnografia da ciência desenvolvida por Latou
Sociologias. Publicado em: 2017-12
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32. Moeda e troca na constituição moderna
Resumo O artigo propõe uma interpretação da concepção clássica da moeda como instrumento neutro de trocas mercantis puras a partir do conceito de constituição proposto por Bruno Latour em Jamais Fomos Modernos. Trata-se de sustentar a hipótese da associação entre a constituição epistêmica da modernidade e a ortodoxia monetária, na medida em qu
Econ. soc.. Publicado em: 2017-08
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33. Bruno Latour no jardim da ilustração arqueológica
Resumo Este ensaio explora uma técnica específica de ilustração utilizada por arqueólogos mesoamericanistas: o desenho linear e, particularmente, o método de combinar croquis de detalhes de grandes artefatos juntos em uma única página. O ensaio começa com o texto de Bruno Latour, intitulado “Drawing things together”, no qual ele argumenta que bo
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-08
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34. Teoria ator-rede em estudos organizacionais: análise da produção científica no Brasil
Resumo Neste artigo, analisa-se a produção de estudos que adotaram a perspectiva teórica e metodológica da teoria ator-rede (TAR) em estudos organizacionais publicados no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica e mapeamentos bibliométricos, sociométricos e cientométricos, analisaram-se 15 artigos publicados em periódicos brasileiros da área de a
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2017-07
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35. REDES EM CONEXÃO COM A TEORIA ATOR-REDE NA PSICOLOGIA NO BRASIL
RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar alguns usos da Teoria Ator-Rede (TAR) por psicólogos no Brasil. Para tanto, elegemos como foco analítico artigos indexados no Qualis Capes da Psicologia, observando os seguintes aspectos: temas afins; materialidades envolvidas; metodologias; estratégias de análises. Concluímos que a TAR é utilizada desde 199
Psicol. Soc.. Publicado em: 2016-12
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36. ASSIMETRIAS DA ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA DE BRUNO LATOUR
Bruno Latour oferece uma das mais interessantes críticas à modernidade ocidental. Seu postulado básico é considerar equanimemente humanos e não humanos, tratando de maneira rigorosamente simétrica o social, a natureza e o discurso. O artigo avalia em que medida a simetria é preservada à luz de quatro pontos críticos: a rede de atores é na verdade u
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 03/11/2016