Lan House
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1. Análise da rede de atores na trajetória de implantação de lan houses no Brasil e seu possível papel de agente propiciador de inclusão digital
A Lan House, surgida no Brasil como um meio de entretenimento para os jovens, se tornou, em um curto espaço de tempo, uma febre nas periferias das grandes cidades brasileiras. Essa disseminação se deu, principalmente, após o programa “Computador para Todos” lançado pelo Governo Federal a título de política pública de inclusão digital. Assim, as
Publicado em: 27/07/2012
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2. Do pandiabolismo intertextual de Joel-Peter Witkin / The intertextual pandiabolism from Joel-Peter Witkin
Na tentativa de se aproximar do conceito de pandiabolismo criado por Wolfgan Kayser, este estudo se detÃm sobre a anÃlise da riqueza intertextual que as cinco dÃcadas de trabalho do fotÃgrafo Joel-Peter Witkin, documentadas no livro The Bone House, oferecem como objeto. Como metodologia à anÃlise intertextual das imagens de Witkin, opta-se pela crÃtic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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3. A perspectiva dialógica no agir empreendedor: um estudo de caso em uma lan house
A tecnocultura é um fenômeno atual e abrangente que age como um mediador entre o homem e o mundo alterando algumas das suas características fundamentais (e.g., as interações sociais, a relação do homem com o tempo/espaço, a construção da subjetividade e a percepção do próprio corpo). Um ambiente de negócios característico desse fenômeno socia
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2012-12
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4. APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO / Appropriation of Internet by young people in lan-house: the educational aspects of its forms of use
Este estudo foi realizado dentro da linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objetivo desta dissertação foi investigar a cultura digital dos jovens, visando identificar os aspectos educativos de suas formas de apropriação da internet
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2010
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5. Plano de negócios para abertura de uma Lan House no Centro de Porto Alegre : "Cyber LAN"
O presente trabalho de conclusão do curso de graduação em Administração, trata da elaboração de um Plano de Negócios que tem por objetivo verificar a viabilidade para abertura de uma lan house localizada no centro de Porto Alegre a qual será denominada Cyber LAN. Na primeira parte, o trabalho aborda brevemente o empreendedorismo como conceito e proc
Publicado em: 2010
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6. Navegando por entre trilhas digitais com novas e velhas gerações
The present research was orientated by three questions: How does the access of Internet and computer by young and old people take place? Which literacy practices are involved in this process? How do young and old people get used to virtual space? In order to answer such questions, it was important to comprehend the motivation that lead people from 14 to 24 a
Publicado em: 2010
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7. From legal commons to social commons: Brazil and the cultural industry in the 21st century
This article describes some of the current transformations regarding the processes by which information and culture are generated, from the point of view of developing countries. In this brief analysis, the article discusses the role of projects such as Creative Commons for developing countries. It also discusses the idea of legal commons and social commons.
Publicado em: 17/06/2009
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8. O bairro está on-line? Vivências e sociabilidade(s) juvenis em um bairro da região metropolitana de Belo Horizonte
É possível pensar na idéia de uma periferia na ou da Internet? A partir de uma perspectiva etnográfica essa pesquisa busca descrever algumas práticas juvenis que supõem a formação de vínculos e relações que implicam em determinadas maneiras de vivenciar um bairro de periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte - Nova Contagem -. São privi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/02/2009
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9. Ambiente de Aprendizagem na Escola Noturna : Ensinando e Aprendendo Matemática com Tecnologias da Informação e Comunicação
Nessa investigação, procuramos trabalhar com os saberes coletivos na escola pública estadual na disciplina de Matemática em duas turmas do segundo ano do ensino médio noturno no conteúdo de Trigonometria com a utilização das novas tecnologias aplicadas ao ensino. Transformar a escola em um ambiente de aprendizagem e não fixá-lo apenas à sala de au
Publicado em: 2009
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10. Vida na rede : uma análise antropológica da virtualidade
Essa tese de doutorado tem o caráter antropológico e é o resultado de uma investigação sobre a virtualidade gerada pelo ciberespaço, que é materializado na Rede de computadores da Internet e as atuais tecnologias digitais e informáticas. Foram pesquisadas três instâncias empíricas em que a dimensão virtual se consolida como condição de interaç
Publicado em: 2008
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11. Jogos eletrônicos: entre a escola e a lan house
Atualmente, a vida está imersa em imagens que provocam, seduzem e até mesmo manipulam nossos pensamentos e decisões. Esta problemática tem sido abordada em muitas pesquisas no âmbito acadêmico seja nas áreas específicas, seja no campo da educação. No universo do entretenimento, os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano de um grande número de
Publicado em: 2007
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12. Psicossomática e tecnologia: stress em jogadores de lan house
This dissertation intends to analyze the stress in players from the prolonged use of the network games in LAN HOUSES. It dedicated to trace a revision of the literature about this subject, noticing the bibliographical shortage in relation of the studied object, as well as the references that give support to the concept of Pathological Game. This concept, in
Publicado em: 2006