K84 Outras Doencas Cardiacas
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. Prevenção Clínica da Doença Cardiovascular
Abuse das cores e inclua legumes e vegetais diariamente. Para os pais que não dispõem de muito tempo, o melhor é deixá-los lavados e cozidos em recipientes plásticos, prontos para serem temperadas no momento de servir.
. Publicado em: 12/06/2023
-
2. O adesivo de nicotina é seguro na cardiopatia isquêmica?
Na abordagem do tabagismo, a reposição de nicotina (adesivo e goma de mascar) é uma terapia segura na grande maioria dos casos, inclusive em pacientes com angina estável.
Apesar de a nicotina aumentar o trabalho miocárdico e ter efeitos de aumento tanto da frequência cardíaca quanto da pressão arterial, até o momento, nenhum estudo demonstr
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
3. Quais são as principais causas de bloqueio de ramo direito (BRD)?
O bloqueio de ramo direto (BRD) acontece por um retardo na condução do estímulo elétrico em qualquer porção intraventricular desse ramo, resultando em um padrão eletrocardiográfico característico que inclui três critérios: (fig.1)
O bloqueio é definido como incompleto quando o QRS tem duração entre 110 e 120ms, na presença dos outros
Núcleo de Telessaúde HC UFMG. Publicado em: 12/06/2023
-
4. Como proceder frente a uma parada cardiorrespiratória em ambiente não hospitalar?
No que se refere à respiração boca a boca, muitos leigos e até alguns profissionais de saúde sentem um pouco de medo de fazer a respiração numa pessoa desconhecida, temendo contrair doenças. Além disso, ela pode ter apresentado vômito ou qualquer outro problema que causam constrangimento. Por isso, hoje a recomendação mundial é realizar a mas
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
5. Qual é a redução de risco para mortalidade geral quando um paciente com doença arterial coronariana pára de fumar?
Pacientes com Doença Arterial Coronariana (DAC) que param de fumar têm substancial redução do risco relativo para mortalidade geral, da ordem de 36% (RR de 0.64 – 95% IC 0.58 to 0.71).
Uma revisão (1) mostrou que pessoas que param de fumar após o diagnóstico de DAC ou após revascularização tem uma substancial redução do risco de mort
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
6. Como é feito o diagnóstico de Cardiomiopatia Hipertrófica?
A cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é caracterizada por significativa hipertrofia do ventrículo esquerdo (VE), sem uma causa óbvia como hipertensão arterial ou estenosa aórtica. A doença acontece na proporção de 1:500 na população geral e tem caráter genético, com herança autossômica dominante.
Muitos pacientes são assintomáticos, m
Núcleo de Telessaúde HC UFMG. Publicado em: 12/06/2023