Jovem Lukacs
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. As Noções de Stimmung em uma Série Histórica: entre Disposição e Atmosfera
RESUMO: A relação entre arte e filosofia é examinada com base na noção de Stimmung, que surge no século XVIII, na teoria musical, como relação de proporção entre tons ou instrumentos, sendo, em seguida, transposta para a estética, no final do século, com Kant e Fichte. Em Kant, a Stimmung refere-se à disposição das faculdades de conhecimento p
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
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2. Hegel e o jovem Lukács: da consonância estética à dissonância política
Este trabalho desenvolve a concordância estética e a diferença política entre Hegel e o jovem Lukács da "Teoria do romance". O jovem autor húngaro se apropria da estrutura conceitual da "Estética" de Hegel, pois entende as formas poéticas em sua relação com o desenvolvimento do conteúdo histórico. Lukács e Hegel concebem, desse modo, as duas for
Kriterion. Publicado em: 2014-06
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3. Antes de História e consciência de classe
Apesar dos esforços dos comentadores em assinalar uma continuidade e uma presença da obra inicial de Georg Lukács em seu primeiro livro marxista, História e consciência de classe, um exame cuidadoso de seus primeiros livros e manuscritos desmente essa hipótese. Além da evidente discrepância formal patente em seus primeiros trabalhos, marcados por sú
Estud. av.. Publicado em: 2013
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4. Totalidade estrangulada: o fáustico belmiriano à luz da forma do romance
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura do problema fáustico presente na obra O amanuense Belmiro , de Cyro dos Anjos, segundo algumas das idéias centrais de A teoria do romance , do jovem Lukács. O estudo que propomos parte de alguns conceitos da estética hegeliana como o fim da arte e o prosaísmo do mundo moderno, bem como da teoria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2012
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5. A ironia na teoria do romance: da exigência normativo-composicional do romance em Goethe ao viver a arte em Novalis
O presente artigo busca explicitar o conceito de ironia na Teoria do romance. A explicitação do conceito de ironia se desdobrará num desenvolvimento duplo: como exigência normativo-composicional e como radicalização subjetiva que excede a normatividade. No primeiro sentido, a ironia configura subjetivamente uma totalidade na obra épica, partindo da su
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2012-08
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6. Dialética e formalismo conceitual: sobre as contradições internas à Teoria do romance / Dialectic and conceptual formalism: about internal contradictions of the theory of the novel
Este trabalho tem como ponto de orientação a relação da Teoria do romance de Lukács com a filosofia da arte de Hegel. O confronto com Hegel se coloca como tentativa de aclarar conceitualmente as relações da obra do jovem Lukács com as suas categorias estético-filosóficas, na medida em que essas últimas apontam para o problema da arte na experiênc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/09/2011
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7. O lirismo em György Lukács
O artigo visa a examinar o tratamento dado ao lírico na obra estética do jovem Lukács. Em A alma e as formas o autor examina a poesia de Stefan George, encontrando nela elementos formais que apontam para o surgimento de um novo lirismo. Tal "forma significativa" possibilita ao autor introduzir uma abordagem do conceito de modernidade, em viés crítico e
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2009-06
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8. Projeto Orquestra Sinfônica Jovens de Sergipe: arte e história / Youths Symphonic Orchestra Project from Sergipe: art and history
A reflexão contida neste trabalho visa a rememorar o Projeto Orquestra Sinfônica Jovens de Sergipe, desenvolvido nos anos de 2005 e 2006 nas cidades de Aracaju e Itabaiana, como uma atividade privilegiada de expressão da arte, apontada como uma forma de inclusão social para crianças e jovens. Traz como orientação teóricometodológica as reflexões de
Publicado em: 2009
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9. O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács
O presente artigo investiga como A teoria do romance (1916) de G. Lukács, um texto fragmentado e de ocasião, tornou-se um clássico da reflexão sobre a modernidade. Para Lukács, o romance é a forma artística que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo, vivida pelo homem contemporâneo. Utilizando o conceito de "símbolo esvaziado" este texto a
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2006
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10. O "jovem" Lukács: trágico, utópico e romântico?
Dada o caráter polêmico da trajetória intelectual do "Jovem" Lukács, sobretudo em relação às obras A alma e as formas e A teoria do romance, o objetivo central do presente artigo é delinear com largos traços a trajetória de Lukács em sua fase de juventude, tendo como base seus próprios textos e depoimentos, com vistas a problematizar certas atrib
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-12
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11. A sociologia da literatura de Lucien Goldmann
OS ESTUDOS literários de Lucien Goldmann conheceram duas fases distintas. Na primeira, apoiando-se principalmente nas contribuições do jovem Lukács (A alma e as formas e Teoria do romance), Goldmann buscou estabelecer uma homologia entre a forma romanesca e a vida social e, ainda, recorrendo à História e consciência de classe, procurou dar um tratamen
Estudos Avançados. Publicado em: 2005-08
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12. De História e consciência de classe a Dialética do esclarecimento, e volta
A publicação deste polêmico artigo é uma homenagem de Lua Nova aos oitenta anos de História e Consciência de Classe, de Georg Lukács. Seu autor faz um resgate do jovem Lukács, identificando os pressupostos e idéias que tornam esse livro de 1923 não tanto filosoficamente, mas politicamente, um feito revolucionário, em sintonia com o ''Evento de 191
Lua Nova: Revista de Cultura e Política. Publicado em: 2003