Johan Huizinga
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. Clio e Melpomene: a correspondência entre Johan Huizinga e André Jolles sobre a escrita da História
RESUMO Este artigo analisa a relação entre História e Literatura a partir da correspondência entre o historiador da cultura Johan Huizinga e o historiador da arte e da literatura André Jolles, em 1925, intitulada Clio e Melpomene. Amigos desde o final da década de 1890, Huizinga e Jolles compartilharam ao longo de suas carreiras um conjunto amplo de qu
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2016-12
-
2. Jogar-brincar : da maneira de executar as propostas à circulação no território da arte
Esta pesquisa aborda os procedimentos de execução das propostas artísticas realizadas entre 2002 e 2005 que acontecem no cruzamento entre a execução das ações, registros fotográficos e videográficos. Aborda, também, a utilização do suporte álbum e livro como veículo de circulação no território da arte. Utiliza os termos jogar-brincare territ
Publicado em: 2011
-
3. Caixa de brinquedos e brincadeiras: uma aliada na construção de atitude lúdica para a ressignificação da prática pedagógica do movimento na educação infantil / Toy and game box:: an ally in the construction of ludic attitude for the redefinition of movement pedagogical practice in child education
The present work relies on the premise that teacher formation programs should incorporate a ludic dimension likely to be expressed in ludic attitude signals discernable in the pedagogical practice. Ludic attitude is here understood as a behavior manifest through signals that indicate wholeness, presence, flexibility and improvisation, i.e., expressions of su
Publicado em: 2010
-
4. Desfuncional / Defunctional
Desfuncionalizar as linguagens desfuncionalizar a cultura desfuncionalizar a vida. esta frase, com que a professora lucrécia ferrara sintetizou minha pesquisa, orientou a elaboração deste trabalho, iniciado pela leitura das obras fonte (1917), de marcel duchamp, e a traição das imagens (1928), de rené magritte. tais obras, como jogos de linguagens que
Publicado em: 2010
-
5. Brinquedos e cultura: o universo lúdico na contemporaneidade
Esta dissertação investiga a intricada trama de relações que se tece entre os brinquedos e a cultura, apresentando algumas transformações sócio-culturais que ocorreram desde a sociedade medieval até a sociedade pós-moderna, evidenciando como os traços culturais de cada época, de cada contexto sócio-histórico acabam por revelar-se nos brinquedos.
Publicado em: 2006
-
6. Jogos nas aulas de matemática : brincadeira ou aprendizagem? o que pensam os professores?
As escolas contemporâneas estão passando por um processo de transformação, buscando um ensino mais significativo e atraente para o aluno. Frente à essa realidade, está sendo solicitado aos professores que façam uso de diferentes ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem, como por exemplo, os jogos. Contudo, resta a dúvida de como usá-los:
Publicado em: 2005