Jogo Educativo
Mostrando 1-12 de 76 artigos, teses e dissertações.
-
1. Quais atividades de educação em saúde podem ser desenvolvidas em crianças em idade escolar de 04 a 10 anos além dos métodos mais utilizados (escovação, palestras e vídeos) ?
Educação em saúde bucal é o processo pelo qual as pessoas ganham conhecimento, seconscientizam e desenvolvem habilidades necessárias para alcançar a saúde bucal. Portanto, ela é focada em oportunidades de aprendizagem. Como ressaltaste em tua pergunta, algumas atividades parecem não motivar os alunos ou mesmo causar resistência. Neste sentido, a
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
2. Que tipo de dinâmicas e atividades lúdicas podem ser realizadas pela equipe de saúde na prevenção de queimaduras em ambiente escolar?
A escola constitui-se em espaço ideal para fortalecer a implantação, de “sementes” preventivas em relação aos acidentes com crianças e adolescentes (
). Como opções para se trabalhar a educação em saúde e reforçar a integração entre os profissionais da saúde e da educação, podem ser utilizadas diversas estratégias como dinâmic
Núcleo de Telessaúde Sergipe. Publicado em: 12/06/2023
-
3. Intervenção de enfermagem baseada na teoria de Neuman mediada por jogo educativo
Resumo Objetivo Avaliar intervenção de enfermagem baseada na teoria de Betty Neuman mediada por jogo educativo no que tange à redução dos níveis de ansiedade e estresse vivenciados pelos usuários submetidos à revascularização miocárdica. Métodos Trata-se de estudo de intervenção, realizado com usuários em pré-operatório de revascularizaç�
Acta paul. enferm.. Publicado em: 02/12/2019
-
4. DEVELOPMENT AND VALIDATION OF A SMARTPHONE EDUCATIONAL GAME REGARDING HEALTHY LIFESTYLE HABITS FOR ADOLESCENTS
RESUMO Objetivo: elaborar e validar conteúdo e aparência de um jogo educativo sobre hábitos de vida saudáveis para adolescentes. Método: estudo metodológico realizado em 2016, Picos (Brasil). Para a elaboração da versão inicial do jogo, realizou-se um levantamento de informações científicas e escolha do conteúdo que se desejava ensinar. Ao fin
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 14/10/2019
-
5. Efeito de um programa educativo no conhecimento e na qualidade dos registros da pressão arterial
Objetivo avaliar o efeito de um programa educativo sobre o registro da pressão arterial para profissionais de enfermagem em relação ao conhecimento teórico e à qualidade desses registros. Método estudo quase-experimental conduzido em um serviço hospitalar localizado no município de São Paulo. O conhecimento teórico de 101 profissionais foi mens
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 07/10/2019
-
6. Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
Resumo Objetivo Construir serious games educativo para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Métodos Pesquisa metodológica, fundamentado no design centrado no usuário e efetivado em três etapas: revisão de literatura e envolvimento dos sujeitos; concepção e produção do protótipo; avaliação da usabilidade. Resultados a produção do ser
Acta paul. enferm.. Publicado em: 12/08/2019
-
7. Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos
Resumo OBJETIVO Evidenciar o papel do enfermeiro como gerente de projeto nas fases de planejamento e desenvolvimento de um jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos para técnicos de enfermagem. MÉTODO Relato de caso de experiência no emprego da metodologia ágil Scrum com o objetivo da criação do jogo educativo, realizada em reuniões quinzen
Rev. Gaúcha Enferm.. Publicado em: 08/04/2019
-
8. Desenvolvimento de um jogo virtual simulado em suporte básico de vida
RESUMO Objetivo: Validar o conteúdo de um objeto virtual de aprendizagem no formato de jogo educativo simulado, tipo Role Playing Game, sobre suporte básico de vida para acadêmicos e profissionais de saúde. Método: Estudo metodológico, de construção e validação de conteúdo de um objeto virtual de aprendizagem, com abordagem quantitativa dos da
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 01/11/2018
-
9. Construção e validação de jogo educativo para gestantes
Resumo Objetivos: Elaborar jogo educativo para orientação de gestantes sobre seus direitos e as boas práticas no processo de parir e validar o conteúdo das informações textuais e imagens do jogo com a colaboração de juízes. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, quantitativa. A validação do conteúdo foi realizada por 10 juízes. Resu
Esc. Anna Nery. Publicado em: 23/04/2018
-
10. Revalidação de jogo para ensino da medida auscultatória de pressão arterial: estudo-piloto
RESUMO Objetivo: Adaptar um jogo educativo pré-existente, tornando-o específico para o ensino da medida auscultatória da pressão arterial, e aplicar esse jogo em estudo-piloto. Método: As cartas do jogo original foram alteradas pelos autores e submetidas a validação de conteúdo por seis especialistas na área. Após reformulações, o jogo foi apli
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-12
-
11. Influência de intervenções educativas no conhecimento sobre alimentação e nutrição de adolescentes de uma escola pública
Resumo Os hábitos alimentares de adolescentes têm sido marcados pelo alto consumo de alimentos ricos em gorduras, sódio e açúcares simples que, somados ao sedentarismo, estão diretamente relacionados com a incidência de obesidade entre outras doenças crônicas não transmissíveis tanto nesta faixa etária como na vida adulta. Este cenário reforça
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2017-02
-
12. UM GAME PARA A PSICOLOGIA ESCOLAR: PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ARTEFATO LÚDICO-EDUCATIVO
Este artigo apresenta proposições teórico-metodológicas para o desenvolvimento e o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar, como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelece
Educ. rev.. Publicado em: 2015-03