Jerzy Grotowski
Mostrando 13-24 de 39 artigos, teses e dissertações.
-
13. O Homem Interior e sua Ação: Jerzy Grotowski e a herança de Adam Mickiewicz e do romantismo polonês
RESUMO Este artigo coloca Grotowski no contexto cultural concreto do romantismo polonês e na obra do poeta romântico Adam Mickiewicz. O foco principal de análise é a noção de ação e o ato de fazer que desmaterializa a obra de arte, transformando-a em um processo interior - características encontradas nos projetos de Mickiewicz e Grotowski.
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
14. Sobre The Living Room
RESUMO Este texto trata da obra, dirigida pelo autor, intitulada The Living Room e reflete sobre seus sentidos e funções. O artigo coteja os problemas que a performance levanta em relação à vida social contemporânea, aduzindo ao isolamento da vida hoje e às possibilidades da performance para rompê-lo. Problematiza-se a crise vivida pelo autor e a con
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
15. Teatro Pobre: meta ou caminho?
RESUMO Este texto é uma resenha do livro Para um Teatro Pobre, de Jerzy Grotowski, recentemente publicado no Brasil com nova tradução de Ivan Chagas. Primeiramente, apresenta-se um breve histórico desse livro, que é uma das mais importantes obras escritas na área de Artes Cênicas, uma vez que contribuiu expressivamente para estabelecer novos parâmetr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
16. Uma Arte do Encontro
RESUMO A partir da abertura para pesquisas dos arquivos da segunda parte da vida de Grotowski, este texto se debruça sobre as concepções de teatro do mestre polonês, nas quais ele o descreve como a arte do encontro. Trata-se, ao mesmo tempo, de colocar essa proposição nas interrogações de uma época e de mostrar como esse encontro é o anátema que r
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
17. O Espectador-Hóspede
RESUMO O texto trata das reflexões de um antropólogo que seguiu durante anos a atividade performativa de Thomas Richards, que dá prosseguimento à pesquisa de Jerzy Grotowski sobre a Arte como veículo. Não se entra no mérito das técnicas e dos métodos de trabalho, mas se levanta os efeitos, ou ainda, os reflexos de uma série de obras que não são c
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
18. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
-
19. Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo Neelic, de Porto Alegre (RS). O trabalho de campo, registrado em vídeo e acompanhado de diários de ensaio, cartas de inte
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
20. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
21. O LUME no contexto do Teatro de Pesquisa do Século XX / The LUME in the context of twentieth century research theater
Esta pesquisa tem por objetivo contextualizar a experiencia do grupo LUME (Nucleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) dentro da tradicao do Teatro de Pesquisa do seculo XX. Na primeira parte do trabalho, identificamos o movimento historico que possibilitou a consolidacao de um teatro com base no ator no seculo XX e mapeamos os principais ponto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/02/2011
-
22. De Volta à Sala Fechada: o meu diálogo com Jerzy Grotowski
RESUMO A partir da leitura de cartas e textos de Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e Constantin Stanislavski, este texto discute as diferentes compreensões do autor acerca da obra de Grotowski. Ao comparar diferentes passagens de escritos de Grotowski e Stanislavski, este texto elucida e problematiza, do ponto de vista histórico, alguns elementos na genealogi
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-06
-
23. A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook
O território de investigação desse trabalho é a ação vocal. O tema é analisado no trabalho dos diretores Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Peter Brook cujos procedimentos e princípios convergem para um ponto de interseção: o que Grotowski nomeou de polo orgânico das técnicas de atuação. A pesquisa investiga não somente os procedimento
Publicado em: 2011
-
24. Para além do ensaio : a meditação tibetana no processo de criação cênica
Esta pesquisa integra aspectos do ensinamento budista tibetano no processo de criação cênica, com o objetivo de proporcionar ao ator e o diretor uma ampliação da percepção de si durante o fazer teatral. Para tanto, utiliza a meditação tibetana como prática principal visando possibilitar aos integrantes, através dos seus corpos, um encontro com uma
Publicado em: 2011