Jean Rouch
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Between the sensible and the intelligible: Anthropology and the cinema of Marcel Mauss and Jean Rouch
In this paper I explore the connections between the anthropology of Marcel Mauss and the anthropological cinema of Jean Rouch. In the process, I identify elements in the work of the filmmaker and anthropologist that amount to a critique of any simplistic opposition between prose and poetry, science and art, rational and irrational, material and immaterial, t
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
2. Film as shared ethnography: in the field, in the editing suite, on the air
Analisamos neste artigo um projeto de realização etnográfica de produtos audiovisuais e hipermidiáticos iniciado em 2009, com o Mapa das Artes de Cidade Tiradentes, e concluído em 2011, com o lançamento do filme A arte e a rua. O projeto teve como pressuposto o conceito de Jean Rouch de antropologia compartilhada, mas possui suas especificidades, uma v
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
3. Conversation sur les préoccupations scientifiques et les perspectives de recherche au sein du laboratoire d'anthropologie visuelle et sonore du monde contemporain
O presente diálogo se fez como uma oportunidade de apresentar o “Laboratoire d’Anthropologie Visuelle et Sonore du Monde Contemporain ”, ligado a Universidade de Paris 7 St. Denis Diderot. Criado em 1992 pelo professor Dr. Jean Arlaud, antropólogo – cineasta, autor de mais de vinte filmes sobre as populações de todos os continentes na mesma linha
Publicado em: 2011
-
4. Entre duas margens : do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch / Beetween two margins : from ethnographic film to cinéma-vérité and the place of the film La Pyramide Humaine in the work of Jean Rouch
O presente estudo se debruça sobre a construção do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questões pelas quais ele iria se interessar durante a criação de seus filmes, até o estabelecimento do cinéma-vérité, movimento lançado na década de 60 e que propunha novas relações do cinema com o real. Abordamos aqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
5. O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch
Mana. Publicado em: 2010-04
-
6. Rastros do desenho e seus desdobramentos no vídeo digital
Rastros do desenho e seus desdobramentos no vídeo digital. Esta pesquisa investiga as possibilidades de intersecção entre o desenho e o vídeo digital a partir da minha produção em artes visuais. A abordagem perpassa gestos de inscrição sobre a matéria constituindo um repertório de operações gráficas que migram para procedimentos em softwares dig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
-
7. Quem diz Eu, um negro? Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch / Who says Me, a black? Voices and narrative focus in Jean Rouchs film.
Esta dissertação tem como objetivo discutir a questão da subversão das fronteiras entre documentário e ficção a partir do estudo de um filme pioneiro a esse respeito: Eu, um negro (1958), do cineasta e etnógrafo francês Jean Rouch. Essa dualidade é incorporada à própria estrutura do trabalho e as reflexões em torno do filme são divididas em dua
Publicado em: 2009
-
8. Les Maîtres Fous, de Jean Rouch: questões epistemológicas da relação entre cinema documental e produção de conhecimento
Este texto analisa um filme ícone do cinema documental, Les maîtres fous, de Jean Rouch, a partir do questionamento teórico discutido por Foucault em O que é um autor, e tendo como referência a tipologia de análise de filmes documentários proposta por Bill Nichols. Busca-se compreender o filme primordialmente como um discurso sobre o mundo e não como
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Publicado em: 2007-02
-
9. Conversation sur les préoccupations scientifiques et les perspectives de recherche au sein du Laboratoire d'Anthropologie Visuelle et Sonore du Monde Contemporain
O presente diálogo se fez como uma oportunidade de apresentar o "Laboratoire d'Anthropologie Visuelle et Sonore du Monde Contemporain ", ligado a Universidade de Paris 7 St. Denis Diderot. Criado em 1992 pelo professor Dr. Jean Arlaud, antropólogo - cineasta, autor de mais de vinte filmes sobre as populações de todos os continentes na mesma linha de Jean
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2000-06