Iv Centenario De Sao Paulo
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1. Uma trajetória sinuosa: o Museu Paulista e as apropriações da Fundação de São Paulo, de Oscar Pereira da Silva
RESUMO O artigo analisa a tela Fundação de São Paulo, feita por Oscar Pereira da Silva, em 1907, sob a perspectiva da sua relação com o Museu Paulista, local em que foi exposta desde 1929. Tomando a tela como um enunciado, pretende-se situá-la em seus contextos, evidenciando as suas ressignificações, advindas das múltiplas percepções em relação
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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2. Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
RESUMO José Wasth Rodrigues (1891-1957) - artista multifacetado, estudioso e escritor - teve carreira longeva e profícua. Com obras em diversos museus, órgãos públicos e coleções privadas, colaborou no projeto visual de Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) para o Museu Paulista em diversos períodos e espaços expositivos. Entre outras obras, sã
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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3. Uma exposição para o IV Centenário de São Paulo: um historiador português narra a “história bandeirante”
RESUMO Jaime Cortesão, intelectual português, viveu no Brasil entre 1940 e 1957 após ser banido de seu país pelo regime salazarista. Durante este período, instalado no Rio de Janeiro, foi presença assídua na imprensa carioca e paulistana, além de trabalhar na Biblioteca Nacional e no Instituto Rio Branco, onde teve contato privilegiado com a document
An. mus. paul.. Publicado em: 23/11/2018
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4. Ensaio sobre Adoniran um estudo antropológico sobre a "Saudosa maloca"
Este artigo analisa o samba "Saudosa maloca", de Adoniran Barbosa, a partir de dois ângulos: primeira versão (de 1951), com arranjo de Nelson Miranda, e a versão arranjada pelo grupo Demônios da Garoa (de 1955), que transformou o samba num sucesso. A letra da canção narra um encontro dramático entre um sem-teto e o establishment imobiliário na São P
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2014-02
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5. A cidade e a festa: Brecheret e o IV Centenário de São Paulo
This study analises the means by which the work of the sculptor Victor Brecheret has contributed to transformations in referencials and symbols that guided the socio-cultural environment of São Paulo in the 1920s and 1950s These boundaries are important because they have pointed to the development of Modernism in São Paulo, as well as the festivities of th
Publicado em: 2010
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6. A oposição aos pavilhões do parque Ibirapuera (1950-1954)
Este artigo trata das disputas em torno da realização do parque Ibirapuera, na primeira metade da década de 1950, quando a Prefeitura Municipal de São Paulo, com o apoio do Governo do Estado, decidiu implementá-lo, com o propósito de nele sediar as comemorações do seu 400º aniversário de fundação. O Ibirapuera é considerado o primeiro parque met
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2009-12
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7. The pregressive apostle and the allegories of the foundation: Anchieta, a founding myth in IV Centenary in São Paulo city / O apóstolo pregresso e as alegorias da fundação - Anchieta, um mito fundador no IV centenário da cidade de São Paulo
O presente trabalho analisa os debates sobre a escolha do fundador da Cidade de São Paulo, entre os anos de 1953 e 1954, quando ocorreram, na capital paulista, as festividades de comemorações de seu IV Centenário de fundação. Pulularam pela imprensa da época jornais e revistas que naquele momento já circulavam com relativa periodicidade pela Cidade a
Publicado em: 2009
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8. Ibirapuera: parque metropolitano(1926-1954) / Ibirapuera: metropolitan park (1926-1954)
O Parque Ibirapuera é o primeiro parque metropolitano da cidade. Foi concebido como um espaço moderno, destinado ao cultivo do lazer e da cultura da população urbana. Projetado para as comemorações do IV Centenário de fundação de São Paulo, sua história envolveu oposições que foram, até o presente momento, silenciadas. A perspectiva deste traba
Publicado em: 2007
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9. Convênio escolar: utopia construída / School agreement: utopia built
Esta dissertação tem como objeto de estudo a análise de um conjunto de escolas construído entre os anos de 1949 e 1953, quando vigorou o 2º Convênio Escolar, acordo entre Estado e Município, com a finalidade de zerar, até as comemorações do IV Centenário, o grave defict de salas de aula na cidade de São Paulo. A equipe de profissionais, contratad
Publicado em: 2007
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10. A arte brasileira na II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo : o premio melhor pintor nacional e o debate em torno da abstração
Esta Dissertação focaliza a H Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo que representa um alto momento da cultura brasileira, onde ao lado de outros eventos comemorativos do IV Centenário da cidade de São Paulo, possibilitou trazer ao público brasileiro e internacional uma ampla e bela exposição, com retrospectivas históricas e a ocorrência de u
Publicado em: 2002