Ironia
Mostrando 13-24 de 244 artigos, teses e dissertações.
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13. A relação hostil entre poeta e público - uma leitura de "O Cão e o Frasco", de Charles Baudelaire
Resumo Na produção de Charles Baudelaire, a relação entre poeta e público tende a ser marcada pela violência, hostilidade ou desencontro. O caráter dialógico, fundamental para a poética do autor, é abordado mais diretamente no poema em prosa "O Cão e o Frasco", em que o endereçamento ao leitor surge permeado pela agressividade, ironia e revestido
Alea. Publicado em: 29/07/2019
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14. ESQUIZOFRENIA E DISCURSO: O DITO ESQUIZOFRÊNICO SEM A AJUDA DE NENHUM DISCURSO ESTABELECIDO
RESUMO: Baseando-se na citação lacaniana “o dito esquizofrênico . . . sem a ajuda de nenhum discurso estabelecido”, o artigo demonstra, desde a análise de fragmentos do caso clínico, como o conceito de discurso funciona como aporte clínico para o diagnóstico de esquizofrenia. A forma singular com que a paciente (não) se liga ao Outro permite anal
Ágora (Rio J.). Publicado em: 27/05/2019
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15. Herberto Helder: lei da metamorfose, idioma e leitura contínua
Resumo O ensaio “Herberto Helder: lei da metamorfose, idioma e leitura contínua” investiga, a partir de alguns recortes da obra do poeta português, sobretudo dos livros Retrato em movimento, Photomaton e Vox, Apresentação do rosto e Os selos, questões atinentes a: 1 - leitura; 2 - espacialidade contínua, em que exterior e interior são uma só cois
Alea. Publicado em: 2019-04
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16. A ironia como zona de confronto entre diferentes vozes/dizeres em comentários do Facebook
RESUMO Neste artigo, partindo de discussões da ironia como estratégia discursiva, propomo-nos a analisar se, e como, a ironia serve de zona de diálogo e de tensão entre diferentes vozes/dizeres, evidenciando-se como um discurso de resistência da mulher. Para tanto, partimos do entendimento de linguagem do chamado Círculo de Bakhtin e das discussões so
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2019-03
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17. Amor, humor e terror na ficção de Lygia Fagundes Telles
Resumo O artigo pretende investigar a obra narrativa de Lygia Fagundes Telles a partir do dispositivo fantástico presente em boa parte da sua produção. Entre o engajamento político (sobretudo durante e depois do período da ditadura militar) e a sondagem do inconsciente, de fato, a escritora parece não quer escolher, mantendo ambos os elementos como con
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 25/02/2019
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18. 1. Ironia, jogo e dialética na narrativa machadiana
Parte do livro:Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura
Autor(es): Salomão, Sonia Netto
EDUERJ. Publicado em: 2019
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19. Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura
(1º lugar na categoria Crítica Literária do 59º prêmio Jabuti) A obra, dividida em três partes, observa os mecanismos de diálogo de Machado com o leitor e o crítico, analisa a ironia no tecido retórico da narrativa machadiana e, por fim, revê a relação do escritor carioca com a cultura italiana, aqui representada por exemplos na literatura, história, teatro e ópera. Realizando uma integração de vários processos teóricos e dialogando com a crítica nacional e estrangeira, os capítulos se entrecruzam e dialogam entre si, revisitando os temas principais que contribuíram para a centralidade da obra de Machado de Assis na literatura brasileira.
Autor(es): Salomão, Sonia Netto
EDUERJ. Publicado em: 2019
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20. Do caos do corpo ao íntimo desnudado: a estrutura do deboche no romance A casa dos budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro
resumo O romance A casa dos budas ditosos (1999), de João Ubaldo Ribeiro, utiliza-se do deboche para construir toda a plataforma narrativa presentificada pela voz de uma narradora-protagonista idosa, beirando os 70 anos, identificada apenas pela sigla CLB. A trama gira em torno dessa baiana, residente no Rio de Janeiro, que decide narrar boa parte de sua vi
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-08
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21. O MIDRAXE MACHADIANO EM "NA ARCA"
Resumo A obra de Machado de Assis tem sido analisada a partir de diferentes perspectivas, de diferentes campos do saber. Uma possibilidade teórica de análise da obra machadiana é da perspectiva dos estudos de religião e da teologia, considerando que já tem sido amplamente observado como Machado utilizou à farta o texto bíblico em vários de seus conto
Machado Assis Linha. Publicado em: 2017-12
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22. A ironia e o sarcasmo de Charcot
RESUMO Jean-Martin Charcot é considerado o pai da moderna neurologia e o primeiro professor de doenças do sistema nervoso em todo o mundo. Os seus biógrafos o descrevem com uma imagem austera, reservado, tímido, com uma economia de gestos e uma face impassiva e impenetrável. Entretanto o lado sarcástico e irônico de Charcot pode ser demonstrado em div
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2017-06
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23. Representações da violência em A guerra dos bastardos, de Ana Paula Maia
resumo O romance A guerra dos bastardos, de Ana Paula Maia, apresenta um denso painel de violências ficcionais, e o fato da sua autoria feminina é relevante para a nossa análise. Encontramos nesse texto todas as formas referidas no triângulo de Johan Galtung: violências visíveis ou diretas e invisíveis ou estruturais e culturais, assim como diversas m
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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24. Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930
Este livro analisa o sucesso – nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica – das criações musicais de descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do XX. O diálogo entre essas produções revela a densidade dos trânsitos culturais no mundo atlântico e o protagonismo de músicos negros, como Eduardo das Neves e Bert Williams. Sua entrada nos circuitos musicais e artísticos, em meio à construção de estereótipos racistas, constitui exemplo do modo como esses artistas, com talento, ironia e humor, desafiaram e subverteram a inferiorização que lhes era imposta, tornando-se famosos no mercado musical do período. A obra disponibiliza 201 imagens, 47 fonogramas e 5 vídeos, permitindo ver e escutar ao mesmo tempo em que se realiza a leitura do texto.
Autor(es): Abreu, Martha
Editora da Unicamp. Publicado em: 2017