Irmandades Leigas
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1. Confraternidades negras na América portuguesa do Setecentos
resumo A propagação da fé católica na América portuguesa, embora responsabilidade formal dos reis lusitanos e atributo dos quadros eclesiásticos, teve nas irmandades, confrarias e ordens terceiras os seus efetivos esteios e promotores. Espaços de vivência religiosa e de sociabilidade, essas agremiações leigas se disseminaram pelo território coloni
Estud. av.. Publicado em: 02/12/2019
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2. Religiosidade e suas manifestações no espaço urbano de Salvador
O Brasil foi descoberto e ocupado sob a égide do cristianismo, reforçado pelo movimento da Contrarreforma Católica. Promovida pela Igreja Católica Apostólica Romana, opunha-se à Reforma Protestante, reafirmava o uso das imagens e ditava uma série de normas a serem seguidas pelos fiéis, expressas nas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia,
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-12
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3. Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII
A presente tese e uma reflexao sobre os significados, os usos e a producao de manuscritos adornados no Brasil durante o seculo XVIII, tendo como fonte de analise principal os livros de compromisso de irmandades leigas. A pratica colonial e inserida no contexto internacional da cultura escrita da Era Moderna, especialmente em sua relação com a experiencia i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2011
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4. A confraria de Nossa Senhora do RosÃrio dos Homens Pretos de Quixeramobim (Cearà - Brasil): identidades e sociabilidades. / La confrÃrie de Notre Dame do Rosaire des Hommes Noirs de Quixeramobim (CearÃ-BrÃsil):identitÃs et sociabilitÃs
As irmandades ou confrarias de Nossa Senhora do RosÃrio dos Homens Pretos floresceram no Brasil no perÃodo da escravidÃo, adquirindo grande interesse para os africanos livres e cativos e seus descendentes. Apesar da imposiÃÃo ao culto catÃlico que lhes caracterizava, essas associaÃÃes leigas nÃo deixaram de ser um vetor de criaÃÃo de sociabilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/10/2010
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5. "África em Portugal": devoções, irmandades e escravidão no Reino de Portugal, século XVIII
Este artigo discute a história das irmandades que congregaram escravos e libertos africanos e seus descendentes em Portugal, no século XVIII. Para tanto, leva em consideração um panorama mais geral da história e da historiografia da escravidão e da presença africana em Portugal. Busca compreender o contexto de surgimento e as singularidades das irmand
História (São Paulo). Publicado em: 2009
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6. Imagens de ébano em altares barrocos: as irmandades leigas de negros em São Paulo (séculos XVIII-XIX) / Ebony images in baroque altars: the lay black brotherhoods in São Paulo (XVIIIth-XIXth)
The study of the religiosity is fundamental to the understanding of the Brazilian culture constitution - its practices and representations. To a deeper analysis about the construction of new identities by the Africans and theirs descendents forged in the context of slavery in the American Portuguese colony the lay brotherhoods of blacks can be taken as space
Publicado em: 2009
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7. Irmãs do Rosário de Santo Antônio: Gênero, Cotidiano e Sociabilidade em Recife (1750-1800).
This study aims to draw a profile of female participation in lay brotherhoods at Recife, in the second half of 18th century, especially in the Rosary of the Black Brotherhood of St. Anthony, from the clash between the ideal type of woman built and distributed by Tridentine Catholic Church and the reality experienced by women in Portuguese America in that per
Publicado em: 2009
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8. O ofÃcio do mÃsico em Recife : a trajetÃria histÃrica da irmandade de Santa CecÃlia nos oitocentos (1840-89)
Este trabalho tem como propÃsito analisar os entrelaÃamentos sÃcioculturais ocorridos entre a Irmandade de Santa CecÃlia MÃrtir do Recife e a mÃsica, no perÃodo de 1840-1889. Pretendemos, a partir deste objeto de estudo, compreender como se organizava a CorporaÃÃo dos MÃsicos, discutindo a sua HistÃria e a fisionomia desta instituiÃÃo. Assim, de
Publicado em: 2008
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9. Irmandades leigas em Porto Alegre : práticas funerárias e experiência urbana, séculos xviii-xix
Esta tese investiga a atuação das irmandades religiosas no meio urbano, a partir da forte imbricação destas com a configuração da cidade e da contribuição que deram para a forma de administração das práticas funerárias em Porto Alegre, ao fim do período colonial até meados dos Oitocentos. Parte da constatação de que a transferência dos cemit
Publicado em: 2007
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10. The Roman activi and the government of the diocese: d. Epaminondas, first bishop of Taubaté (1909-1935) / A ação romanizadora e a luta pelo cofre: D. Epaminondas, primeiro bispo de Taubaté (1909-1935)
A presente tese busca apresentar o governo diocesano de D. Epaminondas Nunes de Ávila e Silva, primeiro bispo de Taubaté. Em 1908 assiste-se à criação de cinco dioceses no estado de São Paulo, entre elas Taubaté. Em seu espaço territorial encontrava-se o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, cuja administração coube, por decreto, à Arquidiocese d
Publicado em: 2006
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11. Ultramontanismo e catolicismo popular em Goiás de 1865 a 1907 à luz da sociologia da religião
O presente estudo tem como tema a influência do movimento ultramontano sobre as práticas e manifestações do catolicismo popular goiano nos anos de 1865 a 1907, que perfaz os bispados desde D. Joaquim Gonçalves de Azevedo (1865-1876), percorre o de D. Cláudio José Ponce de Leão (1881-1890) até o de D. Eduardo Duarte da Silva (1891-1907). Os objetivos
Publicado em: 2006
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12. Mulheres para um imperio : orfãs e caridade nos recolhimnetos femininos da Santa Casa de Misericordia (Salvador, Rio de Janeiro e Porto - seculo XVIII)
Ao longo do século XVIII um número crescente de instituições, tanto no Reino como em Ultramar, voltou-se para o recolhimento e dotação de meninas órfãs. A maioria destes recolhimentos estava sob a administração da irmandade da Misericórdia. As Santas Casas da Misericórdia eram irmandades leigas, de direto patrocínio régio, restritas a homens qu
Publicado em: 2005