Internet Redes De Computacao Na Educacao
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1. Fatores antecedentes da satisfação do aluno e do uso de sistemas virtuais de aprendizagem
A educação a distância tem passado por grandes transformações, principalmente após o advento da internet e das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Inúmeras perguntas sobre qualidade e resultados de aprendizagem em ambientes virtuais foram geradas com o crescimento da modalidade. Pesquisadores têm investigado métodos de avaliação do
Publicado em: 29/01/2013
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2. Uso de internet no Brasil : uma análise baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI)
A presente dissertação visa identificar como se dá o uso da internet pelos brasileiros considerando as dimensões: governo eletrônico, lazer, informação, comunicação, educação, comércio eletrônico, e analisando itens são melhores discriminadores da dimensão bem como construir um indicador de precedência nos tipos de uso. Para tal será utiliza
Publicado em: 27/02/2012
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3. Gêneros digitais na educação inicial do profeesor de língua inglesa como instrumentos para (trans)formação
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC, doravante) têm sido incorporadas às mais diversas esferas de atividade humana, desde a cotidiana à profissional. Por outro lado, se os aspectos positivos parecem saltar aos olhos, o número de pessoas que ainda não tem acesso às TDIC é considerável num país de proporções como o Brasil.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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4. Juventude e ciberespaço : implicações do uso da internet na constituição da sociabilidade juventil
Amid the dynamics created by the network society, in the words of Castells, there is a youth who found new meaning and ways of relating with others in cyberspace. The present study investigated the formation of youth sociability in virtual environments, such as social networking, interactive spaces where the youth tend to feel free to express ideas, feelings
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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5. Os Jogos MMORPG como Auxiliares no Processo de Aquisição de Língua Inglesa
O desenvolvimento e popularização de recursos computacionais e tecnológicos nos últimos anos trouxeram novas possibilidades e potenciais de interação aos seus usuários. Dentre essas possibilidades, uma, ainda pouco explorada nesse campo, é a utilização de jogos eletrônicos comerciais (ou games) atuando como ferramentas auxiliares na aprendizagem,
Publicado em: 2011
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6. Dinamicidade e Adaptabilidade em Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Uma Textografia à Luz do Paradigma da Complexidade
A Internet possibilita formas diversas de práticas sociais que emergem, evoluem, transformam-se. Seus usuários conectam-se à web para comunicação, diversão, ou diversos outros motivos, e, cada vez mais, muitos estão on-line, como aprendizes que contam, segundo Moore e Kearsley (2007), com a possibilidade de salas de aula virtuais nas quais convergem t
Publicado em: 2011
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7. Comunidades de prática na formação docente: aprendendo a usar ferramenta da web 2.0
O ensino de linguas mediado pelo computador ganha mais expressao com as novas ferramentas tecnologicas da segunda geracao da web conhecida como Web 2.0. As ferramentas da Web 2.0, tais como Blogs, Wikis, Podcasts e redes sociais oferecem aos usuarios possibilidades de interacao e colaboracao no meio virtual, atraves de recursos com interface amigavel e intui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2010
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8. Blogs de escolas: possibilidades de construção de ambiências comunicativas
Esta pesquisa investigou como as escolas básicas de Florianópolis utilizam-se do blog para criar ambiências comunicativas, ou seja, situações de comunicação entre a instituição, a comunidade, os professores e os alunos. Para isso realizamos uma observação direta e a descrição sistemática dos dados relacionando as características comuns entre o
Publicado em: 2010
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9. Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de Piaget e dos conceitos de comunidade e sociedade apresentados por Ferdinand Tonnies consistem na contribuição desta tese e visam a
Publicado em: 2009
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10. IComb: A software to teach and learning combinatorics trough the Worl Wide Web / IComb: Um sistema para o ensino e aprendizagem de combinatória em ambiente Web
Neste trabalho apresentamos o desenho e desenvolvimento de um novo sistema de apoio ao ensino/aprendizagem via Web, o iComb - Combinatória Interativa na Internet. Também apresentamos alguns experimentos didáticos com a atual proposta do iComb. Este sistema é baseado na experiência do Combien?, sistema desenvolvido pela Université Pierre et Marie Curie
Publicado em: 2009
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11. A emergência de eventos complexos em aulas on-line e face-a-face: Uma abordagem ecológica
Interaction has frequently been a theme of intense debate in the field of Applied Linguistics and this has become more prominent with the recent technological developments. This work investigates the interactional dynamics in an English as a foreign language writing course offered in blended mode with face-to-face and online classes. The study was supported
Publicado em: 2008
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12. Colaboração no processo de produção textual em uma atividade online: um estudo de caso com o gênero resenha de filme
Este trabalho teve como objetivo principal acompanhar o processo de interação e colaboração entre alunos durante o processo de produção de duas resenhas de filmes em um ambiente online. Buscamos com isso compreender como essa colaboração se dá em um ambiente de comunicação assíncrona, onde os sujeitos permanecem fisicamente distantes, e se as ati
Publicado em: 2008