Interfaces Digitais
Mostrando 1-12 de 86 artigos, teses e dissertações.
-
1. Ciência da Informação e humanidades digitais: mediações, agência e compartilhamento de saberes
Resumo O artigo examina as interfaces entre a Ciência da Informação e as humanidades digitais. Para tanto, toma como referência a agenda de fenômenos info-comunicacionais enfrentados, as práticas de pesquisa e o tratamento das problemáticas éticas e sociais derivadas dos processos de intensificação da digitalização de dados e informações na soc
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 05/09/2019
-
2. DEVELOPMENT AND EVALUATION OF MOBILE APPLICATION FOR THE PREVENTION OF MUSCULOSKELETAL RISKS IN NURSING WORK
RESUMO Objetivo: desenvolver aplicativo móvel multiplataforma na prevenção dos fatores de riscos osteomusculares relacionados ao trabalho de enfermagem em unidade hospitalar e avaliar com enfermeiros e profissionais de informática os critérios de usabilidade. Método: pesquisa de produção tecnológica para o desenvolvimento de aplicativo móvel, seg
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 18/07/2019
-
3. A digitalização do simbólico e o capitalismo cultural-digital: a expansão dos serviços culturais-digitais no Brasil
Resumo O capitalismo cultural-digital tem como núcleo o processo de digitalização do simbólico. Esse processo abriga quatro fenômenos interdependentes: (1) a consolidação da tecnologia do streaming; (2) a expansão global do uso dos dispositivos digitais móveis, especialmente os smartphones; (3) a convergência digital; (4) o advento e a profusão da
Soc. estado.. Publicado em: 06/05/2019
-
4. O AGIR COMUNICATIVO NA EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO E AUTORIDADE EPISTÊMICA À PRÁXIS TECNOLÓGICA
RESUMO: Ao considerar a importância da abertura à experiência comunicativa na educação e na sociedade hiperestimulada pelas tecnologias, o estudo de bases hermenêuticas objetiva repensar a práxis pedagógica, mobilizando, por meio de pesquisas habermasianas, as possibilidades de interconexões formativas com as tecnologias digitais de informação e c
Educ. Soc.. Publicado em: 29/04/2019
-
5. Análise de jogos digitais em dispositivos móveis para aprendizagem de línguas estrangeiras
RESUMO A pesquisa objetiva analisar três aplicativos de dispositivos móveis orientados à aprendizagem de língua estrangeira, identificando suas potencialidades e limitações: Lingualeo, English Grammar All Levels e Learning 2 Talk. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos sobre gamificação e aprendizagem de
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2017-09
-
6. A preservação da memória coletiva: a esquizofrenia de arquivar recursos digitais polimorfos e heterogêneos
Parte do livro:Memória: interfaces no campo da informação
Autor(es): Cabero, Maria Manuela Moro
Editora UnB. Publicado em: 2017
-
7. Sociedades científicas, redes sociais digitais e comunicação integrada
Parte do livro:Fronteiras e interfaces da comunicação científica
Autor(es): Tonnelli, Flávio
EDUFBA. Publicado em: 2016
-
8. O Papel Pedagógico das Artes e das Mídias Digitais na Prática do Currículo de Matemática de Ontário
Resumo Eu tenho investigado interfaces entre as artes e as mídias digitais em educação matemática, conceituando a noção denominada performance matemática digital (PMD). Neste artigo, discuto conexões entre (a) conteúdos e processos que compõem o Currículo de Matemática de Ontário (Canadá) e (b) PMD produzidas por estudantes. Baseados na anális
Bolema. Publicado em: 2015-12
-
9. Interfaces gráficas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem: a usabilidade e experiência do usuário como fatores de melhoria no processo de ensino e aprendizagem
Esta dissertação tem como objetivo examinar os conceitos projetuais utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e relacionálos com o campo de estudo do Design, no que se refere a Usabilidade e Design da Experiência do Usuário, com o intuito de fornecer informações relevantes para o aprimoramento do processo ensino/aprendizagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
-
10. O design gráfico editorial do papel ao tablet
O objetivo desta dissertação é identificar e analisar as estruturas gráficas, a linguagem visual e os discursos narrativos de revistas impressas quando traduzidas para meios digitais em dispositivos móveis, em forma de novos aplicativos para tablets. Pretende-se observar aqui em que medida as tecnologias digitais, vistas pelos seus aspectos sintáticos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
-
11. Modelo de especificação de interfaces tangíveis de mesa TTUI-SM
No cenário de desenvolvimento de interfaces computacionais, os avanços nas pesquisas buscam oferecer novas formas de interação que se aproximam da forma natural com que o homem interage com o mundo real. Dentre as diversas interfaces avançadas, as interfaces tangíveis de mesa (tabletop), promovem a ligação entre objetos físicos e objetos virtuais, p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/09/2012
-
12. COMUNICAÇÃO E USABILIDADE: ESTUDOS SOBRE AS INTERFACES COMPUTACIONAIS
A pesquisa busca identificar as questões relacionadas aos estudos de Comunicação na Usabilidade de interfaces. O estudo é desenvolvido com revisão bibliográfica da Interação Humano-Computador e da Usabilidade. As revisões da interação humano-computador se dá considerando três principais eixos: Engenharia de software, Engenharia de Fatores Humano
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012