Interacao Humano Computador
Mostrando 1-12 de 115 artigos, teses e dissertações.
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1. Musculoskeletal computational analysis on muscle mechanical characteristics of drivers’ lumbar vertebras and legs in different sitting postures
RESUMO O uso de engenharia assistida por computador (CAE) na fase de projeto do conceito do automóvel tornou-se um ponto de acesso na pesquisa de fatores humanos. Com base no software computacional biomecânico musculoesquelético humano, foi construído um modelo musculoesquelético sentado para descrever a postura sentada natural de um condutor. A intera�
Rev. Assoc. Med. Bras.. Publicado em: 2020-05
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2. Avaliação de usabilidade de um protótipo de tecnologia digital educacional sobre monitoração da pressão intracraniana
RESUMO Objetivo: avaliar a usabilidade de um protótipo educacional digital sobre um novo método para monitoração da pressão intracraniana de forma minimamente invasivo para enfermeiros e médicos. Método: estudo descritivo com abordagem quantitativa sobre a avaliação de usabilidade de um protótipo com base nas dez Heurísticas de Nielsen. Partic
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 29/08/2016
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3. Aprendendo Inglês à distância: possibilidades e limitações do MEO para a Sala de Aula Invertida
Resumo: O estudo investiga as possibilidades e limitações do curso My English Online (MEO) para a sala de aula invertida. Duzentos e oitenta e nove participantes avaliaram o software em termos de características de usabilidade. Três participantes foram entrevistados para a triangulação de dados. Os resultados sugerem que usuários mais experientes são
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 22/12/2015
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4. Análise da integração da recuperação da informação, information search behaviour e interação humano-computador para avaliação de sistemas de recuperação da informação
Mesmo diante de várias mudanças para aperfeiçoar os sistemas de recuperação de informação, o último desafio da pesquisa na área ainda é proporcionar sistemas que sejam capazes de recuperar as informações relevantes disponíveis para melhor satisfazer a necessidade do usuário. Recentemente, no desenvolvimento de sistemas de recuperação da infor
Transinformação. Publicado em: 2015-12
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5. Sistema de Informação para a Gestão do Cuidado na Rede de Atenção Domiciliar (SI GESCAD): subsídio à coordenação e à continuidade assistencial no SUS
Este artigo discute o desenvolvimento de uma versão inicial do Sistema de Informação para a Gestão do Cuidado na Rede de Atenção Domiciliar (SI GESCAD) que auxilia na clínica ampliada, na coordenação e na continuidade assistencial ao paciente em atenção domiciliar (AD), sua família e ao cuidador. Objetiva-se, ainda, refletir sobre a contribuiçã
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2015-06
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6. Análise de um software educacional para aprendizagem de línguas: interpretação do ponto de vista da modificabilidade cognitiva estrutural e da interação Homem-computador
O estudo analisa um software para o ensino de inglês como língua estrangeira reportando (i) a interação entre o software e o aprendiz, (ii) as operações cognitivas/mentais requeridas para execução das tarefas propostas pelo software, e (iii) as estratégias pedagógicas implementadas pelo software. Aspectos de ergonomia de software também são anali
DELTA. Publicado em: 2014
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7. Avaliação de arquitetura de agentes emocionais : uma abordagem baseada em métrica de qualidade e na influência das emoções sobre usuários
Há uma necessidade dos projetistas de sistemas multiagentes em determinar a qualidade dos sistemas logo nas fases iniciais do processo de desenvolvimento. As arquiteturas dos agentes também fazem parte do projeto desses sistemas, e por isso também precisam ter sua qualidade avaliada. Motivados pelo importante papel que as emoções desempenham em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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8. Produção e avaliação de interfaces, segundo princípios da interação humano-computador / Production and evaluation of interfaces, according to the principles of Human-Computer Interaction
Com a expansão do uso de ferramentas tecnológicas, principalmente representadas pelo computador, por seus programas e pelo acesso à Internet, percebe-se a sua presença cada vez maior em diferentes setores da sociedade, inclusive, no meio educacional. No entanto, por ainda ser uma novidade no ambiente tradicional de ensino, essas ferramentas podem ser uti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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9. COMUNICAÇÃO E USABILIDADE: ESTUDOS SOBRE AS INTERFACES COMPUTACIONAIS
A pesquisa busca identificar as questões relacionadas aos estudos de Comunicação na Usabilidade de interfaces. O estudo é desenvolvido com revisão bibliográfica da Interação Humano-Computador e da Usabilidade. As revisões da interação humano-computador se dá considerando três principais eixos: Engenharia de software, Engenharia de Fatores Humano
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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10. Usabilitygame: jogo simulador para apoio ao ensino de usabilidade / Usabilitygame: game simulator to support the teaching of usability
Há um reconhecimento crescente da importância do ensino de Usabilidade, que vem sendo abordada nas mais variadas formas nas disciplinas de graduação em assuntos relacionados à informática. Usabilidade é um conceito essencial que os profissionais da área precisam aprender já que produzem artefatos para os mais diversos tipos de usuários e contextos,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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11. Uma abordagem para estimação remota do olhar sob luz visível em tempo real
Devido a sua grande aplicabilidade em interação humano computador e estudos do comportamento humano, diversos pesquisadores tem investigado técnicas de rastreamento de olhar nos últimos anos. Diversas abordagens foram propostas, algumas necessitando de dispositivos específicos para o seu funcionamento para facilitar a detecção do olho ou até mesmo re
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2012
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12. Uma taxonomia adaptativa por persona construída a partir da participação da comunidade brasileira de interação homem-computador / An Adaptive Taxonomy per Persona Built from the Participation of the Brazilian Community of Human-Computer Interaction
Os conceitos, técnicas, métodos de Interação Humano-Computador ainda não estão tão presentes no ambiente de desenvolvimentos de softwares interativos, pois há uma dificuldade para o entendimento e absorção de conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de IHC e também por não serem comuns nos ambientes de desenvolvimento de produtos interativos.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2012