Informatica Jogos
Mostrando 13-24 de 44 artigos, teses e dissertações.
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13. Caracterização do processo de análise do jogo em clubes da 1ª liga portuguesa profissional de futebol na época 2005/2006
O nível competitivo alcançado pelo futebol profissional tem exigido níveis de desempenho cada vez mais elevados. Uma das formas que tem sido utilizada para monitorá-la é a análise do jogo (AJ). O presente trabalho pretendeu caracterizar o processo de AJ na 1ª liga portuguesa profissional de futebol. Os objetivos do estudo foram conhecer: 1) a importâ
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Publicado em: 2011-09
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14. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica
A evolução tecnológica tem permitido utilizar novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Os serious games se relacionam com uma categoria especial de jogos, voltados a conteúdos e finalidades específicos, nos quais o jogador utiliza seus conhecimentos para resolver problemas, conhecer novas problemáticas e treinar tarefas. Uma das tecnologias
Revista Brasileira de Educação Médica. Publicado em: 2011-06
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15. Um estudo sobre a utilização de jogos na sala de aula : aprendendo através de atividades digitais ...
O presente trabalho pretende refletir sobre a utilização de atividades digitais, tais como, materiais e jogos na prática pedagógica educativa de crianças da pré-escola. As atividades digitais abordam o lúdico e a fantasia a partir da personagem bruxa. Para o desenvolvimento da aplicação foi utilizado o software de autoria Flash MX da Macromedia com
Publicado em: 2011
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16. Recursos de informática na terapia fonoaudiológica de crianças do espectro autístico
TEMA: uso da tecnologia de informática na terapia de linguagem com crianças do espectro autístico. OBJETIVO: verificar a interferência do uso de computadores e programas específicos na terapia fonoaudiológica de crianças autistas em seu perfil comunicativo e desempenho sócio-cognitivo. MÉTODO: 23 crianças entre 3 e 12 anos foram filmadas individual
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Publicado em: 2010-12
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17. Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais / Pedagogical strategies in the teaching of algorithms using computational gamesEDAGOGICAL
Publicado em: 2010
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18. Estudo de uma Ferramenta de Autoria Multimidia para a Elaboração de Jogos Educativos / Research of a multimedia authoring, tool for the development of educational games
Este trabalho descreve o tema de pesquisa desenvolvido em novel de Dissertação de Mestrado, que é o estudo de uma ferramenta de autoria em multimídia, voltada para a elaboração de jogos educativos computadorizados. Esta ferramenta aproveita-se das vantagens dos jogos educativos computadorizados como alternativa para a utilização da informática na es
Publicado em: 2010
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19. Práticas ágeis no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos / Best practices in process development of electronic games
A indústria de jogos eletrônicos está entrando em uma nova era, na qual a tecnologia e a criatividade fundem-se, produzindo alguns dos mais estonteantes entretenimentos do Séc. XXI. Essa indústria, que já em 2003 ultrapassou o faturamento do cinema, tendo um rendimento anual de bilhões de dólares, emerge como uma das mais poderosas, excitantes e infl
Publicado em: 2010
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20. JOGO EDUCACIONAL PARA APOIAR O ENSINO DE TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TESTES DE UNIDADE
O teste de software, visto como uma das medidas de qualidade do software tem suas técnicas e práticas pouco aplicadas pelas empresas, para tal, a falta de profissionais habilitados e disponíveis para a implantação destas técnicas e práticas de teste é apontada como um dos principais fatores. O ensino de teste de software, comumente abordado durante a
Publicado em: 2010
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21. Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de funções
Este trabalho buscou investigar as possíveis contribuições do ensino de funções baseado em materiais digitais, organizados numa sala de aula virtual, no ambiente Moodle, considerando as atividades como complementares ao trabalho realizado em sala de aula presencial. Para realização das atividades ofereceu-se uma oficina para alunos voluntários das 8
Publicado em: 2010
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22. Abstract models of NoC-based MPSoCs for design space exploration
MPSoCs baseados em NoCs podem fornecer alto desempenho em um único circuito integrado, atingindo centenas de bilhões de operações por segundo através do emprego de múltiplos elementos de processamento que se comunicam através de uma NoC operando a uma freqüência que excede 100 Tbps. Tais dispositivos podem suportar a execução simultânea de múlti
Publicado em: 2010
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23. Análise e caracterização de modelos de custos que utilizam o valor de Shapley para alocação de custos entre departamentos
Visando obter benefícios (economias de escala e escopo), diversas organizações criam estruturas de prestação de serviços internos. Os departamentos de informática são exemplos disso. A distribuição dos custos de prestação de serviços internos entre os departamentos usuários destes serviços promove o controle dos custos e incentiva a melhoria d
Gestão & Produção. Publicado em: 2009-03
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24. Uso de senso comum no apoio a jogos narrativos para crianças em idade escolar
Neste trabalho é descrito como o conhecimento de senso comum pode apoiar na criação e condução de histórias em jogos do tipo narrativo. Para verificar a viabilidade do uso de senso comum foi desenvolvido um jogo narrativo Web, chamado Contexteller, que tem como objetivo permitir ao educador ensinar aos alunos algumas habilidades que fazem parte do proc
Publicado em: 2009