Indios Danca
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1. Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory / Dancing to the Xavante Source : a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
O objetivo desta pesquisa consistiu em aprofundar-se na fase do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI) que denominamos de Retorno ao Campo. Essa fase consiste em levar o espetáculo, resultante do processo ocorrido dentro do BPI, ao campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para a criação cênica, eixo do Método no qual o bailarino faz u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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2. Do tatu fúnebre ao lar-titú: implicações do indianismo no canto segundo do poema O Guesa, de Sousândrade / From the funeral armadillo to lar-titú: implications of indianism in the second canto of the poem The Guesa, by Sousândrade
No Canto Segundo do poema O Guesa (188?), uma das treze seções que compõe o longo poema épico de Sousândrade, destaca-se a reunião de índios com personagens não indígenas em um festim supostamente oferecido ao demônio Jurupari, na região do Alto Solimões, no Amazonas. Nessa pândega assinalada por uma dança depravada que ficou conhecida como Tat
Publicado em: 2011
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3. A educação física e as danças populares brasileiras de matriz africana e indígena: reflexões sobre as leis 11.645 e 10.639
A mudança da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) inserindo as leis 11.645/08 e 9.639/03 tornou obrigatório o ensino da cultura e da historia de Negros e Índios entre três disciplinas: História, Literatura e Artes. Este trabalho visa questionar se a Educação Física não poderia estar inserida nestas leis considerando que o movimento (como a dança, as lut
Publicado em: 2010
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4. Koborireboe : an experience in dance with the bororo in the village of meruri in Mato Grosso-Brazil / Koborireboe : uma experiencia em dança com os indios Bororo da aldeia de Meruri em Mato Grosso
Este trabalho de dissertação apresenta a experiência entre os índios Bororo da aldeia de Meruri, no estado de Mato Grosso, utilizando aspectos do Método Bailarino-Pesquisador- Intérprete (BPI), criado pela professora doutora Graziela Rodrigues. O BPI é um método de criação em dança, composto por três eixos fundamentais: o Inventário no Corpo, o
Publicado em: 2008
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5. Atividade diaria e (in)atividade fisica na sociedade indigena Terena : Aldeias Buriti e Corrego do Meio / Daily activity : physical activity and inactivity in the indigenous Terena society
Pertencentes ao grupo étnico Guaná e à família lingüística Aruák, os Terena foram um dos subgrupos que migraram no século 19 para as terras que atualmente correspondem ao Estado do Mato Grosso do Sul. Tiveram bom relacionamento com a sociedade urbana local até a Guerra do Paraguai, que desencadeou conflitos por terras, criando uma situação de espo
Publicado em: 2008
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6. Alguns olhares sobre o corpo humano
Neste trabalho, apresentamos alguns olhares sobre o corpo humano. Não um estudo completo sobre o mesmo, mas alguns olhares particulares fascinantes que, às vezes, nos passam desapercebidos: um olhar ocidental (ocidente europeu), a que estamos mais habituados, um olhar oriental, do ponto de vista da arte marcial chinesa Ving Tsun e um olhar para as danças
Publicado em: 2006
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7. O Sagrado na Dança Ritual Indígena Brasileira: Bororo, um estudo de caso
In the history of religion, the dance has not always been considered an element of expression of the sacred. The purpose of this research is to understand the importance of the sacred rituals of an ancient culture. The Bororo community is a native society found in Mato Grosso, Brazil, and was selected specifically to compose a study of case. For this purpose
Publicado em: 2006
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8. Electronic music and shamanism: contemporary techniques of ecstasy / Musica eletronica e xamanismo : tecnicas contemporaneas do extase
Começamos com uma análise das relações entre música eletrônica de pista e xamanismo a partir de um assim chamado discurso nativo e descobrimos que elas se concentram principalmente na produção de uma experiência de transe pela imersão em um ambiente sonoro intenso, repetitivo e técnico. Depois, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre xamanism
Publicado em: 2006
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9. Ayvu rapyta : o fundamento da palavra
Nesta dissertação, as palavras que norteiam o processo são brasilidade, inter/multiculturalidade, poética e corpo. A proposta é refletir sobre a composição coreográfica realizada no âmbito do contato entre culturas a partir da leitura da oração poema "Ayvu Rapyta", colhida por Leon Cadogan e Pierre Clastres entre os Mbya-Guarani. o mesmo grupo ét
Publicado em: 2004