Improvisacao
Mostrando 1-12 de 196 artigos, teses e dissertações.
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1. “I’m gonna lose my strength, I’m gonna seize and die, And all that Jazz”! Neurological diseases in jazz legends
RESUMO Embora o jazz seja um estilo musical que prima pela improvisação e pelo virtuosismo, não é isento de drama e tragédia, e as biografias dos músicos de jazz e a sua morte estão repletas de dificuldades sinistras e terríveis. Alguns desenvolveriam doenças crônicas e fatais. São brevemente discutidas as doenças neurológicas que afligiram os s
Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Publicado em: 2022
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2. Padrões emergentes na construção civil: a padronização baseada na improvisação
Resumo A padronização é um princípio da gestão com vistas à redução da variabilidade no processo de produção por meio de um conjunto de regras que determinam de que maneira uma tarefa deve ser executada. No entanto, há uma convergência para a ideia de que parcelas do trabalho, não previstas nos padrões formais, emergem mediante adaptações rea
Ambiente Construído. Publicado em: 2022
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3. Notas sobre a ideia de improvisação musical em Nietzsche
Resumo: O propósito geral do presente texto consiste em introduzir o sentido e o alcance que noção de improvisação musical pode adquirir no filosofar nietzschiano, e, em especial, no assim chamado período de maturidade de seu itinerário intelectual. Tenciona-se indicar que tal ideia assume uma função reguladora em seu pensamento, possibilitando lan�
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2021-04
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4. IMPROVISAÇÃO: NEM JAZZ, NEM TEATRO, MAS METAMORFOSE ITINERÁRIA
RESUMO O objetivo deste artigo foi compreender como a improvisação realizada pelos artistas circenses se insere no cotidiano da gestão do circo e do espetáculo. Sob a perspectiva qualitativa de investigação aplicada na análise de multicasos, os dados foram produzidos mediante observações assistemáticas no cotidiano de 31 circos itinerantes localiza
Rev. adm. empres.. Publicado em: 20/08/2020
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5. REDES DE DESEJO OU DE GOZO? EXPERIÊNCIA DE CONSUMO E NOVOS AGENCIAMENTOS TECNOLÓGICOS
RESUMO O objetivo deste artigo foi compreender como a improvisação realizada pelos artistas circenses se insere no cotidiano da gestão do circo e do espetáculo. Sob a perspectiva qualitativa de investigação aplicada na análise de multicasos, os dados foram produzidos mediante observações assistemáticas no cotidiano de 31 circos itinerantes localiza
Rev. adm. empres.. Publicado em: 20/08/2020
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6. Bricolagem na criação e trajetória de um circo contemporâneo
Resumo A bricolagem é uma abordagem que considera que a ação resulta de uma combinação de recursos para novos propósitos, com recursos disponíveis e escassos (Fisher, 2012). O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar o surgimento e a trajetória de um circo contemporâneo como um processo compreendido por meio da abordagem da bricolagem. O tip
Organ. Soc.. Publicado em: 2020-06
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7. A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino
Resumo O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes. E colocam-se em relação com modelos estéticos incorpor
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
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8. “EGRESSAS” DE SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO E A INVENÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE VIDA
O artigo analisa os modos pelos quais jovens “egressas” de serviços de acolhimento institucional (abrigos, casas-lares) inventam novas possibilidades de vida, sob condições que a princípio reforçariam sua vulnerabilidade e falta de potência. A análise tem como base a etnografia realizada sobre as experiências de desinstitucionalização de jovens
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 10/01/2019
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9. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa
O livro traça o desenvolvimento da Abordagem Somático-Performativa de pesquisa em artes cênicas, a partir de uma perspectiva autobiográfica, simultaneamente acadêmica e poética, analítica e criativa. A abordagem inédita no país, faz parte do terceiro paradigma metodológico, integrando o arcabouço da Prática Artística como Pesquisa, que vem sendo desenvolvido principalmente na Austrália, Escandinávia e Inglaterra, apresentadas na obra num entrelaçamento de criação interartística fundamentada na corporeidade e reflexão teórica transdisciplinar. A Abordagem associa a educação somática e os estudos da performance, fundamentando-se na Análise Laban/Bartenieff de Movimento, no Movimento Autêntico, na dança-teatro e na performance, integrando também questões relativas à improvisação, à dança e diferença (dança inclusiva), à intervenção urbana e à ecoperformance.
Autor(es): Fernandes, Ciane
EDUFBA. Publicado em: 2018
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10. Atividades farmacêuticas de natureza clínica na atenção básica no Brasil
RESUMO OBJETIVO Caracterizar as atividades de natureza clínica desenvolvidas pelos farmacêuticos nas unidades básicas de saúde e sua participação em atividades educativas de promoção da saúde. MÉTODOS O artigo integra a Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Uso Racional de Medicamentos – Serviços 2015, estudo transversal, explorató
Rev. Saúde Pública. Publicado em: 13/11/2017
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11. Identificação e análise de perda por making-do: insights a partir de dois estudos de caso em canteiros de obra no Brasil
Resumo Making-do tem sido apontada como uma importante categoria de perdas na construção civil. Decorre de situações em que uma determinada atividade é iniciada ou dá prosseguimento sem que todos os recursos necessarios para a sua execução estejam disponíveis: materiais, equipamentos, ferramentas, recursos humanos, condições externas e informaçõ
Ambient. constr.. Publicado em: 2017-07
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12. A Arte da improvisação musical ao teclado no Renascimento italiano: a didática do contraponto segundo
Resumo: Parte fundamental do exercício profissional do tecladista no Renascimento, a improvisação musical é o relevante tema do livro II da segunda parte do tratado Il Transilvano (1610). Única obra publicada pelo organista Girolamo Diruta (1554?-1610?), o Transilvano expõe em 'Diálogo' as preceptivas da arte da música de seu tempo e é Monumentum da
Per musi. Publicado em: 2016-04