Imprensa Carioca
Mostrando 1-12 de 45 artigos, teses e dissertações.
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1. O IMAGINÁRIO INTERSEXUAL DE COELHO NETO
RESUMO O artigo discute a figura do “andrógino” em três textos de Coelho Neto: “Ode fescenina” (1895), Esfinge (1908) e O patinho torto (1918). Considera que, no fin de siècle carioca, “andrógino” refere-se muitas vezes a realidades e corporalidades heterogêneas. Argumenta que o autor utiliza-se da profissionalização da imprensa para artic
Novos estudos CEBRAP. Publicado em: 2022
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2. Natureza e modernismo: Mário de Andrade e Villa-Lobos antes da Semana
RESUMO No início da década de 1920 a discussão em torno da música ainda não aproximara Mário de Andrade e Villa-Lobos, ambos “atores” que se tornarão protagonistas após suas participações na Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. O musicólogo paulista trava conhecimento com a obra do compositor carioca, curioso para conhecer novas possi
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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3. Matizes da cultura jovem: imagens e imaginários em torno do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla
Resumo Em 1965, o Jornal do Brasil organizou a primeira edição do Festival de Cinema Amador, no Rio de Janeiro, Brasil. Entre 1965 e 1970, o festival agregou a produção de cineastas em início de carreira e diletantes ao redor do país. Fruto de intensas transformações ocorridas no cenário cultural carioca, imprensa e cinema tiveram centralidade na fo
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
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4. Mulheres e criação pornô-erótica: efeitos da autoria feminina na imprensa de gênero alegre da Belle Époque imoral carioca
Resumo A criação pornô-erótica do Rio de Janeiro no início do século XX é o tema deste estudo, especificamente, o aparecimento da “cortesã-cronista” na Sans Dessous e da “prostituta-educadora” no Rio Nu — periódicos pornô-eróticos repletos de marcadores de gênero masculinos. Indaga-se sobre as continuidades e transformações instaurada
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2020-08
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5. “Essa dona tão perversa”: Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues e as figurações da perversão na imprensa carioca da década de 1940
RESUMO Dos 55 poemas que compõem A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, 36 foram originalmente publicados na imprensa (1942-1945), e muitos deles fazem referência a esse veículo, quer ao tratá-lo como tema, quer ao estabelecer diálogos com outros textos nele reproduzidos. Propõe-se uma aproximação entre o poeta, a partir de “Caso do vestido
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/06/2019
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6. QUE LIBERDADE? UMA ANÁLISE DA CRIMINALIZAÇÃO DAS SERVIDORAS DOMÉSTICAS CARIOCAS (1880-1930)
Resumo O presente artigo propõe uma discussão que articula diversas áreas dos saberes historiográficos: a história do crime, dos mundos do trabalho, e do gênero. Ao propor tal tarefa, pretendemos analisar o processo de criminalização do serviço doméstico, sobretudo de suas trabalhadoras, pensando em uma perspectiva interseccional, ao analisar como
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 25/04/2019
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7. “Fitas em chammas”: cinema, imprensa e sensacionalismo na Belle Époque carioca
RESUMO Este artigo analisa a cobertura jornalística sobre incêndios em cinemas na virada para o século XX, quando emergiram alguns traços estruturantes da sociedade carioca no tocante ao consumo cinematográfico e ao papel da imprensa no Rio de Janeiro. A questão principal é: de que modo o sensacionalismo operou como chave de leitura desses incêndios?
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 14/03/2019
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8. Uma exposição para o IV Centenário de São Paulo: um historiador português narra a “história bandeirante”
RESUMO Jaime Cortesão, intelectual português, viveu no Brasil entre 1940 e 1957 após ser banido de seu país pelo regime salazarista. Durante este período, instalado no Rio de Janeiro, foi presença assídua na imprensa carioca e paulistana, além de trabalhar na Biblioteca Nacional e no Instituto Rio Branco, onde teve contato privilegiado com a document
An. mus. paul.. Publicado em: 23/11/2018
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9. Os periódicos franceses na imprensa carioca oitocentista Uma leitura dos editoriais de primeira edição
Resumo O desembarque da família real ao Rio de Janeiro, em 1808, deu início a significativo processo de modernização da cidade, impulsionado, entre outras razões, pela necessidade de redefinir seu cenário urbano, pela institucionalização da imprensa e pela presença de estrangeiros de diversas nacionalidades - especialmente após o Tratado de Paz de
Almanack. Publicado em: 2018-04
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10. A inserção da obra “Euclides da Cunha e o Paraíso Perdido”, de Leandro Tocantins, na imprensa carioca nos anos de 1960
Resumo Este artigo analisa a inserção da obra “Euclides da Cunha e o Paraíso Perdido”, de Leandro Tocantins, na imprensa carioca nos anos de 1960. A fundamentação teórica levou em conta, por um lado, os estudos da recepção e da função do autor em nossa contemporaneidade; por outro, os estudos sobre as relações entre literatura e cordialidade
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-01
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11. A midiatização da (não) preservação: reflexões metodológicas sobre sociedade, periodismo e internet a propósito da demolição do Palácio Monroe
RESUMO Tem sido uma constante no campo patrimonial a exortação de que as políticas do patrimônio precisam se aproximar dos anseios preservacionistas da população. Este artigo procura discutir essa máxima, analisando as razões para a demanda pró-preservação de não especialistas do Palácio Monroe, obra de arquitetura erigida pelo governo brasileir
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-12
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12. Mulheres cariocas e práticas de leitura nos anos de 1920: um estudo documental a partir das revistas Fon-Fon e Jornal das Moças
Resumo O presente artigo tem por objetivo investigar as práticas de leitura empreendidas pelas mulheres cariocas dos anos de 1920, adotando como objeto de análise duas revistas endereçadas especificamente a esse público, são elas: Fon-Fon e Jornal das Moças. Para tanto, apresenta-se o conjunto de fatores sócio-históricos que impulsionaram o desenvolv
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2016-06