Imperio Romano
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37. Religião e controle social no mundo romano: a proibição das Bacanais em 186 a.C. Conferência do I Colóquio Internacional e III Colóquio Nacional do LEIR (Laboratório de estudos sobre o Império Romano) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Franca. Setembro de 2010
No ano de 186 a.C. foram duramente reprimidos os cultos báquicos na Itália por meio de diferentes medidas tomadas pelo senado (senatus consultum de Bacchanalibus ,CIL I2 581 e Liv. 39, 8-19). Uma extensa tradição historiográfica moderna afirma que a proibição deste culto constitui "um fato absolutamente excepcional na história de Roma", pois o pagani
História (São Paulo). Publicado em: 2010-12
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38. O baile do monstro: o mito da paz de vestfália na história das relações internacionais modernas
O objetivo deste artigo é problematizar o mito da Paz de Vestfália nas relações internacionais modernas, trazendo interpretações alternativas para tal evento e para seus impactos no estudo da história das relações internacionais e nas relações internacionais contemporâneas. Problematizando, primeiramente o marco histórico, o argumento central ap
História (São Paulo). Publicado em: 2010-12
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39. A disputa em torno da memória da morte do Imperador Romano Juliano Augusto, dito "O Apóstata", expressa nos séculos IV e V D.C.
Este trabalho se chama A disputa em torno da memória da morte do imperador romano Juliano Augusto, dito ¿o Apóstata¿, expressa nos séculos IV e V d.C. Tem como objetivo visualizar as maneiras com que diversos autores trataram deste tema. Um tema polêmico, visto que Juliano foi o último soberano pagão do Império Romano, sendo, por conseguinte, ponto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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40. Elitismo cultural e "democratização da cultura" no Império Romano Tardio
A produção literária e artística dos últimos séculos da Antiguidade apresenta todos os sinais de elitismo cultural. Por trás desta aparência, e contrastando com a impossibilidade radical de democratização política do regime imperial, podemos, no entanto, reconhecer os sinais de um processo que o historiador italiano Santo Mazzarino denominou de "d
História (São Paulo). Publicado em: 2010
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41. A construçao da imagem dos mártires nas obras apologeticum e ad martyras de tertuliano: repensando a prática do sacrifício (II-III século d.c.) / Building the image of the Martyrs in the works and apologeticum ad Martyrs Tertullian: rethinking the practice of sacrifice (II-III AD)
O presente trabalho visa analisar a partir do tema sacrifício a questão martirial, e em especial, como se da sua construção e influência. Tertuliano, este apologista africano da cidade de Cartago, que se apresenta enquanto o maior e o mais influente centro cristao da África, se apresenta enquanto um crítico e defensor dos cristãos africanos, especial
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2009
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42. A DIMENSÃO POLÍTICA DA PRÁXIS DE JESUS NO EVANGELHO DE LUCAS / The political dimension of Jesus praxis on the Gospel of Luke
Esta pesquisa aborda a dimensão política da práxis de Jesus no Evangelho de Lucas. Partindo do pressuposto de que o Evangelho de Lucas é a memória popular e histórica de comunidades na pessoa e no projeto de Jesus, refletimos os conflitos que existiam tanto na época de Jesus como posteriormente na década de 80 d.C., em especial, os conflitos com o Te
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2009
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43. LIBERDADE CRISTÃ EM GL 5, 1-14 / Christian Freedom in Gl 5, 1-14
Esta dissertação objetiva demonstrar o significado de liberdade do ponto de vista cristão e as implicações resultantes de um viver cristão independente, além de demonstrar as relações entre fé, liberdade cristã e serviço. Este trabalho se baseou especificamente na carta de Paulo escrita aos gálatas e mais precisamente na perícope de Gl 5, 1-14
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2009
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44. Memória e história da educação medieval: uma análise da Autentica Habita e do Estatuto de Sorbonne
O objetivo deste trabalho é tecer considerações sobre a história e a memória de homens de saber, entre os séculos XII e XIII, no Ocidente latino, a partir de dois documentos. O primeiro é o Authentica Habita (1155/58). Este documento foi editado pelo imperador Frederico Barbaroxa (1122-1190). Nele, o Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (1152
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Publicado em: 2009-11
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45. Abundância de liquidez e crise financeira em Roma: questões jurídicas e econômicas em torno das taxas de juros na época de Augusto e de Tibério
Após ter vencido Antônio e Cleópatra na Batalha do Ácio em 31 a.C., Otaviano levou o tesouro dos reis do Egito a Roma, criando uma abundância de riquezas que contribui, consideravelmente, para estabilizar as finanças romanas, públicas e privadas, e que provocou a alta do preço da terra e a baixa das taxas de juros. Durante o Principado de Augusto, a
História (São Paulo). Publicado em: 2009
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46. Adoção: práticas jurídicas e sociais no Império Luso-Brasileiro (XVIII-XIX)
Nesse artigo, primeiramente, realizamos um histórico das interpretações jurídicas e historiográficas em torno da temática da adoção na sociedade luso-brasileira,no período anterior ao século XX. Em seguida, analisamos documentação inédita na historiografia representada por cartas e processos de adoção procurando entender as práticas sociais d
História (São Paulo). Publicado em: 2009
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47. Passagens de Antiguidade Romana ao Ocidente Medieval: leituras historiográficas de um período limítrofe
Este artigo busca examinar algumas interpretações e perspectivas sob as quais se pode ou tem sido examinada a questão da passagem da Antiguidade Greco-Romana para a Civilização Medieval no ocidente europeu, atentando para as oscilações historiográficas produzidas nestas perspectivas em decorrência de mutações teóricas e metodológicas oriundas do
História (São Paulo). Publicado em: 2009
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48. A importância político-cultural do Levante das Estátuas nas Homilias sobre as Estátuas de João Crisóstomo
A sociedade romana produziu estátuas abundantemente, como argumenta Stewart (2003:118). As suas funções eram diversas e vários os seus propósitos. Neste artigo, buscaremos apresentar a importância político-cultural das estátuas imperiais na sociedade romana do século IV d.C. a partir da compreensão da gravidade dos acontecimentos ocorridos durante
História (São Paulo). Publicado em: 2009