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Mostrando 1-12 de 244 artigos, teses e dissertações.
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1. DEUS HÁ DE ENCONTRAR O PADRÃO E PARTI-LO. A PRESENÇA DE DEUS COMO O GRANDE ‘DESORGANIZADOR’ NA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA
RESUMO A noção metafísica de Deus como fundamento do ser, sumo princípio de ordem e harmonia, vetor da confluência entre filosofia grega e cristianismo como padrão cultural do Ocidente, entra em crise no século XIX, conjuntamente com a disrupção da ordem social tradicional e da “imagem do mundo” onto-teológica, sob os golpes da ciência e da cr
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022
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2. Estética y hermenéutica de la irrupción festiva: devoción del Niñopa en Xochimilco
Resumo O objetivo desse artigo é mostrar a maneira em que a estetização ritual do Niñopa, celebrada em Xochimilco, México, em 2 de fevereiro de cada ano, desde o seu estabelecimento pelos missionários franciscanos, no século XVI, até os dias atuais, é uma manifestação exuberante de resistência política e uma prática ritual "contra-hegemônica".
Alea. Publicado em: 2020-04
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3. Apresentação do v. 22, n.1, 2020, de Alea. Estudos Neolatinos
Resumo O objetivo desse artigo é mostrar a maneira em que a estetização ritual do Niñopa, celebrada em Xochimilco, México, em 2 de fevereiro de cada ano, desde o seu estabelecimento pelos missionários franciscanos, no século XVI, até os dias atuais, é uma manifestação exuberante de resistência política e uma prática ritual "contra-hegemônica".
Alea. Publicado em: 2020-04
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4. O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais
Resumo Neste ensaio, objetivamos discutir sobre a utilização do conceito de rizoma, desenvolvido por Deleuze e Guattari, no âmbito da pesquisa em Estudos Organizacionais. Trata-se de uma imagem-pensamento que se opõe à forma tradicional de pensar e conhecer baseada em uma perspectiva arborescente, organizada e centralizada. Dessa imagem-pensamento rizom
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2020-01
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5. KANT’S CONSTITUTION OF A MORAL IMAGE OF THE WORLD*
RESUMO Nesse artigo eu argumento que a ideia de uma história universal é sistematicamente legitimada no sistema da filosofia transcendental de Kant por meio do conceito de precisão [Bedürfnis] da razão pura prática. Nesse sentido, a ideia de uma história universal é uma parte fundamental da imagem moral do mundo que emerge da totalidade da filosofia
Kriterion. Publicado em: 13/05/2019
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6. A fotografia na experiência educativa de professores: do olhar e das interpretações
RESUMO Este texto desenvolve um método para pensar a educação como experiência educativa (CONTRERAS; PÉREZ, 2010) com uso da fotografia. Tal elaboração se dá no campo da Pedagogia, sob uma perspectiva inspirada na filosofia (BENJAMIN, 1986; 2012; GADAMER, 2013; ARENDT, 2013), com referentes da fotografia pela dimensão estética (BARTHES, 1980; DUBOI
Educ. rev.. Publicado em: 09/05/2019
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7. Entre o Relato e a Paródia: Pina Bausch e suas re-leituras na pesquisa acadêmica brasileira
Resumo: O artigo consiste numa reflexão de teor filosófico a partir de um levantamento da produção acadêmica realizada no Brasil sobre a obra da coreógrafa alemã Pina Bausch. Esse levantamento foi realizado em plataformas digitais, abrangendo o período de 1988 a 2018, e compreendeu artigos publicados em periódicos, capítulos de livros, livros, tese
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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8. Pina Bausch e Café Müller no Cinema: a mise-en-scène da copresença do corpo e dos olhos fechados
Resumo: O artigo pretende refletir sobre a questão da copresença do corpo dançante no excerto Café Müller, de Pina Bausch, sob o olhar cinematográfico de Wim Wenders em Pina (2011). Como ancoragem teórica, traz-se à cena o ensaísta e cineasta Jean-Louis Comolli ‒ mise-en-scène, representação, copresença ‒ e a filosofia do cinema da diferenç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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9. Monstros, Rojões, Bambus, Bolas e o Fundão: encantarias em performances de uma juventude rueira
Resumo: O artigo dedica-se a esmiuçar algumas imagens e objetos produzidos em um universo de culturas jovens marginalizadas. Dado o alto fluxo de jovens entre elas, essas práticas são aqui compreendidas como uma rede. Tal rede envolve a piXação, as torcidas organizadas de futebol, as turmas de bate-bola e os bailes funk. Analisa-se, então, com uma abor
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-06
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10. “Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Resumo O presente artigo apresenta o cinema como uma experiência de educação vivenciada a partir do olhar. Para tanto, parte-se da constatação do problemático esquecimento da potência epistêmica da visibilidade nas práticas educativas. Inicialmente, retoma-se o momento platônico de fixação do paradigma gramatical e a sua associação à uma deter
Educ. Pesqui.. Publicado em: 01/03/2018
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11. DELEUZE AND FILM’S PHILOSOPHICAL VALUE
RESUMO Neste ensaio analiso as diferentes modalidades de pensamento que ocorrem entre a filosofia e as imagens em movimento partindo da distinção metafilosófica elaborada por Gilles Deleuze entre “pensar” e “filosofar”. Esta é uma distinção fundamental para a possível elaboração de uma filosofia do cinema, ou, pelo menos, para afirmar que �
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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12. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
Resumo: Ausente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2018-01