Imagem De Arquivo
Mostrando 13-24 de 80 artigos, teses e dissertações.
-
13. O mutoscópio de Santos Dumont e a poética do found footage
RESUMO O artigo tem como base o estudo de um raro e extraordinário artefato cinematográfico de Santos Dumont, pertencente à coleção do Museu Paulista da Universidade de São Paulo: um carretel de mutoscópio produzido em 1901. A partir de um inventário analítico sobre a descoberta, a identificação e a restauração do objeto, são abordados o gêner
An. mus. paul.. Publicado em: 25/06/2018
-
14. Anormalidades selares e justasselares: achados na ressonância magnética atípicos de doenças comuns e típicos de doenças incomuns
Resumo A região selar/justasselar abrange o componente ósseo da sela turca, a glândula hipofisária, o seio cavernoso e a cisterna suprasselar. As alterações dessa região podem se manifestar por consequência de hipoprodução ou hiperprodução hormonal ou por sinais e sintomas neurológicos decorrentes da compressão de estruturas adjacentes. A resso
Radiol Bras. Publicado em: 15/01/2018
-
15. O arquivo como espaço aurático de imagens da loucura
Resumo Neste artigo temos como objetivo problematizar a função do arquivista no trabalho de catalogação das obras expressivas da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, localizado em Porto Alegre, RS. Entendemos que, neste procedimento, é possível realizar um exercício de desmontagem do território a partir de escolha ética sobr
Psicol. USP. Publicado em: 2017-12
-
16. A Construção do Escritor João Antônio
Resumo A "persona" do escritor e jornalista João Antônio resulta de um processo de construção social. Trato aqui da edificação de sua imagem em três momentos. No primeiro, abordo a socialização primária e secundária em sua obra. No tocante à socialização primária considero as referências do ambiente familiar, e com relação à socialização
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2017-12
-
17. Da história oral ao filme de pesquisa: o audiovisual como ferramenta do historiador
Resumo: Ensaio analítico do processo de produção de imagens, formação de arquivo audiovisual, análise das fontes e criação da narrativa fílmica dos quatro filmes historiográficos que formam a caixa de DVDs Passados presentes, do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (Labhoi/UFF). A partir de trechos do arquivo a
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2017-10
-
18. A PRODUÇÃO DE UM EFEITO DE COPRESENÇA LULA-DILMA NO DISCURSO POLÍTICO-MIDIÁTICO DE SEMANÁRIOS BRASILEIROS EM 2010
RESUMO: Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, este artigo assume a concepção foucaultiana de história, como um conjunto descontínuo de temporalidades, e recupera os fios discursivos de um acontecimento singular no contexto brasileiro de 2010 — a indicação de Dilma Rousseff como candidata pel
Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto). Publicado em: 2017-08
-
19. Mise-en-film da fotografia em três documentários brasileiros
Resumo Este artigo busca analisar, em três filmes da cinematografia brasileira recente, os modos como a fotografia, entendida como dispositivo de rememoração, é colocada em cena, compreendendo-a como rastro da presença de algo que já se tornou ausente. Pretende-se discutir como, ao solicitar imagens retiradas dos "álbuns de família", corrobora-se a c
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
20. O contato com o mundo: ambiguidades da fotografia de Mathieu Pernot
RESUMO Analisando o trabalho de Mathieu Pernot, percebe-se a ambiguidade da fotografia que se encontra na fronteira entre arte e documento. A simplicidade no enquadramento, a claridade da iluminação, a serialização, a montagem, bem como a impessoalidade das imagens de Pernot, assinalam a contradição interminável entre o que é acessível pela visão e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06
-
21. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidadea
ResumoO artigo pretende analisar a presença do cinema na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925. Na década de 1920, consolidando-se como meio de comunicação de massa, ele passou a ser utilizado cada vez mais como "vitrine" em que a nação projetava as virtudes nacionais a serem celebradas em um
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12
-
22. Imagem-performada e imagem-atestação: o documentário brasileiro e a reemergência dos espectros da ditadura
A reivindicação da memória da Ditadura Civil-Militar no cinema brasileiro contemporâneo se intensifica. Este artigo retoma documentários da década de 1980, ideias e autores já explorados anteriormente para se ater à discussão do uso de depoimentos e imagens da época da ditadura na produção audiovisual recente e ainda seu modo de assumir performat
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
-
23. O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em Sem Sol, de Chris Marker
O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem - e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo - como processo de mediação entre elas e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman, para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas, cada uma à sua maneira, carregam vestígios da memóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
-
24. Ossifying Fibroma of the Jaws: A Clinicopathological Case Series Study
O objetivo deste estudo foi analisar as características clínico-radiográficas e microscópicas de uma série de casos de fibroma ossificante (FO). Para o estudo, todos os casos com diagnóstico de FO do arquivo do Laboratório de Patologia Bucal da Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, foram estudados. Os dados clínicos fo
Braz. Dent. J.. Publicado em: 2013-12