Igreja No Brasil Seculo Xix
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1. Batismo e compadrio escravo no Sul de Mato Grosso (1836-1862)
RESUMO No século XIX, as relações de compadrio instituídas pela Igreja Católica e formalizadas pelo batismo favoreciam a união entre indivíduos e famílias. Além do sentido relacional, os escravos da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque utilizaram-se estrategicamente desse sacramento. De acordo com a documentação paroquial, o ba
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2020-04
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2. A família Civita e a imprensa na América Latina
RESUMO No século XIX, as relações de compadrio instituídas pela Igreja Católica e formalizadas pelo batismo favoreciam a união entre indivíduos e famílias. Além do sentido relacional, os escravos da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque utilizaram-se estrategicamente desse sacramento. De acordo com a documentação paroquial, o ba
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2020-04
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3. Carlos Oswald: uma história e dois temas
Resumo Este artigo retrata a pesquisa feita, em grande parte, a partir de fontes originais, que focou o pintor Carlos Oswald (1882-1971), no âmbito da relação entre arte e religião, por ele ser um membro da Ordem de São Gregório e por dedicar-se à arte sacra, temas tratados em publicações anteriores. Naturalmente a singularidade do aludido pintor en
Pro-Posições. Publicado em: 2017-12
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4. Ultramontanismo e protestantismo no período regencial: uma análise da crítica panfletária dos padres Perereca e Tilbury à missão metodista no Brasil
Resumo: Sob a longa vigência do modelo regalista - que perpetuou o direito do padroado e a condição do catolicismo como religião oficial do Império - os clérigos e leigos que adentraram a nova etapa constitucional debateram questões plurais, no âmbito das quais buscaram conciliar a defesa da religião como ingrediente indispensável à legitimação
Almanack. Publicado em: 2017-04
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5. Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (Província do Paraná, 1853-1889)
Resumo Ao longo do Império, houve, no Brasil, ao menos três diferentes representações em disputa sobre como deveria ocorrer a educação da criança pela família: a regalista, a liberal e a ultramontana. Tais representações manifestavam uma disputa de poder entre as duas instituições que as produziam: o Estado, com seu regalismo e liberalismo, e a I
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2017-03
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6. DOS CONVENTOS E RECOLHIMENTOS PARA OS COLÉGIOS DE FREIRAS: AS DIFERENÇAS DA EDUCAÇÃO FEMININA CATÓLICA NOS SÉCULOS XVIII E XIX
RESUMO: Este artigo analisa os princípios educativos da Igreja Católica nas especificidades das instituições confessionais femininas brasileiras nos séculos XVIII e XIX. Apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da educação instituída no interior dos conventos, lugares para uma vida perfeita, e agregados às ordens monásticas do século XVIII,
Educ. rev.. Publicado em: 2016-09
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7. Os lazaristas e a política imperial - a escola, a assistência e a família
RESUMO Este artigo propõe uma discussão sobre a dinâmica política que estava por trás da expansão lazarista nas instituições escolares e assistenciais e as limitações impostas pelo campo político imperial ao clero ultramontano. Trabalhamos com a hipótese de que tanto a expansão como a necessidade de controle eram formas de manter o domínio sobr
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2016-06
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8. Os apóstolos dos sertões brasileiros: uma análise sobre o método e os resultados das missões religiosas dos capuchinhos italianos no século XIX
ResumoO método missionário utilizado pelos frades capuchinhos em território brasileiro no século XIX baseava-se em dois pressupostos principais: itinerância e pregação. Foram ouvidos por milhares de pessoas, de norte a sul do Brasil, buscando incutir culpa e mudança urgente nos comportamentos antes que o juiz do final dos tempos chegasse. A segunda v
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2015-06
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9. A Rosa brasileira que incendiou a questão religiosa em Portugal: o Caso Calmon (1899–1901)
No processo de progressiva secularização da sociedade, que, na Europa e na América, ganhou renovado fôlego a partir de finais do século XIX, as relações entre Estado e Igreja assumiram muitas vezes uma dinâmica conflituosa a que a historiografia convencionou chamar de "questão religiosa". Neste artigo, proponho-me a analisar um momento alto dessa te
Tempo. Publicado em: 30/01/2015
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10. O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso
"Desde o século XIX, com o célebre detetive Auguste Dupin, de Edgar Allan Poe, e a extensa cadeia de personagens e narrativas de mistério que em maior ou menor medida descenderam dali – passamos, nesse prolífico percurso, por Conan Doyle, Agatha Christie, Raymond Chandler, só para citar alguns autores –, o gênero policial foi se consolidando e, enquanto expandia progressivamente seu público, matizava-se e assumia novas formas. Este estudo, fruto de longa pesquisa a partir dos livros mais vendidos no Brasil no início do século XXI, debruça-se sobre o romance policial “místico-religioso”, subgênero definido por Fernanda Massi que se distancia um pouco das características tradicionais do romance policial: nessas tramas, o crime se conecta a um segredo ligado a um núcleo místico-religioso, em geral protegido por uma sociedade fechada e secreta às voltas com o que ela supõe ser um inimigo ameaçador. O repórter/investigador (que em tais obras nunca é chamado de detetive) busca uma verdade que supera a identificação do criminoso, tendo como alvo principal o segredo motivador dos crimes. Outra característica singular é a tentativa, quase frequente, de desmoralização da Igreja Católica. Isto ocorre através da oposição /ocultação/ vs. /revelação/ de um segredo, fazendo que esse subgênero tenha grande sucesso de público, uma vez que promete revelações surpreendentes sobre essa poderosa instituição."
Autor(es): Massi, Fernanda
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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11. Igreja e Estado no Brasil oitocentista: um diálogo com La Iglesia católica y la formación del Estado-nación en América Latina en el siglo XIX. El caso colombiano, de Luis Javier Ortiz Mesa
Resumo O artigo pretende comparar as relações entre Estado e Igreja no Brasil e na Colômbia ao longo do século XIX. Se, em linhas gerais, alguns aspectos das referidas relações possuem semelhanças nas duas nações citadas - por exemplo, a difusão de ideias liberais e anticlericais e a permanência do padroado sobre a Igreja - também podem ser ident
Almanack. Publicado em: 2013-12
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12. Comentários ao texto de Luis Javier Ortiz Mesa La Iglesia católica y la formación del Estado-nación en América Latina en el siglo XIX. El caso colombiano
Resumo Os comentários envolvem três questões: (1) a Colômbia no século XIX; (2) diferenças e semelhanças entre a experiência colombiana e a brasileira; e (3) o lugar da religião no mundo contemporâneo. Eles procuram, assim, aprofundar alguns dos muitos e surpreendentes aspectos do texto em pauta.
Almanack. Publicado em: 2013-12