Identidade De Grupo Afro Brasileiro
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1. Identidade e resistência afro-brasileira na obra de Jorge Amado
A identidade afro-brasileira é tomada como mote para reler os romances Jubiabá, Gabriela, cravo e canela e Tenda dos milagres, buscando caracterizar os traços de tradição, tradução, hibridismo e resistência neste estudo, que se justifica por analisar as características do grupo étnico afro-brasileiro como vetores para despertar no cidadão o reconhecimento do valor das minorias étnicas. As análises conduzem à conclusão de que o respeito às identidades culturais diversas deve ser propagado através da divulgação da literatura.
Autor(es): Nascimento, Aline Santos de Brito
Editus. Publicado em: 2019
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2. “Encontrei minhas origens”: Um olhar do ator sobre a construção da identidade negra a partir do Grupo de Teatro Caixa-Preta
A lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Na condição de estudante de licenciatura em teatro e atriz de um grupo teatral formado por atores negros, aponto a minha experiência de aprendizagem e a de outros atores, que fazem e fizeram parte do grupo, como um exemplo de pessoas que a parti
Publicado em: 2010
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3. Identidade coletiva negra e escolha eleitoral no Brasil
Alguns estudiosos não examinam identidade racial de grupo entre os afro-brasileiros por causa da história do Brasil como uma nação racialmente mista. Dada a crescente força dos movimentos negros e a adoção de políticas raciais como ações afirmativas, que pressupõem a existência de grupos raciais, é necessário examinar se a identidade racial de
Opinião Pública. Publicado em: 2009-11
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4. Caso Paiol de Telha: uma história dos descendentes de negros escravizados frente à expropriação de terras em Guarapuava, PR
Esta dissertação apresenta o Caso Paiol de Telha, buscando refletir sobre uma história dos descendentes de negros escravizados frente à expropriação de terras em Guarapuava, PR. Discutimos alguns dos argumentos levantados durante a pesquisa sobre os processos de construção de identidades e de organização social nas disputas por terras no Estado do
Publicado em: 2008
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5. Agô alafiju, odara! a presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA, 1971 - 1978
Esta dissertação destaca a trajetória artística e institucional de Clyde Wesley Morgan, de modo a favorecer estudos analíticos do legado coreográfico e cultural deixado por este profissional, para a dança e sua contextualidade étnica na Bahia. Além disso, consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espe
Publicado em: 2006