Humor Grafico
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Comunicabilidad y mediatización de los discursos psicoanalíticos en Buenos Aires
Resumen En este artículo analizo la circulación de discursos psicoanalíticos fuera de la clínica a través de algunos de sus canales mediáticos más cotidianos y masivos. Para ello utilizo el concepto de comunicabilidad (Briggs; Hallin 2007), que ilumina cómo se difunden los discursos a través de ideologías desarrolladas históricamente, y de mediati
Horiz. antropol.. Publicado em: 2021-08
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2. Imprensa e humor gráfico: A origem de "O amigo da onça” em questão
Resumo Este artigo apresenta os resultados de pesquisa1 que investiga as raízes de “O amigo da onça”, história em quadrinhos de humor criada pelo desenhista Péricles Maranhão (1924-1961) e publicada na revista O Cruzeiro, de 1943 a 1962. O personagem é uma das figuras mais populares do humor gráfico brasileiro e revela características do cotidian
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
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3. Produção gráfica humorística, imprensa esportiva e estereótipo: as narrativas de Maciota, na revista Placar
Resumo O objetivo deste artigo é analisar traços estereotípicos associados à identidade brasileira, a partir de produções gráficas de humor publicadas na imprensa esportiva brasileira. Criadas por Paulo Paiva e publicadas na revista esportiva Placar, as narrativas do personagem Maciota foram pouco estudadas no país. As histórias ficcionais apresenta
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2017-12
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4. De verdugos a matones y patotas. Representaciones de la represión ilegal en HUM® y Pasquim durante la distensión de las dictaduras militares de Argentina y Brasil
RESUMO O artigo propõe um exercício de comparação das representações humorísticas do terrorismo de Estado publicadas pelo tabloide brasileiro O Pasquim (1969-1991) e pela revista argentina HUM® (1978-1999) durante a distensão das ditaduras militares. Neste contexto, muitos humoristas paulatinamente abandonaram as metáforas e as operações de camuf
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2017-01
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5. Dimensões de uma mecânica narrativa do traço no humor gráfico: estruturas episódicas elementares das tirinhas diárias
No presente artigo, propõe-se uma introdução aos esquemas narrativos elementares do humor gráfico, a partir de um exame sobre a economia interacional do sentido narrativo de tirinhas diárias de humor, publicadas diariamente em jornais: do ponto de vista teórico, pretende-se estabelecer a importância dos esquemas sequenciais e de seus princípios de ca
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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6. Derrisão e ironia cínica no humor contemporâneo: os limites entre o politicamente incorreto e o incorretamente político
Nesse artigo discutem-se as transformações no humor gráfico contemporâneo a partir da segunda metade do século XX, com ênfase nos recursos subjetivos e ideológicos acionados na atualidade para garantir sua expansão e consolidação em diferentes plataformas midiáticas. A partir de uma abordagem hermenêutica assinala-se o atual recurso a uma raciona
História. Publicado em: 2014-12
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7. El humor gráfico y la educación de la mirada ambiental
Images have played a key role in the communication of environmental ideas since the origins of environmental movements whether to prove environmental problems or to provoke personal and collective commitment. Researchers have mainly analyzed the visual representations of nature through pictures, photographs and films. Environmental issues that comics arise a
Soc. nat.. Publicado em: 2012-08
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8. Um passado em traços: charge e a produção de sentido sobre a ―Administração Popular de Fortaleza (1985-1988). / A month into features: charge and the production of meaning on Popular Administration-Fortaleza (1985-1988).
Nesta pesquisa analisamos a prática do humor gráfico na vertente charge, como expressão de representações sobre a chamada Administração Popular de Fortaleza (1986-1988). Prática esta, que organizou, comunicou e defendeu uma percepção dos acontecimentos da cena política fortalezense, num período de transição política nacional, quando o Brasil p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/01/2011
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9. Melhora da qualidade de vida de pacientes com dor neuropática utilizando de monitorização ambulatorial contínua
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O manuseio da dor de paciente com dor crônica exige uma abordagem multifuncional, que implica física, psicológica, social e ocupacional. O entendimento da fisiopatologia da dor e sua avaliação precisam otimizar o tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar de forma abrangente os mais fortes preditores de qualidade de vida
Revista Dor. Publicado em: 2011-12
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10. Guerrilha de PincÃis: humor grÃfico no jornal O Pasquim como resistÃncia polÃtica e cultural à ditadura militar (1969 - 1970) / Guerrilla of paintbrushes: Graphic Humor in the newspaper O Pasquim as cultural and political resistence to military dictatorship (1969-1970).
A proposta desta dissertaÃÃo à analisar o humor grÃfico no tablÃide carioca Pasquim. Primeiramente, a intenÃÃo à contar a histÃria dos dois primeiros anos do jornal (1969-1970), em sua resistÃncia polÃtica e cultural à ditadura militar, contextualizando-a a partir da anÃlise de algumas de suas imagens humorÃsticas. A segunda proposta à - em um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2010
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11. Quem não chora não mama! Panorama do design gráfico brasileiro através do humor 1837-1931 / Who don´t cry, don´t suck! Overview of Brazilian graphic design history through the humor 1837 - 1931
Esta tese é um panorama da história gráfica brasileira de 1837 até 1931, visto pela ótica da representação cômica, do design gráfico e da mentalidade. A idéia principal foi partir de um plano geral para encontrar na década de 1920 a obra conjunta do humorista Aparício Torelly, o Barão de Itararé, e do artista gráfico paraguaio Andrés Guevara.
Publicado em: 2010
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12. Traços da história : controle e resistência nas vozes do humor gráfico "Braziliense"
Esta dissertação aborda representações do regime militar brasileiro, por meio de relatos e desenhos de humor de quatro chargistas que trabalharam um deles ainda continua trabalhando no jornal de maior circulação no Distrito Federal, o Correio Braziliense, no período compreendido entre 1971 aos dias atuais. No desenvolvimento da pesquisa, procurei asso
Publicado em: 2009