History Cinema
Mostrando 1-12 de 126 artigos, teses e dissertações.
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1. Juventude(s) periférica(s) e subjetivações: narrativas de (re)existência juvenil em territórios culturais
Resumo Este artigo apresenta certas linhas singulares de subjetivação experimentadas pela juventude enquanto produção estético-cultural que configura a periferia como território existencial. Pretendemos contribuir para a discussão da relação entre hierarquização socioespacial das cidades e os processos de subjetivação de forma crítica aos proce
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 20/12/2019
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2. Caminhos de um cinema brasileiro
Resumo A obra resenhada busca dar conta da vasta e complexa história do cinema brasileiro. Ao seguir uma linha temporal, dos primórdios do cinema até as produções mais recentes, traz uma pluralidade significativa de pesquisadores, metodologias e abordagens, do começo da produção nacional, em 1895, até o cinema mais recente, de 2016.Abstract This boo
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
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3. Elastic realities - documentary practices between cinema and art
RESUMO Recentemente, as práticas documentais, incluindo aquelas que lidam com imagens em movimento, experimentaram um aumento sem precedentes na área artística, o que provocou críticas mas também levou a férteis discussões entre o campo de práticas documentárias artísticas e os documentários cinematográficos mais tradicionais. Este artigo visa a
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
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4. Um filme falado: a História e o Mediterrâneo na obra de Manoel de Oliveira / A Talking Movie: The History and the Mediterranean on Manoel de Oliveiras work
A partir da análise de Um Filme Falado (2003), de Manoel de Oliveira, são discutidas questões relacionadas à historiografia, à narrativa histórica por meio do cinema, bem como à crítica do orientalismo, eurocentrismo, relacionado-as à historiografia lusa e à do Mediterrâneo. São levados em conta aspectos de outras obras do realizador português,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/09/2012
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5. É que Glauber acha feio o que não é espelho: a invenção do Cinema Brasileiro Moderno e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional.
O principal objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
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6. A poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane / The poetic and the politic from Glauber Rocha and Sembene Ousmane
Discutimos os projetos cinematográficos e políticos de Glauber Rocha e Sembene Ousmane à luz do diálogo em imagens. Assim, centramos nossa análise em dois filmes: Der Leone have sept cabeças (1969-70), de Glauber, e Ceddo (1976), de Sembene. À maneira dos historiadores, estes cineastas recorreram ao passado para problematizar o presente. Em Ceddo, Sem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/05/2012
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7. Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
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8. Contribuições do uso do cinema para o ensino de ciências: tendências entre 1997 e 2009 / Contributions of using cinema for science education: trends between 1997 and 2009.
Taking into consideration the influence caused by the media in our society, this dissertation seeks to analyze qualitatively the academic production dealing with the use of Cinema with focus on teaching Science. For this purpose three databases were searched (ENPEC, CEDOC and SIBIUSP) in a specific time frame (1997 to 2009) and were based on a methodology ce
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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9. A distribuição independente no cinema brasileiro : um estudo sobre a circulação do longa-metragem nacional no mercado de salas, em 2010
This dissertation has the objective of to investigate the distribution of brazilian feature films in home movier theatres by independent distributers in 2010. Identify the behavior of these films in relation to economic and institutional factors that brazilian market. Also, look on the set of weights that separate elements of brazilian cinema audience, even
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012
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10. Sociabilidades e namoros na década de 1970 Lages (SC)
This study talks about dating practices prevailing in Lages, Santa Catarina, in the 1970s, and investigates appropriations of references from other cities and larger centers that have influenced the behavior of young people regarding sexuality and sociability. Reference to the assumptions of cultural history as possible interpretation of the representations
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
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11. Serial Killers: cinema e representaÃÃo / Serial Killers: cinema and representation
In this study we intend, through film analysis, to understand how the movie industry has represented the Serial Killers, discussing the aspects that compose it and that constituted diverse views on the subject. Immediately film analysis led us to reflect on representations spread over the years about the Serial Killers, for better understanding of what aspec
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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12. Leituras das versőes do filme The Gold Rush: vozes discursivas e dramaticidade
In 1925, Charles Chaplin made the film The Gold Rush, and in 1942, he realeased the same film, re-edited with addition of music and narrator and charater‟s voices. Among these seventeen years, there was the advent of sound films, which provoked major changes in cinema. This dissertation proposes not only to know how was this transition from silent film
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012