Historical Musicology
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. "Lamentationes Jeremiae Prophetae" de Orlando di Lasso : a aplicação da quinta categoria analitica de Joachim Burmeister / Orlando di Lasso s Lamentationes Jeremiae Prophetae de Orlando di Lasso : the application of the fifth analytical category of Joachim Burmeister
Em Musica Poética (1606) , Joachim Burmeister oferece a primeira proposta de análise formal em música . A sua metodologia analítica tem um direcionamento retórico- musical e compreende a divisão em cinco categorias: "(1) investigação do modo; (2) investigação do gênero melódico; (3) investigação do tipo de polifonia; (4) consideração da quali
Publicado em: 2010
-
2. Frei Bernardino Bortolotti (1896-1966) e a cena musical em Lages: uma contribuição para a historiografia da música na Serra Catarinense
Friar Bernardino Bortolotti (1896-1966) was a Franciscan priest who lived for about three decades in Lages, state of Santa Catarina, Brazil, working as a musician, conductor and composer. The friar worked locally in the ecclesiastical administration and in the Catholic press, acting at the same time in sacred musical practice as a composer and choir director
Publicado em: 2009
-
3. A royal and imperial repertoire for the clarins : a retrieval for the history of the trumpet in Brazil / Um repertorio real e imperial para os clarins : resgate para a historia do trompete no Brasil
Esta dissertação tem como tema principal a presença do Clarim no Brasil e enfatiza a utilização deste instrumento musical na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro no início do século XIX. De acordo com nossas pesquisas, clarim foi um dos nomes utilizados no decorrer da história brasileira para se referir ao trompete natural. Neste trabalho apresen
Publicado em: 2009
-
4. A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro / The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period
Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos tra
Publicado em: 2009
-
5. A viola con anima: uma construção simbólica / A viola con anima: uma construção simbólica
The historical researches on the Brazilian violas were limited by textual and iconographical references to the musical instrument and its musical production, particularly from the second half of the 17th century to the beginnings of the 18th, except from a small reference found in Cancioneiro de Músicas Populares by Cesar das Neves, published first in 1893.
Publicado em: 2008
-
6. A fiddle forgotten : Jose Eduardo Gramani and the revival of the Brazilian rabeca : postmodernism and performance practice / O violino violado : rabeca, hibridismo e desvio do metodo nas praticas interpretativas contemporaneas : tradição e inovação em Jose Eduardo Gramani
This study examines changes in ways of performing music that took place in the second half of the 20th century. As an example and reflection of these changes, it takes the opus of José Eduardo Gramani and his research on the Brazilian rabeca and the context of "historically informed performance" (HIP). My point of reference is Adorno s essay Bach Defended a
Publicado em: 2008