Historia Do Design Grafico
Mostrando 13-24 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
13. Letra e imagem : a tipografia nas capas de livros desenhadas por Eugenio Hirsch / Letter and image : Typography on book covers by Eugenio Hirsch
Eugênio Hirsch (Viena, 1923 - Rio de Janeiro, 2001) é mais conhecido por seu trabalho na editora Civilização Brasileira na primeira metade da década de 1960. Sua atuação na editora do Rio de Janeiro foi marcada pela versatilidade de recursos visuais e pela ampla liberdade concedida pelo editor Ênio Silveira. No mesmo período produziu capas para a ed
Publicado em: 2009
-
14. Imagens e enigmas na literatura para crianças / Enigmas on images from childrens fiction picturebooks
As relações palavra&imagem na literatura para crianças e jovens são investigadas pela perspectiva de suas estruturas e jogos intercódigos, anotando como se engendram e favorecem, ou não, a recepção criativa das obras contemporâneas. O estudo dá evidência aos aspectos materiais da linguagem e dos signos verbal e visual, estabelecendo quinze critér
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2008
-
15. Kósmos, um resgate para a história do design gráfico brasileiro / Kómos, a recover to the brazilian graphic design s history
In Brazil, the design professional field denies its past and so, denies its history. Thus, the designs production before the configuration of design education in this country is unknown by designers and students. This research intended to broach the origins of Brazilian graphic design by doing a history recovery and presenting a periodic like an example of w
Publicado em: 2008
-
16. A CONSTRUÇÃO VISUAL DO JORNAL DO BRASIL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX / THE VISUAL CONSTRUCTION OF JORNAL DO BRASIL ON THE FIRST HALF OF THE TWENTIETH CENTURY
The current dissertation is a research about the visual constructio n of print Brazilian newspapers in the period previous to the systematization of design teaching in the country and its legitimization as a field of knowledge. For the stated purpose it has been chosen as a focus of study the daily newspaper Jornal do Brasil, which was founded in 1891, still
Publicado em: 2008
-
17. O desenho moderno de Saul Steinberg / The modern drawing of Saul Steinberg: work and context
A pesquisa é voltada para o estudo da obra de Saul Steinberg, com enfoque nas contribuições de sua produção para o desenvolvimento do cartum moderno e das artes gráficas. Para tanto, busca sistematizar a vida e obra de Steinberg (1914-1999), com ênfase nas transformações ocorridas em seu trabalho no decorrer de sua carreira, relacionando-as ao conju
Publicado em: 2007
-
18. A significação da identidade visual corporativa na contemporaneidade
A identidade visual corporativa é o resultado de um sistema organizado de ações e planejamentos com o objetivo de apresentar uma organização ou evento para o seus públicos internos e externos. Registra-se na sua breve história mudanças fundamentais na forma de pensar, criar e implantar estes programas. Este trabalho busca elucidar algumas destas muda
Publicado em: 2007
-
19. THE CENSUS COUNTS FOR YOU: GRAPHIC DESIGN AND POLITICAL PROPAGANDA DURING THE ESTADO NOVO / O CENSO VAI CONTAR PARA VOCÊ: DESIGN GRÁFICO E PROPAGANDA POLÍTICA NO ESTADO NOVO
This MA thesis is the result of research in the area of design history, based on the study of material culture. Its main object is the graphic propaganda created to advertise the General Census of 1940. The material under study comprises eleven items made up of text and illustration, which belong to the iconographic collection of the Instituto Brasileiro de
Publicado em: 2007
-
20. THE INVISIBLE VISUALITY OF NEWSPAPER PAGES: THE BRAZILIAN TEAM IN THE FIFA WORLD CUP 2006: THE STORY OF A FAILURE / A VISUALIDADE INVISÍVEL NAS PÁGINAS DOS JORNAIS IMPRESSOS: A SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO 2006: A HISTÓRIA DE UMA DERROTA
Base don the ideas of Ricoeur (1997), who stated that narrating is a process of conveying meaning, this dissertation studies newspaper visuality in order to investigate the possible existence of a graphic narrative on newspaper pages distinct from the textual narrative. Pages published by Rio de Janeiro newspapers O Globo, O Dia and Jornal do Brasil during t
Publicado em: 2007
-
21. CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA PUBLISHING HOUSE: THE DESIGN OF AN EDITORIAL PLAN (1959-1970) / EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA: O DESIGN GRÁFICO DE UM PROJETO EDITORIAL (1959-1970)
The Civilização Brasileira publishing house was, without any doubt, a landmark in modern brazilian history. It serves as an example of excellence in several aspects of publishing production and was also as vehicle of the vanguard political-ideological discourse. This dissertation was focused on the graphic design of the books published during a period when
Publicado em: 2005
-
22. O espaço sagrado e o religioso na obra de claudio Pastro
Este trabalho em ciências da religião trata de arte e arquitetura, num campo especializado de ambas, que é a construção de espaços religiosos e a arte que nele se insere, abrangendo pintura, escultura, e o design de peças e mobiliário de seu interior. Mais especificamente estaremos tratando de arte e arquitetura sacras cristãs, contemporâneas, atra
Publicado em: 2005
-
23. Elements for a reading of the work of Aparício Torelly, the Barão de Itararé: humor, project and graphic design / Elementos para uma leitura da obra de Aparício Torelly, o Barão de Itararé: humor, projeto &design gráfico
Esta dissertação é uma monografia sobre a obra do humorista Aparício Torelly, o Barão de Itararé. A idéia principal foi levantar um escopo de elementos analíticos: históricos, documentais, metodológicos e teóricos, necessários à formulação de hipóteses futuras. A dissertação foi concebida em três partes distintas. A primeira é dedicada ao
Publicado em: 2004
-
24. PARA TODOS: J.CARLOS DESIGNER / FOR EVERYONE: J.CARLOS DESIGNER
Para Todos: J. Carlos Designer is a research work that tries to bring up some contribution on demystifying the idea that graphic design in Brazil started through the institutionalization of apprenticeship in the second half of the XXth Century, this dissertation focuses caricaturist J.Carlos as a graphic designer, between 1922 and 1930, when responsible for
Publicado em: 2004