Hibridismo Na Musica Brasileira
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Marta Saré de Edu Lobo: memórias híbridas
Nos anos de 1960, Edu Lobo era reconhecido pela preocupação estética e social em sua música. Os elementos para elaboração destas composições eram oriundos da música nordestina, da bossa nova e posteriormente da música "erudita". A partir de alguns conceitos de hibridismo, buscou-se entender as fontes musicais reelaboradas por Edu Lobo, mais especif
Per musi. Publicado em: 2014-12
-
2. A obra de Elomar Figueira Mello: contexto e estilo além do popular e do erudito
Discussão sobre os processos composicionais na obra de Elomar Figueira Mello, considerada neste artigo em duas vertentes: a regionalista e popular (presente no seu cancioneiro) e a erudita (representada principalmente por suas óperas), que integram estilos diversos como a cantoria nordestina, o estilo flamenco, a seresta, o tango, o hinário cristão e a m
Per musi. Publicado em: 2014-06
-
3. Hibridismo na música instrumental do Grupo Medusa: associação de gêneros musicais distintos em Pé no chão
Na década de 1980, o jazz fusion tinha grande repercussão internacional. Baseando-se na mistura das linguagens musicais do jazz com outros gêneros, o estilo incorporava construções harmônicas modais associadas ao uso da tecnologia a favor de uma busca a novos timbres. No Brasil, era visto como símbolo de modernidade e considerado como vanguarda musica
Per musi. Publicado em: 2013-12
-
4. O caos organizado de Egberto Gismonti em Frevo: improvisação e desenvolvimento temático
Estudo analítico sobre as práticas composicionais e improvisatórias de Egberto Gismonti na sua música Frevo para piano, especialmente na interseção entre os procedimentos de desenvolvimento temático e improvisação. A partir da versão gravada no disco Alma (GISMONTI,1987a), cuja transcrição foi realizada pelos autores do presente artigo e publicad
Per musi. Publicado em: 2013-12
-
5. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
-
6. A composição e interpretação de Victor Assis Brasil em Pro Zeca: hibridismo entre o baião e o bebop
Estudo sobre o reconhecimento de elementos composicionais e interpretativos característicos do baião e do bebop na Introdução e Tema da música Pro Zeca de Victor Assis Brasil (1945-1981), a partir de três fontes primárias: (1) a lead sheet editada que reproduz o manuscrito autógrafo do compositor (ASSIS BRASIL, sem data a), (2) uma lead sheet manuscr
Per musi. Publicado em: 2011-06
-
7. Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais característicos do bebop e do baião na obra Pro Zeca de Victor Assis Brasil (1945-1981) e sua interpretação, incluída no disco Victor Assis Brasil (1974). A transcrição do tema e improvisação nesta gravação (instrumentação, elementos melódicos, harmônicos, rítmicos e de condução de baixo)
Publicado em: 2007
-
8. Catita de K-Ximbinho na interpretação do saxofonista Zé Bodega: aspectos híbridos entre o choro e o jazz
Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais oriundos do jazz e do choro na obra Catita de Sebastião de Barros, o K-Ximbinho (1917-1980) e na sua interpretação pelo saxofonista José Araújo, o Zé Bodega (1923-2003), gravada no disco Saudades de Um Clarinete. A análise da partitura e da gravação é fundamentada por referenciais históricos e te
Publicado em: 2005