Hibridismo Cultural
Mostrando 13-24 de 92 artigos, teses e dissertações.
-
13. Hibridismo cultural, “antropofagia” identitária e transterritorialidade
Parte do livro:Visões do Brasil: estudos culturais em geografia
Autor(es): Haesbaert, Rogério
EDUFBA. Publicado em: 2012
-
14. Visões do Brasil: estudos culturais em geografia
Esta é a tradução para português dos artigos que compuseram o número especial da revista francesa Géographie et Cultures, intitulado Vu du Brésil. Explora a dinâmica da pesquisa em Geografia Cultural desenvolvida no Brasil, bem como questionamentos que permeiam esta produção, ainda pouco conhecida na França. Temas como hibridismo cultural, transculturação, multiterritorialidade, “maritimidade”, fronteiras sociais e territoriais, assim como temáticas específicas do contexto cultural brasileiro – o futebol, as festas juninas, a capoeira e o fandango – são abordados com o objetivo de aquecer o debate acerca da questão identitária brasileira.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2012
-
15. Recriando áfricas: subalternidade e identidade africana no camdoblé de Ketu / Recreating Africas: subordination and identity in African camdoblé of Ketu
A história do Candomblé como uma recriação diaspórica originada a partir de migração forçada de africanos escravizados envolve tanto os processos de perseguição e demonização que empreenderam a subalternização do sujeito negro e da cultura de origem africana no Brasil, quanto o hibridismo cultural que permitiu a reinvenção e, ao mesmo tempo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
-
16. Recriando áfricas: subalternidade e identidade africana no camdoblé de Ketu / Recreating Africas: subordination and identity in African camdoblé of Ketu
A história do Candomblé como uma recriação diaspórica originada a partir de migração forçada de africanos escravizados envolve tanto os processos de perseguição e demonização que empreenderam a subalternização do sujeito negro e da cultura de origem africana no Brasil, quanto o hibridismo cultural que permitiu a reinvenção e, ao mesmo tempo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
-
17. A (her)story of ones own: fiction and autobiography in Julia Alvarezs novels / A (her)story of ones own: fiction and autobiography in Julia Alvarezs novels
Escritoras migrantes frequentemente publicam romances autobiográficos que mesclam ficção com suas histórias pessoais. Essas escritoras usam suas experiências pessoais para discutir questões coletivas relacionadas aos diversos tipos de deslocamento associados ao processo diaspórico. As migrações em massa das ex-colônias para as metrópoles dos país
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2011
-
18. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
-
19. SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II / Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
20. Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community / SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
21. O riso diabÃlico residual nâ As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo / Le rire diabolique rÃsiduel dans As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Literatura Regional, tem como objetivos verificar como a Idade MÃdia pensava o riso relacionado ao pecado e ao Diabo, e investigar a remanescÃncia dessa mentalidade e de crenÃas populares medievais no romance As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo, de Nei Leandro de Castro, e na literatura popu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
-
22. Hibridização e vida social - um olhar comparativo entre Memorial do convento, de José Saramago e Bartolomeu de Gusmão: Inventor de aerostato, a vida e a obra do primeiro inventor americano, de Afonso E. Taunay / Hybridization and social life A comparative look at Memorial do convento, by José Saramago and Bartolomeu de Gusmão: Inventor do aerostato, a vida e a obra do primeiro inventor americano, by Afonso de E. Taunay
O trabalho aqui apresentado insere-se na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e fundamenta-se na teorização sobre o hibridismo cultural e sua in-fluência nas sociedades. Tem-se em vista discutir a circulação dos repertórios culturais entre Brasil e Portugal, tal como aparecem na figura de Bartolomeu Lourenço de Gus-mão em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
-
23. Caminhos e trilhas do comunitarismo cultural em José Luandino Vieira (Nosso Musseque) e José Ubaldo Ribeiro (Viva o povo brasileiro): uma identidade em (trans)formação / Ways and trails of cultural communitarism in José Luandino Vieira (Nosso Musseque) and João Ubaldo Ribeiro (Viva o povo brasileiro): identifies in (trans)formation
Esta tese para o doutoramento em Letras, na área dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, investiga as questões relacionadas aos aspectos culturais, literários, transculturais e identitários presentes nas obras ficcionais: Nosso musseque (2003), do angolano José Luandino Vieira e Viva o povo brasileiro (1984), do brasileiro João Uba
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
-
24. Fragmentos de uma coleção: as obras de arte em papel de Franklin Joaquim Cascaes
Esta dissertação tem como objetivo analisar os desenhos a bico de pena e grafite do artista Franklin Joaquim Cascaes, obra em papel presente na Coleção Professora Elizabeth Pavan Cascaes. Objetiva apontar outros aspectos na obra do artista até então pouco explorados. A pesquisa está centrada em possibilidades de leituras que levam ao hibridismo aprese
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2011