Heraclito De Efeso
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1. Para além das Colunas de Hércules, uma história da paraconsistência: de Heráclito a Newton da Costa
Neste livro, os autores historiam o advento e o paulatino estabelecimento da perspectiva paraconsistente no pensamento ocidental. Num estudo inédito, resgatam e reconstroem os principais argumentos de personagens fundamentais para a constituição dessa perspectiva teórica, desde sua “pré-história” – com Heráclito de Éfeso, Aristóteles e os estoicos; Pedro Abelardo, Pedro Hispano, Guilherme de Ockham e muitos outros – até sua plena configuração no século XX. São assim reconstituídas as ideias de Hegel, Vasiliev, Łukasiewicz entre outros precursores da paraconsistência, culminando na exposição detalhada do contexto da lógica contemporânea, no qual se inserem as contribuições efetivas de Stanisław Jaśkowski e Newton da Costa, que estabeleceram definitivamente o paradigma paraconsistente.
Autor(es): Gomes, Evandro Luís; D'Ottaviano, Itala M. Loffredo
Editora da Unicamp. Publicado em: 2017
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2. Pi.f - Pirofertilizante Sustentável
É indispensável que se pense em progresso, sem considerar a resoluções para problemas que se alastram até os dias atuais. Pensando em diminuir a quantidade de lixo que existe em nossa sociedade, misturando a ideia de Heráclito de Éfeso, que se define como o fogo sendo a única partícula transformadora do nosso meio, associamos a um processo chamado p
Publicado em: 23/03/2015
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3. Razão, alma e sensação na antropologia de Heráclito
Um problema na compreensão do pensamento de Heráclito é entender como acontece a interação entre o que hoje se divide em três áreas do estudo filosófico: a cosmologia, a epistemologia e a lógica (esta última entendida num sentido amplo de investigação sobre o discurso e linguagem). Mesmo estando uma tal categorização ausente do pensamento herac
Publicado em: 2011
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4. Natureza dos deuses e divindade da natureza: reflexões sobre a recepção antiga e moderna do antropomorfismo divino grego
A dificuldade em admitir-se o antropomorfismo dos deuses aparece na Grécia a partir da época arcaica, com os primeiros textos em prosa dos pensadores pré-socráticos. Neste estudo definirei as principais características dessa reflexão crítica sobre os limites do antropomorfismo, bem como a recusa dos intérpretes modernos em aceitar o antropomorfismo g
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2010-12
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5. Logos e homologein em Heráclito: linguagem e dimensão de mistério do ser a partir da leitura de Martin Heidegger
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a interpretação de Heidegger (1889-1976) de Heráclito de Éfeso (540 470 a.C). Essa interpretação postula uma relação inextricável entre o lógos humano e o lógos originário. Em seu trabalho, Heidegger compreende o lógos como o fomento da experiência humana elementar do pensamento. Desse modo, Heidegger se
Publicado em: 2009
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6. Esperança não é esperar, é caminhar. Reflexões filosóficas sobre a esperança e suas ressonâncias na teoria e clínica psicanalíticas
Depois de uma breve introdução na qual são definidos o objetivo e o roteiro do artigo, o autor comenta, na primeira parte, dois fragmentos de Heráclito de Éfeso, como ponto de partida para uma abordagem filosófica da esperança, e, em seguida, define seu papel e função na dinâmica da temporalidade humana. Na segunda parte, são discutidas as possív
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2007-06
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7. O pensamento de Heráclito: uma aproximação com o pensamento de Parmênides
Este texto é um estudo sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático. A linha de interpretação mais recorrente o entende como o filósofo do fluxo, ou seja, um pensador para quem a realidade está em constante mudança. Neste texto, argumentamos contra essa leitura, apresentando fundamentos para aproximá-lo da idéia de permanênc
Publicado em: 2007
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8. Heráclito de Éfeso, filósofo do Lógos
O artigo tem como objetivo mostrar o papel essencial do Lógos na filosofia de Heráclito de Éfeso e é dividido em três partes. Na primeira, o autor apresenta Heráclito como um pensador originário, cognominado de “o obscuro”. A segunda parte faz algumas considerações sobre a etimologia da palavra Lógos, ressaltando o seu sentido originário, à l
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2004-12