Helenismo
Mostrando 13-17 de 17 artigos, teses e dissertações.
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13. Ruptura e continuidade em Apolônio de Rodes: os símiles nas Argonáuticas I
Esta dissertação procura entender como Apolônio de Rodes, um dos três principais poetas helenísticos gregos, reformulou um dos elementos mais célebres da épica oral homérica, o símile ou comparação, e utilizou na composição das suas Argonáuticas. Tal objetivo foi perseguido por meio da análise do símiles das Argonáuticas I, da consideração
Publicado em: 2006
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14. Recursos lingÃÃsticos nos anÃncios de imÃveis de luxo do Recife
Esta dissertaÃÃo investiga de que maneira a seleÃÃo vocabular, a partir de termos de uso corrente, contribui para qualificar e exaltar os imÃveis de luxo do Recife anunciados no veÃculo jornal. AlÃm disso, busca analisar a utilizaÃÃo dos emprÃstimos lingÃÃsticos na nomeaÃÃo dos imÃveis, procurando verificar de que forma o uso de termos estrang
Publicado em: 2006
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15. Schiller e os gregos
Este artigo pretende mostrar como se articulam o helenismo classicista e a reflexão sobre a poesia moderna na teoria estética de Schiller, com base em uma breve análise de alguns ensaios do autor, levando em conta comentários de E. M. Butler (A tirania da Grécia sobre a Alemanha) e Peter Szondi.
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-12
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16. THE LOGOS IN PHILO OF ALEXANDRIA: MAIN INTERPRETATIONS / O LOGOS EM FÍLON DE ALEXANDRIA: PRINCIPAIS INTERPRETAÇÕES
Philo of Alexandria, a first century Jewish philosopher, appears as the first thinker who tried to conciliate biblical contents and western philosophical tradition. In this way, he is better known by his Doctrine of the Logos, about which many controversies are still waiting to be solved. This Dissertation claims the task to examine the meanings of that Logo
Publicado em: 2003
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17. Fragmentos da história das concepções de mundo na construção das ciências da natureza: das certezas medievais às dúvidas pré-modernas
A concepção filosófica do mundo se inicia com os gregos sintetizados por Platão e Aristóteles. Para o primeiro o mundo físico é aparente e para se chegar à verdade é preciso se lembrar das idéias originais que determinam seu significado. Para o segundo as coisas físicas são dirigidas pelas idéias e para entendê-las é preciso a lógica. Durante
Ciência & Educação (Bauru). Publicado em: 2003